O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

IPCA: o que é e por que usamos esse índice como indexador?

20 MAI 21
COMPARTILHE

Os indexadores são índices que acompanham a atividade econômica do país e são utilizados para corrigir variações, protegendo o sistema financeiro e investidores

 

Ao buscar financiamento, refinanciamento imobiliário, empréstimo com garantia de imóvel e até mesmo investir em renda fixa, nos deparamos com diversas informações que nem sempre são fáceis de compreender. 

Uma delas é o termo indexador econômico. Afinal, o que são os indexadores? Quais os índices mais utilizados? Como são determinados? Como esse indexador vai influenciar o meu financiamento ou investimento? Continue a leitura para descobrir. 

O que são indexadores econômicos? 

Os indexadores econômicos são índices que representam a atividade econômica e o comportamento do mercado financeiro em determinado período. 

Esses indexadores também funcionam como orientadores, tanto para corrigir os valores pagos em financiamentos e empréstimos como para os rendimentos de uma aplicação de renda fixa. A intenção é acompanhar as possíveis variações e fazer as devidas correções com o passar do tempo. Dessa forma, tanto o sistema financeiro como investidores ficam protegidos. 

Quais os principais indexadores?

No mercado financeiro brasileiro existem diversos indexadores econômicos, utilizados para correção monetária tanto de financiamentos como de investimentos. Os principais são: 

  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Taxa Selic
  • Certificado de Depósitos Interbancários (CDI)
  • Taxa Referencial (TR)
  • Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo ou IPCA é o índice oficial da inflação no Brasil, utilizado para monitorar a variação de preços de produtos e serviços para o consumidor final. Existem outros indicadores de inflação, como o INPC, mas o IPCA é considerado o principal indicador. 

Diversos produtos de crédito imobiliário e investimentos de renda fixa utilizam esse índice como indexador, como explicaremos mais adiante. 
 

Inflação acima do teto da meta: como interfere nos preços?
 

Como esse índice é definido?

O cálculo do IPCA é feito pelo Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice oscila mês a mês, respondendo às variações de preços dos produtos e serviços básicos como alimentação, transporte, moradia etc. 

O cálculo do IPCA leva em consideração as despesas das famílias brasileiras com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Existem maneiras de tentar prever as tendências da inflação, mas esse índice é, por natureza, instável.  

Ilustração mostra três pessoas fazendo compras.
O IPCA é o índice oficial da inflação no Brasil, utilizado para monitorar a variação de preços de produtos e serviços para o consumidor final.

IPCA x crédito imobiliário

Algumas instituições financeiras utilizam o IPCA como indexador na concessão de financiamentos, refinanciamentos e crédito com garantia de imóvel. 

A necessidade de utilizar um indexador para corrigir as parcelas se dá devido aos longos parcelamentos concedidos nessas modalidades de crédito, que podem chegar a 20 anos. Para que essas operações sejam viabilizadas a parcela precisa de um reajuste, essa é uma forma de proteção do sistema financeiro. 

O Banco Bari é especialista em crédito imobiliário e oferece financiamentos e crédito com garantia de imóvel com as melhores condições do mercado. Simule o seu crédito e confira

IPCA x investimentos

A inflação tem um impacto direto nos investimentos e o raciocínio é bem simples: a rentabilidade dos ativos deve ser maior que as perdas inflacionárias para o período em que o dinheiro ficou investido.  

Algumas aplicações em renda fixa, como os CDBs, oferecem rentabilidade atrelada ao IPCA, pagando parte do rendimento de forma prefixada e parte pós-fixada e definida pelo IPCA. 

Nesse caso, o indexador funciona como uma proteção do poder de compra do investidor diante de possíveis altas de preços, especialmente em aplicações de médio e longo prazos.

Conheça as aplicações em renda fixa do Banco Bari. Oferecemos CDBs com rentabilidade atrelada ao IPCA e outros produtos com excelentes remunerações. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.