O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Multiconta

Um aplicativo que ajuda você a guardar $ para seus objetivos.

Multiconta Banco Bari
Conta Controle
Conta Objetivo
Pix
Baricard Elo Grafite
Investimentos

Produtos de Renda Fixa para o seu dinheiro render com segurança.

Saiba mais
Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto
Financiamento imobiliário

Inclua as custas de cartório nas parcelas e utilize seu saldo do FGTS.

Saiba mais

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais

Bariblog

Conteúdos para mudar a forma como você se relaciona com seu dinheiro
Educação Financeira

Como usar o FGTS: descubra as melhores maneiras de aproveitar esse dinheiro

22 MAR 21
COMPARTILHE

Posso usar meu FGTS para pagar dívidas? E para construir? Tire essas e outras dúvidas e confira nossas sugestões.

Como usar o FGTS? Essa é uma dúvida comum, que envolve o destino de um dinheiro tão esperado e guardado com todo o esforço do seu trabalho, até que chega a hora de fazer o resgate ou de aplicar de alguma maneira.

A pandemia mudou muitos planos dos brasileiros, já que permitiu o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, autorizado pela Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020.  Isso mexeu com o orçamento de vários trabalhadores.

Porém, existem também as condições “tradicionais” para saque do FGTS, como demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, rescisão por falência e aposentadoria, entre outras, como mostra o site oficial do FGTS.

Se você quer algumas sugestões sobre como usar o Fundo de Garantia, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo! Nos acompanhe na leitura para ter ideias de como usar esses recursos em prol da sua vida financeira.

Como usar o FGTS? 10 sugestões para melhorar sua vida

Nada melhor que usar um valor tão significativo de formas inteligentes e que possam aumentar sua qualidade de vida, não é? Cabe ressaltar que as 5 primeiras dicas podem ser seguidas a qualquer momento por beneficiários do FGTS.

Basta prestar atenção em algumas condições, como já ter trabalhado por, pelo menos, 3 anos sob o regime do Fundo de Garantia para a compra de imóveis, por exemplo.

Nas demais sugestões (de 6 a 10), nós trouxemos ideias do que fazer ao resgatar algum valor de acordo com as condições normais de saque do FGTS, como demissão sem justa causa ou quando o trabalhador permanecer por 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS, por exemplo.

1 - Aquisição de moradia própria

Um dos usos mais conhecidos do FGTS é na compra de imóveis. Isso pode ser feito para moradias próprias, ou seja, o Fundo de Garantia não pode ser usado para comprar uma casa que será locada, por exemplo.

O interessado também não pode ser titular de nenhum financiamento imobiliário ativo e nem ser proprietário de outro imóvel residencial localizado na mesma cidade em que trabalha ou mora.

2 - Construção

Posso usar o FGTS para construir?” A resposta é sim! Os recursos da conta também podem ser usados para construção em terreno próprio, o que é de grande ajuda para lidar com despesas que não cabem no orçamento.

3 - Aquisição de terreno e construção

Essa é uma modalidade não tão conhecida, mas muito interessante, em que se financia tanto o terreno quanto os valores usados na construção.

É a oportunidade perfeita para quem sonha com a casa própria e com cada detalhe pensado de acordo com seus gostos. Felizmente, há como usar o FGTS também para tal finalidade.

4 - Liquidação de dívidas de financiamento habitacional

O FGTS pode ser usado para amortizar ou liquidar dívidas do saldo devedor de um financiamento imobiliário, desde que este tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).

O valor também pode ser usado para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, também para contratos assinados no âmbito do SFH.

5 - Reparação de desastres naturais

Você sabia que há como usar o FGTS em casos de desastres naturais, como chuvas e inundações que tenham atingido a área de sua residência? Neste caso, o valor ajuda na reorganização e na possível reforma da casa.

Isso sem contar que ele pode cobrir despesas com móveis e eletrodomésticos. Para isso, é necessário que a situação de emergência ou estado de calamidade pública sejam reconhecidos por meio de uma portaria do Governo Federal.

6 - Quitação de dívidas em geral

Posso usar meu FGTS para pagar dívidas?” A resposta também é sim, mas apenas quando o beneficiário cumpre as condições para o resgate, como no saque emergencial ou depois de ficar 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS.

Quando tiver este dinheiro em mãos, então o trabalhador poderá fazer o que quiser com ele. Quitar eventuais dívidas é um grande passo rumo à organização financeira.

7 - Abertura de um novo negócio

O valor resgatado também pode ser usado para tirar do papel aquele projeto de tanto tempo, seja um restaurante, um estúdio de música ou uma agência de marketing. Tudo vai depender dos interesses e planos do trabalhador.

8 - Viagens pelo mundo

Trabalhar é importante, mas relaxar também. Uma das melhores formas de fazer isso é viajar, conhecer novas culturas, pessoas, lugares, culinárias e histórias. Isso resulta em uma bagagem que ficará guardada para sempre na memória.

9 - Compra de carro

Posso usar meu FGTS para comprar automóvel?” Via de regra, não, mas se você cumprir as condições para o resgate, então poderá fazer o que preferir com o dinheiro, inclusive comprar um carro novo ou trocar o seu veículo antigo.

10 - Investimentos financeiros

Por último, mas não menos importante, se você está pensando em como usar o FGTS para ter um futuro melhor, saiba que investir o dinheiro é uma ótima decisão a curto, médio e longo prazo, de acordo com o tipo de investimento que preferir.

Para aprender mais sobre isso, leia nosso artigo sobre como começar a investir e saiba como iniciar no mundo dos investimentos, que é mais simples do que pode parecer em um primeiro momento.

Como começar a investir: faça isso com pouco dinheiro e muito planejamento

Ideias de como usar o FGTS não faltam!

Há muitas possibilidades para usar o saldo do FGTS, seja um valor que ficou guardado por décadas ou que passou a estar disponível em situações especiais, como no saque emergencial.

Você já decidiu como usar o FGTS quando chegar a sua vez? Já resgatou o valor parcial ou total e colocou algum outro plano em prática? 

Conta para a gente nos comentários e não esqueça de seguir o Banco Bari nas redes sociais.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.