O empréstimo com garantia de imóvel, também chamado de home equity, é uma das formas mais vantajosas de acessar crédito no Brasil. Nele, você oferece seu imóvel como garantia e, em troca, consegue condições especiais como: taxas de juros mais baixas, prazos maiores para pagamento e a liberação de valores mais altos.
Se você precisa de crédito para organizar dívidas, investir ou realizar grandes projetos, este guia vai explicar como funciona o empréstimo com garantia de imóvel rápido, quais documentos são necessários, como escolher as melhores condições e o banco ideal. Acompanhe!
O empréstimo com garantia de imóvel é uma linha de crédito em que a pessoa oferece uma propriedade, como casa, apartamento, sala comercial ou terreno, como garantia para conseguir um empréstimo com boas condições.
Na prática, ele funciona assim: o banco avalia o imóvel e libera uma quantia em dinheiro, que geralmente chega até 60% do valor do bem. Em troca, o imóvel fica alienado ao banco até que toda a dívida seja quitada.
A grande vantagem é que, por oferecer uma garantia real, essa linha de crédito costuma ter taxas de juros bem menores e prazos de pagamento mais longos em comparação com empréstimos pessoais comuns. Essa opção é interessante para quem precisa de valores mais altos, seja para organizar dívidas ou realizar grandes projetos pessoais, de forma rápida.
Como mencionamos, essa modalidade é ideal para pessoas que precisam de valores mais elevados de forma rápida, mas desejam ter parcelas que cabem no bolso. Em geral, ela é indicada para:
Além disso, um dos principais benefícios é que você pode continuar morando ou usando o imóvel normalmente, já que ele só fica alienado como garantia até o final do contrato. Ou seja, só serão tomadas medidas legais se você deixar de pagar as parcelas.
Leia também: Crédito com garantia de imóvel — entenda como funciona e quando vale a pena
Para solicitar um empréstimo com garantia de imóvel, é preciso apresentar documentos pessoais e também do imóvel. Os principais são:
Vale dizer que, em alguns casos, o banco também pode solicitar uma avaliação local no imóvel, feita por uma empresa especializada.
O empréstimo com garantia de imóvel está disponível em diversas instituições financeiras e bancos, pois se tornou uma alternativa cada vez mais popular para quem busca crédito com condições diferenciadas.
Aqui no Banco Bari, por exemplo, essa linha de crédito é oferecida de forma transparente, digital e segura. Você pode ter até R$10 milhões de crédito, com juros mais baixos e até 20 anos para pagar. Saiba mais sobre o nosso empréstimo com garantia de imóvel!
Entre tantas opções de instituições financeiras, um dos maiores fatores na hora da escolha é, sem dúvidas, a taxa de juros. Por isso, quando estiver pesquisando pelo melhor banco para empréstimo com garantia de imóvel, é importante observar:
Para ter conhecimento sobre juros e outras condições, procure simular empréstimo com garantia de imóvel em diferentes bancos e instituições financeiras para comparar as informações e conseguir o melhor negócio para a sua situação financeira.
Leia também: Empréstimo para negativado - é possível conseguir? Entenda mais!
No momento de contratar uma linha de crédito tão importante quanto o empréstimo com garantia de imóvel, é natural surgirem dúvidas. Para você entender melhor como ele funciona, na prática, respondemos abaixo as principais perguntas sobre o assunto. Confira!
Sim, mas depende. Se o imóvel ainda está financiado, é necessário que já tenha sido pago um percentual considerável, geralmente acima de 50%, dependendo da exigência de cada banco. Nesse caso, as instituições financeiras que aceitam esse tipo de crédito podem avaliar se liberam o crédito, considerando o saldo quitado.
Na maioria das vezes, sim. Os imóveis totalmente quitados têm maior facilidade de aprovação. No entanto, como respondemos acima, algumas instituições permitem a operação com imóvel ainda financiado, desde que já tenha sido pago uma parte significativa do valor e a análise de crédito aprove a solicitação.
Sim, mas não é muito comum. Como o bem é considerado uma garantia, em caso de inadimplência prolongada existe o risco de retomada. Porém, os bancos costumam buscar diferentes alternativas de renegociação antes disso acontecer.
Diferente de financiamentos destinados à compra de determinados bens, no empréstimo com garantia de imóvel o dinheiro pode ser usado de forma livre, seja para quitar dívidas, investir ou realizar projetos pessoais.
O valor depende da avaliação do imóvel e da política da instituição financeira. Normalmente, é possível conseguir até 60% do valor de mercado da propriedade, respeitando também a capacidade de pagamento da pessoa solicitante.
No Banco Bari, por exemplo, você pode utilizar seu imóvel como garantia para ter acesso a até R$ 10 milhões de crédito, com taxas de juros baixas e até 20 anos para pagar.
O dinheiro pode ser liberado em conta a partir de 6 dias úteis após a assinatura do contrato, e você ainda tem até 6 meses para começar a pagar. Esse é o caminho mais rápido e seguro para quem precisa de crédito com flexibilidade e custo reduzido.
Faça uma simulação de crédito agora mesmo e confira as condições especiais que o Banco Bari pode te oferecer!
Leia também: Conheça os principais tipos de empréstimo e as vantagens de cada um
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.