Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesO empréstimo com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Até R$ 5 milhões para usar como quiser e pagar em até 20 anos.
Conheça o Produto2ª via do boletoEmpréstimo para pagar dívidasEmpréstimo para capital de giroEmpréstimo para construção e reformaCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinA forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.
/
Como usar o FGTS? Essa é uma dúvida comum, que envolve o destino de um dinheiro tão esperado e guardado com todo o esforço do seu trabalho, até que chega a hora de fazer o resgate ou de aplicar de alguma maneira.
A pandemia mudou muitos planos dos brasileiros, já que permitiu o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, autorizado pela Medida Provisória nº 946, de 7 de abril de 2020. Isso mexeu com o orçamento de vários trabalhadores.
Porém, existem também as condições “tradicionais” para saque do FGTS, como demissão sem justa causa, término do contrato por prazo determinado, rescisão por falência e aposentadoria, entre outras, como mostra o site oficial do FGTS.
Se você quer algumas sugestões sobre como usar o Fundo de Garantia, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo! Nos acompanhe na leitura para ter ideias de como usar esses recursos em prol da sua vida financeira.
Nada melhor que usar um valor tão significativo de formas inteligentes e que possam aumentar sua qualidade de vida, não é? Cabe ressaltar que as 5 primeiras dicas podem ser seguidas a qualquer momento por beneficiários do FGTS.
Basta prestar atenção em algumas condições, como já ter trabalhado por, pelo menos, 3 anos sob o regime do Fundo de Garantia para a compra de imóveis, por exemplo.
Nas demais sugestões (de 6 a 10), nós trouxemos ideias do que fazer ao resgatar algum valor de acordo com as condições normais de saque do FGTS, como demissão sem justa causa ou quando o trabalhador permanecer por 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS, por exemplo.
Um dos usos mais conhecidos do FGTS é na compra de imóveis. Isso pode ser feito para moradias próprias, ou seja, o Fundo de Garantia não pode ser usado para comprar uma casa que será locada, por exemplo.
O interessado também não pode ser titular de nenhum financiamento imobiliário ativo e nem ser proprietário de outro imóvel residencial localizado na mesma cidade em que trabalha ou mora.
“Posso usar o FGTS para construir?” A resposta é sim! Os recursos da conta também podem ser usados para construção em terreno próprio, o que é de grande ajuda para lidar com despesas que não cabem no orçamento.
Essa é uma modalidade não tão conhecida, mas muito interessante, em que se financia tanto o terreno quanto os valores usados na construção.
É a oportunidade perfeita para quem sonha com a casa própria e com cada detalhe pensado de acordo com seus gostos. Felizmente, há como usar o FGTS também para tal finalidade.
O FGTS pode ser usado para amortizar ou liquidar dívidas do saldo devedor de um financiamento imobiliário, desde que este tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
O valor também pode ser usado para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, também para contratos assinados no âmbito do SFH.
Você sabia que há como usar o FGTS em casos de desastres naturais, como chuvas e inundações que tenham atingido a área de sua residência? Neste caso, o valor ajuda na reorganização e na possível reforma da casa.
Isso sem contar que ele pode cobrir despesas com móveis e eletrodomésticos. Para isso, é necessário que a situação de emergência ou estado de calamidade pública sejam reconhecidos por meio de uma portaria do Governo Federal.
“Posso usar meu FGTS para pagar dívidas?” A resposta também é sim, mas apenas quando o beneficiário cumpre as condições para o resgate, como no saque emergencial ou depois de ficar 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS.
Quando tiver este dinheiro em mãos, então o trabalhador poderá fazer o que quiser com ele. Quitar eventuais dívidas é um grande passo rumo à organização financeira.
O valor resgatado também pode ser usado para tirar do papel aquele projeto de tanto tempo, seja um restaurante, um estúdio de música ou uma agência de marketing. Tudo vai depender dos interesses e planos do trabalhador.
Trabalhar é importante, mas relaxar também. Uma das melhores formas de fazer isso é viajar, conhecer novas culturas, pessoas, lugares, culinárias e histórias. Isso resulta em uma bagagem que ficará guardada para sempre na memória.
“Posso usar meu FGTS para comprar automóvel?” Via de regra, não, mas se você cumprir as condições para o resgate, então poderá fazer o que preferir com o dinheiro, inclusive comprar um carro novo ou trocar o seu veículo antigo.
Por último, mas não menos importante, se você está pensando em como usar o FGTS para ter um futuro melhor, saiba que investir o dinheiro é uma ótima decisão a curto, médio e longo prazo, de acordo com o tipo de investimento que preferir.
Para aprender mais sobre isso, leia nosso artigo sobre como começar a investir e saiba como iniciar no mundo dos investimentos, que é mais simples do que pode parecer em um primeiro momento.
Há muitas possibilidades para usar o saldo do FGTS, seja um valor que ficou guardado por décadas ou que passou a estar disponível em situações especiais, como no saque emergencial.
Você já decidiu como usar o FGTS quando chegar a sua vez? Já resgatou o valor parcial ou total e colocou algum outro plano em prática?
Conta para a gente nos comentários e não esqueça de seguir o Banco Bari nas redes sociais.
Veja também
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.