O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Empreender

Endividamento saudável pode ser saída para superar momentos de crise

10 DEZ 20
Endividamento saudável pode ser saída para superar momentos de crise
COMPARTILHE

Se você possui uma pequena ou média empresa no Brasil, é bem provável que vá precisar contratar um empréstimo em algum período do ciclo de vida do seu negócio. Nessa hora é essencial tomar a decisão mais inteligente para a saúde financeira da sua empresa: optar pelo endividamento saudável. 

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) referente à Covid-19, o mundo dá sinais de recuperação. Como resultado, a economia brasileira tem surpreendido positivamente os especialistas.

Em entrevista recente à CNN Brasil, a primeira vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, se mostrou positivamente surpresa com a melhora na projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023, de 0,9% para 1,2%.

Esses movimentos tornam o mercado atual muito favorável para a concessão de empréstimos para micro e pequenas empresas. Mas todo cuidado é pouco na hora de fugir do endividamento. Além de estudar o cenário econômico e realizar uma análise financeira da empresa, é importante definir com clareza onde e como será utilizado o empréstimo e negociar as melhores condições com a instituição financeira. 

Neste caso, a alternativa mais inteligente é optar por opções de crédito que combinem juros baixos a um maior prazo de pagamento. É o chamado endividamento saudável. Vamos explicar melhor esse conceito no conteúdo a seguir.

O que é endividamento saudável?

Endividamento saudável é o nome dado ao ato de se adquirir uma dívida de forma responsável, consciente e planejada. Isto é, analisando minuciosamente todos os fatores que envolvem a nova dívida e tomando a decisão mais saudável para a sua saúde financeira. 

Isso porque, embora ainda estigmatizadas como algo negativo, as dívidas não precisam necessariamente ser algo ruim. Pelo contrário. Pode ser o impulso que faltava para ampliar seus negócios e obter ainda mais lucro. Ao longo desse conteúdo esse conceito ficará mais claro. Acompanhe.

Quando o endividamento é considerado saudável?

O endividamento é considerado saudável quando é utilizado para finalidades produtivas, como financiar a educação, construir ou reformar, trocar dívidas caras por uma mais barata, adquirir um imóvel ou expandir os negócios. Dentro desse conceito, o objetivo é gerar retornos financeiros que superem os custos do empréstimo, permitindo o pagamento da dívida no futuro. 

Vale lembrar, no entanto, que toda dívida significa um gasto a mais para cobrir no mês. Com isso, o endividamento saudável requer planejamento financeiro adequado. É preciso ter certeza da sua capacidade de gerenciar o pagamento das dívidas de acordo com os compromissos assumidos.

Vantagens do endividamento saudável em situações de crise

Em situações de crise como a que vivemos nos últimos anos, em razão da Covid-19, micro e pequenos empreendedores podem contar com opções de empréstimos para ganhar um fôlego a mais nas finanças. Algumas das principais motivações desse público são: aumentar o capital de giro da empresa, contratar mais funcionários, repor ou atualizar o estoque, manter um fluxo de caixa equilibrado, adquirir novos equipamentos, entre outras.  

A grande vantagem é que, a partir desses investimentos e melhorias, sua empresa poderá oferecer mais qualidade de atendimento, de serviço, uma experiência mais positiva e até preços mais atraentes aos clientes, melhorando as vendas.

Adquirir uma dívida saudável para quitar dívidas ou pagar funcionários também pode ser de grande ajuda em momentos de baixo faturamento ou quebra de caixa. Nesse caso, é indispensável negociar com a instituição financeira uma forma facilitada de quitar as parcelas para que a capacidade de investimento não seja prejudicada. 

11_05_img_Voce_ja_ouviu_falar_de_endividamento_saudavel_4774724e57.png

Qual opção de empréstimo é a mais saudável?

Seja para dar o próximo passo, como abrir o próprio negócio, ou enfrentar um momento de crise, é imprescindível buscar uma opção rápida de crédito que permita o conforto financeiro da empresa. 

O crédito com garantia de imóvel, também conhecido como home equity, tornou-se uma das modalidades mais procuradas e indicadas pelas instituições financeiras. Por quê? 

A grande vantagem dessa modalidade de empréstimo é a combinação entre crédito de valores mais altos, taxas de juros menores e prazos mais longos de pagamento. Por essas e outras razões o home equity é considerado uma opção de empréstimo saudável e inteligente. 

Na prática, com mais tempo para pagar e juros mais baixos, a dívida compromete menos o orçamento e se torna mais fácil de ser honrada. 

Crédito com garantia de imóvel, o home equity do Bari

No Banco Bari, as taxas de juros partem de 1,09% a.m.+ IPCA e o prazo para pagar é de até 20 anos. Outro diferencial desta modalidade é o valor do crédito, que pode chegar a 60% do valor do imóvel usado como garantia para pessoa física e até 40% para pessoa jurídica.

As condições atrativas são possíveis graças à garantia da operação, neste caso, um imóvel. Como essa é uma garantia robusta, a instituição financeira tem maior segurança e confiança de que a dívida será quitada. Com isso, consegue ser mais flexível nas taxas e condições. 

Graças a essas vantagens, o cenário de crédito com garantia de imóvel no Brasil vem crescendo ano após ano. Tanto é que o Banco Central (BC) anunciou medidas para estimular esse tipo de empréstimo, visando a redução de juros no Brasil. 

Entre elas está a redução da alíquota do compulsório (recursos que os bancos são obrigados a deixar depositados no BC) para instituições financeiras que oferecem crédito com garantia de imóvel. Com esse estímulo, espera-se que a representação da modalidade passe de 3% para 20% do PIB em 20 anos.

Que tal simular agora mesmo o seu home equity e descobrir se essa opção de endividamento saudável está disponível para você? O processo é simples, rápido e sem custo algum. Aproveite!

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.