Blog

Educação financeira

24 set 20

Educação Financeira

Educação financeira: como economizar nos gastos sem abrir mão do lazer?

Educação financeira - Quando o dinheiro aperta, a primeira coisa que pensamos em cortar são as despesas com lazer, chamados de supérfluos. Cinema, restaurante, barzinho e até a assinatura do streaming das séries preferidas. 

Isso pode parecer óbvio, mas a longo prazo, simplesmente sacrificar esses bons momentos pode trazer desânimo e acabar com toda a sua programação para poupar. Por isso, separamos algumas dicas para você reduzir gastos, se organizar e economizar de verdade. Sem grandes sacrifícios. 

Atualize sua planilha de gastos

Se você já tem uma planilha de gastos e mesmo assim está gastando mais do que ganha, seu planejamento pode estar desatualizado ou você está esquecendo de registrar despesas. Dê uma atenção especial a sua planilha, revise os ganhos e gastos mensais e confira os valores, principalmente se você tiver contas registradas em débito automático. 

E se você ainda não faz o controle dos seus gastos, essa pode ser uma solução simples para seus problemas financeiros. No nosso blog temos um conteúdo com dicas para começar a anotar seus gastos diários, clique aqui para ler. 

Revise as despesas do dia a dia

Antes de cortar o cinema e o restaurante, verifique se não é possível reduzir despesas do dia a dia. Comece com a conta de energia, reduzindo o consumo elétrico utilizando menos alguns eletrodomésticos ou diminuindo o tempo do banho quente.

Verifique também a assinatura da TV a cabo, analise se você realmente precisa do serviço ou se pode, por exemplo, reduzir o pacote de canais. 

Esses são gastos fixos que já contamos mensalmente, fazer pequenos cortes geram impacto positivo nas despesas e as mudanças passam quase que despercebidas no dia a dia. 

Lazer em casa 

Se você gosta de encontrar os amigos e sempre faz isso em barzinhos e restaurantes, considere fazer alguns desses encontros na sua casa. Você economiza nas bebidas e nas comidinhas, já que pode se planejar e fazer as compras no mercado com antecedência. 

Fazendo isso, você ainda economiza com estacionamento ou deslocamento, couvert artístico e outras despesas que podem surgir nas baladas. 

Fique de olho nas promoções

Se você não consegue abrir mão das saídas, mas realmente precisa economizar, fique de olho nas promoções.

Vários estabelecimentos como baladas, bares e restaurantes divulgam listas de desconto, dias com preços especiais e bebidas em dobro. Dessa forma, você vai se divertir gastando menos.

Selecione suas assinaturas 

Você pode economizar de várias formas revendo suas assinaturas de serviços mensais. Liste as diversas plataformas de streaming, que você assina, verifique quais permitem planos familiares e considere dividir com amigos ou parentes, os valores podem ficar bem menores.

Se você não tem como fazer isso, faça a mesma lista e verifique quais serviços você menos utiliza e escolha um deles para cancelar. 

Se você assina jornais e revistas, tente substituir pelas versões digitais, que costumam ser bem mais baratas. Também é possível fazer isso com os livros. Invista em um leitor eletrônico e adquira as versões digitais e mais baratas dos livros que quer ler. 

Passeios baratos ou gratuitos

Substitua idas a shoppings e restaurantes por passeios ao ar livre como os piqueniques em parques. E se você gosta de eventos culturais, fique de olho nas exposições, peças teatrais e shows gratuitos promovidos pela prefeitura e centros culturais da sua cidade. As programações são divulgadas nos sites e também nas redes sociais dos espaços. 

Viu como dá para economizar sem sofrimento e sem precisar abrir mão de tudo que gosta de fazer? 

E aí, tem alguma dica para diminuir os gastos? Mande aqui nos comentários e continue acompanhando as nossas postagens sobre educação financeira por aqui. Siga Banco Bari nas redes sociais.

Recomendações

Comentários

Mais posts

7 dicas para ser um correspondente bancário de alta performance

Você sabe o que faz um correspondente bancário se destacar dos outros? Listamos aqui 7 dicas para você se destacar! […]

Ler mais
blog-bari-economia-no-home-office

Pequenas economias no home office – Energia Elétrica

Quatro dicas para controlar os gastos com energia elétrica no Home Office.

Ler mais
Averbação

Averbação Imobiliária sem mistério.

AVERBAÇÃO… Dá medo quando até o nome é complicado, não é?  Mas se você tem ou planeja adquirir um imóvel, […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br