O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Gestão do Negócio

7 dicas de como conseguir capital de giro

03 MAR 22
COMPARTILHE

Como conseguir capital de giro? A resposta passa por várias linhas de crédito diferentes, que podem ser melhores ou piores, dependendo das condições que apresentam. Conheça 7 alternativas e veja a mais indicada para conseguir capital de giro para sua empresa.
 

Quem começa um negócio precisa saber como conseguir capital de giro. Esse dinheiro é usado para manter o funcionamento das atividades da empresa. Por isso, não ter essa reserva pode prejudicar o pagamento das contas de curto prazo.

Geralmente, quando o empresário está em uma situação financeira complicada, precisa pensar em alternativas. Aqui, surgem várias perguntas. Por exemplo, como conseguir capital de giro para empresa nova? Ou para microempresa e MEI?

Neste post, vamos explicar como fazer isso e de que forma saber o valor exato que seu negócio precisa.

Então, que tal saber mais? Confira o que você encontrará no artigo:

  • O que é capital de giro?
  • Como calcular o capital de giro que a empresa precisa?
  • Como fazer um capital de giro para minha empresa?
  • Quem pode solicitar capital de giro?
  • Como conseguir capital de giro para uma empresa? Veja 7 formas
    • P2P
    • Antecipação de recebíveis
    • Investidores externos
    • Investimento pessoal
    • Cheque especial
    • Linhas de crédito para capital de giro
    • Empréstimo com garantia
  • Qual o melhor banco para conseguir capital de giro?

O que é capital de giro?

O capital de giro é uma reserva financeira de rápida renovação. Ele consiste na diferença entre o total disponível e o dinheiro gasto em despesas e custos fixos e variáveis. Portanto, essa quantia pode ser utilizada para honrar compromissos de curto prazo, caso a empresa não tenha liquidez suficiente para pagar as dívidas.

Portanto, o ideal é preservar essa reserva financeira para evitar problemas Por exemplo, a reserva conseguiria proteger no caso de um descasamento de caixa causado pelo pagamento a um fornecedor em 30 dias e o recebimento do cliente em 60 dias.

Para outras contas, é importante ter liquidez. O que é isso? Simples: dinheiro disponível para pagar as contas de curto prazo. Assim, é possível deixar o capital de giro parado, já que, de modo geral, ele representa fluxo de caixa positivo.

Normalmente, esses recursos estão concentrados em bens de alta liquidez, ou seja, que são convertidos em dinheiro com rapidez. Além disso, estão presentes no caixa.

Como calcular o capital de giro que a empresa precisa?

O cálculo do montante necessário no empréstimo para capital de giro varia de acordo com o setor. Isso porque existem estratégias diferentes para contabilização. De modo geral, a fórmula é:

CGL = ativo circulante - passivo circulante

Aqui, entramos no conceito de capital de giro líquido (CGL), ativo circulante e passivo circulante. O primeiro representa o saldo do ativo circulante menos o passivo circulante. Ou seja, é a fórmula que apresentamos acima.

Por que calcular o CGL? Esse indicador apresenta informações relevantes sobre a empresa. Além disso, traz uma visão mais ampla sobre a sua capacidade de honrar os compromissos de curto prazo.

Já o ativo circulante se refere a adiantamentos, estoques, valores a receber etc. Enquanto isso, o passivo circulante abrange contas a pagar, folha de pagamento, comissões, impostos, fornecedores, aluguel e outras despesas.

O capital de giro também pode ser entendido como ativo circulante. Portanto, estoque, caixa, contas a receber e até a conta-corrente da empresa interferem no seu cálculo. Isso gera alguns impactos.

Um deles é que as vendas a prazo exigem uma quantia maior de recursos financeiros para evitar o descasamento de caixa que apresentamos acima. Caso contrário, a empresa pode ficar sem dinheiro para honrar os compromissos e terá que usar o capital de giro.

Outro fator relevante se refere ao estoque. Ele precisa ser mudado conforme as necessidades do mercado. No entanto, esse movimento exige um investimento significativo, o que pode fazer a empresa ficar com menos saldo disponível em caixa.

Por sua vez, a conta-corrente e o caixa são os itens que abrangem os recursos financeiros disponíveis para a empresa. Portanto, esse dinheiro é aquele utilizado para pagar as dívidas de curto prazo.

Como fazer um capital de giro para minha empresa?

Você pode querer saber como conseguir capital de giro para abrir uma empresa ou para um negócio em funcionamento. De toda forma, as dicas são:

  • Avalie os dados exatos. Evite usar previsões de faturamento. Afinal, elas podem não se concretizar;
  • Faça um bom controle financeiro. Para isso, mantenha um fluxo de caixa detalhado para identificar a necessidade de saber como conseguir capital de giro para microempresa ou qualquer outro tipo de negócio;
  • Fortaleça a gestão de estoque para evitar que muitos recursos financeiros fiquem sem giro. Lembre-se de que os produtos que não são vendidos representam dinheiro parado;
  • Negocie prazos com os fornecedores e as dívidas já ativas. Assim, é possível evitar o desequilíbrio no fluxo de caixa e há uma chance maior de honrar todos os compromissos;
  • Anote os recebimentos de forma precisa. Novamente, o fluxo de caixa é a principal ferramenta aliada desse monitoramento de recursos financeiros;
  • Precifique os produtos da forma correta para cobrir os custos e obter uma margem de lucro adequada. Isso é imprescindível para manter a empresa funcionando;
  • Reduza custos fixos. Eles incidem mesmo nos períodos em que a empresa não vende. Portanto, o ideal é que eles sejam baixos para evitar o endividamento da empresa.

LEIA MAIS: 

Quem pode solicitar capital de giro?

Basicamente qualquer empresa pode fazer essa solicitação. Não existem limitações para porte, natureza jurídica e nem para regime tributário. No entanto, a instituição financeira pode impor algumas exigências. Por isso, é importante consultá-la.

De modo geral, é preciso ter um bom histórico de crédito no CNPJ. Além disso, é necessário comprovar que terá como pagar a dívida assumida.

Como conseguir capital de giro com restrição? Nesse caso, é preciso considerar algumas poucas alternativas, como a antecipação de recebíveis, investidores externos ou investimento pessoal. A seguir, vamos explicar melhor. É só continuar lendo!

 

Ilustração mostra duas pessoas subindo em pilhas de moedas e um saco de dinheiro no centro.

 

Como conseguir capital de giro para uma empresa? Veja 7 formas

Para saber como conseguir capital de giro para empresa, é preciso conhecer as alternativas disponíveis. A seguir, listamos as 7 principais.

1. P2P

O peer-to-peer é uma modalidade de empréstimo coletivo. Você insere a sua proposta em plataformas digitais e entra em contato com empresas que fornecem o crédito que busca. Por isso, é uma alternativa menos burocrática.

Muitas vezes, essa é uma boa maneira de saber como conseguir capital de giro para empresa nova. Isso porque o negócio ainda não tem resultados. Portanto, não existem muitos dados a comprovar para uma instituição financeira.

2. Antecipação de recebíveis

É a modalidade em que você troca os seus recebíveis, como cheques, duplicatas e outros valores a receber por dinheiro à vista. No entanto, é descontado um percentual relativo ao serviço.

Por isso, é uma boa opção para quem deseja ficar sem dívidas. No entanto, nem sempre vale a pena. É importante avaliar as taxas cobradas. Além disso, lembre-se de que você antecipará os valores a receber. Ou seja, terá que remanejar as contas que ficarem sem pagar.

3. Investidores externos

Esses investidores aportam recursos na empresa que podem ser usados como capital de giro. Existem várias possibilidades, como investimento anjo, sócios, programas de investimento etc. O ponto negativo é que pode demorar para conseguir o capital necessário.

4. Investimento pessoal

É a possibilidade de você aportar o valor necessário. O cuidado é com as finanças pessoais, já que essa aplicação financeira pode fazer o seu orçamento entrar no vermelho. Além disso, as suas condições podem ser limitadas.

5. Cheque especial

As pessoas jurídicas também podem usar esse recurso. Porém, ele é pouco indicado. Deve ser utilizado apenas em situações emergenciais e é importante se preparar, porque as taxas de juros são bastante elevadas.

6. Linhas de crédito para capital de giro

Uma forma de saber como conseguir capital de giro para MEI e para micro, pequenas, médias e grandes empresas é pelas linhas de crédito específicas. É uma oportunidade interessante, desde que você apresente todos os documentos e exigências necessários. Para conseguir o seu empréstimo, é necessário fazer simulações e procurar as melhores condições.

LEIA MAIS: 

7. Empréstimo com garantia

Outra linha de crédito para pessoas jurídicas é o empréstimo com garantia de imóvel. O chamado home equity permite conseguir uma quantia maior, até 40% do valor do bem.

Além disso, o dinheiro pode ser disponibilizado em dinheiro ou como limite no cartão de crédito. Qual a grande vantagem? As taxas e as condições de pagamento competitivas.

Qual o melhor banco para conseguir capital de giro?

Você deve avaliar aquele que atende às suas demandas. O Banco Bari oferece o empréstimo com garantia de imóvel PJ, que traz vários benefícios na hora de saber como conseguir capital de giro.

Isso porque você pode pagar em até 15 anos com taxas de juros a partir de 1,4% ao mês. Outro benefício é que a linha de crédito fica liberada pelo período de 5 anos. Além disso, o processo é feito pela internet, a partir de uma simulação rápida.

Assim, você sabe como conseguir capital de giro sem burocracia, estresse ou endividamento. Sem contar que deixará as finanças da sua empresa saudáveis e com capacidade de honrar os compromissos de curto e longo prazo.

É isso que deseja? Aproveite para conhecer o empréstimo com garantia de imóvel PJ do Banco Bari e faça a sua simulação!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.