Blog

Mulher e homem conversam sentados no sofá em uma sala bem decorada, com um papel nas mãos.

04 fev 21

Educação Financeira

Organização financeira em dois passos: controle de gastos recorrentes e poupar para realizar objetivos

Veja duas dicas simples para quem ainda não é adepto das planilhas financeiras e tem dificuldade de organizar as contas

Organização financeira não é uma tarefa fácil para todo mundo e entendendo isso, qualquer dica para começar a colocar o orçamento nos eixos é válida. 

Educação financeira não é apenas uma das especialidades do Banco Bari, mas também o que nos motiva desde a criação de conteúdo, até o desenvolvimento dos nossos produtos e serviços. 

Aqui no blog, temos conteúdos sobre esse tema para todos os níveis de conhecimento. Esse aqui, é para quem não tem nenhuma facilidade ou paciência para preencher planilhas. 

Então, se você está buscando uma forma de começar a organizar as finanças sem complicações, venha com a gente!

Controlando os gastos recorrentes

Você já parou em algum momento e se perguntou “mas onde gastei esse dinhero”? Esses valores que “somem” da conta corrente são os principais responsáveis pela falta de controle e orçamentos estourados. 

Se você não tem ideia de quanto gasta mensalmente com mercado, mesada dos filhos, passeios e outras despesas deste tipo, que são difíceis de registrar, esse é o seu primeiro passo. 

ilustração mostrando itens financeiros: calculadora, cifrão caneta, moedas e uma lupa

Contas mensais como energia, água, internet e cartões de crédito enviam faturas com detalhamento dos gastos, vencimento e o valor da cobrança. Você pode verificar quanto pagou sempre que precisar. Já com os gastos que, apesar de constantes, têm valores variáveis, você acaba perdendo o controle e tendo dificuldade de manter um registro. 

E aqui, temos duas dicas que podem ajudar; 

  • Crie o hábito de anotar pelo menos esses valores sempre que retirar da sua conta corrente. Você também pode fazer uma marcação ou descrição que fique no seu extrato;
  • Separe, antecipadamente, parte do seu orçamento mensal para esses gastos recorrentes e variáveis. 
Transformação financeira: não espere ganhar na loteria! 5 dicas para dar um up na conta bancária em 2021

Poupar para realizar objetivos

Tendo um controle mínimo dos seus gastos recorrentes, chegou a hora de poupar para realizar. Seja para ter uma reserva financeira para emergências, trocar de carro ou fazer a viagem dos sonhos, todos esses objetivos demandam tempo, constância e uma soma específica de dinheiro. 

ilustração de moça voando em um balão em forma de porquinho entre nuvens azuis

A melhor forma de atingir suas metas é trabalhando por elas. Economize seu dinheiro. E nada de deixar o dinheiro parado na conta corrente. Coloque os valores poupados para render, estude sobre investimentos, produtos de Renda Fixa e escolha algo que se adapte ao seu perfil e ao seu objetivo final. 

Investimentos: entenda porque a poupança não é a melhor forma de aplicar o seu dinheiro

Spoiler: organização financeira na conta digital Bari

Aqui, além de uma dica extra, temos um spoiler do nosso próximo lançamento: a conta digital do Banco Bari.

Como já deixamos claro, educação financeira faz parte do nosso DNA e foi pensando nisso que desenvolvemos uma conta digital múltipla, com ferramentas inovadoras e exclusivas para você controlar seus gastos recorrentes e poupar para realizar objetivos de um jeito muito mais simples e intuitivo. Também será possível investir em produtos de Renda Fixa facilmente pelo próprio aplicativo.

Neste momento, a conta Bari está em fase de testes com usuários pré-selecionados. Essa fase é muito importante para resolver algumas pequenas falhas e bugs no aplicativo. Teremos novidades em breve sobre a data oficial de lançamento. 

Fique ligado por aqui e também nas nossas redes sociais para não perder nada. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

Redução da taxa de juros

Como a redução da taxa de juros afeta seu dia a dia?

A Selic, taxa básica de juros brasileira, em 2019 se mantém em 6,5% e é comemorada por muitos especialistas como […]

Ler mais
Financiamento imobiliário x crédito com garantia de imóvel

27 jul 18

Financiamento imobiliário x crédito com garantia de imóvel: as diferenças

Quando se está procurando por formas de obter empréstimo, uma pergunta muito comum é sobre as diferenças entre financiamento e […]

Ler mais

Linha de Crédito Emergencial garante o financiamento da Folha de Pagamento de pequenas e médias empresas.

Os impactos econômicos devido a pandemia do Coronavírus começam a despontar, principalmente em alguns setores do comércio e serviço que […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br