O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Empreender

Empréstimo para capital de giro: o que é, como funciona e quais as melhores opções existentes

29 JUL 21
Empréstimo para capital de giro: o que é, como funciona e quais as melhores opções existentes
COMPARTILHE

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?

O empréstimo para capital de giro tem a função de reforçar o caixa da empresa, garantir o pagamento dos compromissos de curto prazo e custear investimentos no negócio. Continue lendo para saber mais.

Se você tem uma empresa e ainda não ouviu falar no empréstimo para capital de giro, está na hora de conhecer esse conceito.

O capital de giro é o dinheiro que  permite manter o funcionamento das atividades e fazer investimentos acertados, assegurando um endividamento saudável.

Sim, é possível adquirir uma nova dívida e ter  saúde financeira. Esse é um dos conhecimentos básicos para todo empreendedor. Isso vale para qualquer empresa: tanto as de pequeno quanto as de grande porte, já que a falta de recursos financeiros pode levar à falência independentemente do tipo e da dimensão do seu negócio. 

Por isso, é fundamental entender o conceito de empréstimo para capital de giro e saber como calculá-lo para garantir a funcionalidade e o sucesso da sua empresa. É o que vamos explicar melhor neste post. 

O que é um empréstimo de capital de giro?

O empréstimo de capital de giro é uma linha de crédito voltada para pessoas jurídicas. Por meio dessa alternativa, o empreendedor consegue atender às necessidades de caixa do negócio e pode realizar investimentos e melhorias importantes para a empresa.

Essa é uma oportunidade de honrar os compromissos de curto prazo. Por exemplo, pagamento de fornecedores, salários e tributos, além de compra de insumos. Porém, o capital de giro para empresas também serve para a expansão do negócio.

Portanto, esse dinheiro ajuda a organizar o fluxo de caixa da empresa. Ao mesmo tempo, não é necessário indicar como o dinheiro será utilizado. Assim, é possível ter mais liquidez para financiar as atividades necessárias.

Em outras palavras, capital de giro se refere ao dinheiro necessário para o funcionamento das atividades organizacionais e pagamento das despesas operacionais. Por isso, a quantia serve para custear um descasamento de caixa.

Ou seja, soluciona uma situação em que é preciso pagar uma conta de curto prazo, mas a empresa ainda não recebeu o montante dos clientes.

Imagem ilustrativa de calculadora de empréstimo, prancheta e pasta nas cores azul e preta.
O capital de giro ajuda a manter o seu negócio próspero e em ordem

Tipos de capital de giro

 Os principais tipos de capital de giro são:

  • Próprio: se refere ao capital que a empresa tem disponível para uso imediato, sem a necessidade de empréstimos;
  • Líquido: se refere aos recursos financeiros da empresa, exceto bens e imóveis;
  • Negativo: se refere a situações em que os recursos disponíveis não são suficientes para pagar as despesas da empresa;
  • Referente a investimentos: capital que será destinado a cobrir os gastos que a empresa adquire ao fazer certos investimentos, como empréstimo para reformas, aquisição de equipamentos etc.

Como funciona o empréstimo para capital de giro?

O empréstimo para capital de giro funciona da seguinte forma: primeiro, é preciso que você faça a solicitação dessa linha de crédito a uma instituição financeira. O processo ocorre da mesma maneira que outras alternativas. Ou seja, é preciso entregar os documentos solicitados e passar por uma avaliação de crédito.

Leia mais: 6 dicas para aumentar suas chances na aprovação de crédito

Nesse processo de empréstimo ou financiamento para capital de giro, é necessário ter um bom planejamento financeiro. É importante pesquisar as melhores taxas de juros disponíveis no mercado e não fazer dessa prática algo frequente na sua empresa — principalmente, se você já está no vermelho. 

O empréstimo para capital de giro pode ser usado não somente para pagar contas e dívidas, mas também para expandir e aumentar a capacidade do seu negócio. Empresas pequenas e microempreendedores, por exemplo, acabam tendo mais gastos do que ganhos no início do negócio. Assim, recursos extras são necessários para impulsionar a empresa. O empréstimo, nestes casos, pode ser uma boa opção. 

Por exemplo, o empréstimo para MEI é indicado para microempreendedores que querem alavancar as vendas da empresa. Isso porque, geralmente, é menos burocrático e possui taxas de juros menores do que as praticadas no mercado.

A vantagem é que a maioria das instituições financeiras oferece empréstimos. Portanto, vale a pena conversar com o gerente do banco em que a sua empresa possui conta para verificar as melhores opções oferecidas.

Fintechs ou empresas de contratação on-line podem ser outra alternativa para quem quer um empréstimo de capital de giro com boas condições. Elas costumam intermediar as relações entre clientes e grandes instituições financeiras.

Além disso, as fintechs de crédito autorizadas pelo Banco Central chegaram como mais uma opção para empréstimo. 

Também é possível garantir seu empréstimo por meio do financiamento. Esse recurso é, muitas vezes, solicitado por empresários. Isso porque os pagamentos acontecem a longo prazo e as taxas de juros são prefixadas. 

Porém, o financiamento requer garantias reais de pagamento, como bens e imóveis, o que não é o caso de um empréstimo comum. Por isso, qualquer linha de crédito deve ser contratada com cautela. Dessa forma, a empresa não acumula mais dívidas caso não possa cumprir os prazos e os pagamentos.

Como fazer empréstimo de capital de giro?

Para fazer um empréstimo para capital de giro você precisa ter um CNPJ ativo. Ou seja, a empresa precisa estar formalizada e em funcionamento. Além disso, é necessário procurar o gerente da sua agência e informar do seu desejo. 

Em seguida, é preciso apresentar os documentos solicitados, que costumam ser:

  • CNPJ;
  • RG e CPF dos sócios;
  • Contrato social — ou documento equivalente;
  • Balanço e demonstrativo de resultados dos anos anteriores.

Outros documentos podem ser solicitados, dependendo do banco e do empréstimo de capital de giro que você pretende conseguir. Isso porque, dentro desse conceito, existem diferentes linhas de crédito que oferecem condições igualmente diferenciadas.

Então, se você quer saber como conseguir capital de giro para microempresa, terá uma resposta diferente daquela apresentada para companhias de grande porte. Por isso, é importante verificar os detalhes diretamente com a instituição financeira da sua preferência.

Como calcular o valor do capital de giro?

Para calcular o valor do capital de giro líquido (CGL), utilizamos a seguinte fórmula 

CGL = AC - PC 

Onde:  ativo circulante (AC) são as contas a receber, aplicações financeiras etc. Enquanto o passivo circulante (PC) são empréstimos, fornecedores, entre outros. 

A equação do capital de giro é simples e consiste na diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma de despesas e contas a pagar. Feito isso, você já terá o valor exato para manter sua empresa ativa por um certo período.

O capital de giro líquido equivale aos recursos financeiros que a empresa dispõe para arcar com os custos operacionais do negócio. Essa quantia é fundamental para o funcionamento e o sucesso de uma empresa.

O ativo compreende bens e dinheiro e está disponível em:

  • Caixa da empresa;
  • Contas bancárias;
  • Investimentos de alta liquidez — que podem ser resgatados a qualquer momento;
  • Pagamentos a receber etc.

Relacionado à saúde financeira do negócio, o capital de giro proporciona:

  • Pagamento de fornecedores, matéria-prima ou mercadorias;
  • Pagamento de impostos e outras despesas fixas, como aluguel, água, luz e internet;
  • Pagamento dos funcionários;
  • Compra de estoque;
  • Recursos para cobrir o financiamento dos clientes (em vendas a prazo).

Para que sua empresa mantenha um bom montante de recursos e consiga garantir o funcionamento do negócio, é necessário muito planejamento. Isso envolve o conhecimento detalhado de custos a curto e longo prazo, bem como o retorno de lucro para seu caixa. 

Além disso, utilizar o lucro para pagar as despesas fixas é arriscado e pode levar à falência do seu negócio. Assim, o empréstimo para capital de giro também garante que a empresa terá recursos suficientes para fechar as contas em períodos de menor movimento e de queda nas vendas.  

Por essa razão, é importante manter uma reserva e saber calculá-la para não ter surpresas no fechamento do mês. Se houver problemas, contratar uma linha de crédito para empresas é a melhor alternativa.

Como garantir a saúde financeira da sua empresa?

Para garantir a saúde financeira da sua empresa, não basta calcular as reservas do negócio. Também é necessário planejamento e algumas medidas para que esse capital não caia no negativo e impacte as operações corporativas.  

É importante, por exemplo, diminuir custos supérfluos e ficar atento ao fluxo de caixa. Muitas empresas vão à falência por não conseguirem controlar o capital de giro.

Além disso, usar esse ativo para cobrir alguma despesa e depois não repô-lo é muito perigoso e pode comprometer a saúde financeira do negócio. Por essa razão, controle atentamente suas finanças.

Negociar mais opções de pagamento com fornecedores, a fim de beneficiar o seu negócio, é outra dica que pode aliviar suas contas no fechamento. Porém, se seu capital está no vermelho e você precisa administrar as dívidas, talvez seja o momento de pedir um empréstimo.

Leia mais: Empréstimo para quitar dívidas é uma opção que vale a pena?

Como conseguir capital de giro com CNPJ no Banco Bari?

Se você está pensando em realizar um empréstimo para capital de giro e expandir o seu negócio saiba que, no Banco Bari, oferecemos as menores taxas e parcelas que cabem no seu bolso. Isso porque nós temos  a primeira e única linha de crédito com garantia de imóvel (LCGI) do Brasil.

Ela permite que você contrate o valor necessário deixando um imóvel como garantia e, aqui, você pode contratar até 40% do valor do bem — que pode ser disponibilizado em dinheiro na conta corrente ou como crédito em um exclusivo cartão de crédito.

O grande diferencial dessa linha de crédito  do Banco Bari, é que você tem o crédito disponível para usar dentro de um  prazo de 5 anos. Nesse período, você usa quanto quiser e paga juros somente sobre a quantia efetivamente utilizada.

Além disso, o prazo de pagamento é de até 20 anos, com taxas de juros a partir de 1,14% ao mês. Assim, você tem acesso a um empréstimo para capital de giro mais saudável e inteligente para atender a todas as necessidades da sua empresa. Simples assim! 

Então, que tal saber mais? Utilize o simulador de empréstimo e, caso ainda não seja cliente, abra sua conta e aproveite todas as condições agora!

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.