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Como alienar imóvel: documentações necessárias

24 MAI 21
Como alienar imóvel: documentações necessáriasHome equity
Como alienar imóvel: documentações necessárias
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Saiba o que é e como funciona esse termo relacionado ao empréstimo com garantia de imóvel.

Quem está na corrida para conseguir crédito e achou no empréstimo com garantia de imóvel a solução dos problemas, se depara com termos que parecem complicados. A primeira vez que você ouviu falar sobre alienação fiduciária, sabia do que se tratava?

Existem dúvidas em relação ao que é essa garantia de crédito, como ela funciona e como alienar imóvel para conseguir empréstimos de alto valor. Por isso, resolvemos descomplicar e explicar tudo que você precisa saber sobre a alienação de imóveis.

Confira a seguir!

O que é a alienação fiduciária de imóvel?

De acordo com o IRIB, a alienação fiduciária de bens imóveis é um instrumento legal caracterizado pela transferência de um bem imóvel de um devedor para um credor. Ela é utilizada como garantia de pagamento pela instituição credora que irá ceder o crédito.

Ao solicitar um crédito com garantia de imóvel, também chamado home equity, você precisará alienar uma propriedade imóvel como garantia de pagamento. Durante o processo, o banco terá direito direto sobre ela e você poderá utilizá-la normalmente. Quando a dívida for quitada, a propriedade volta a pertencer a você.

Qual a necessidade de alienar imóvel no caso do home equity?

Por se tratar de um empréstimo de alto valor e geralmente de longa duração, a instituição financeira credora precisa de uma garantia de que o valor será pago na totalidade. O empréstimo com garantia de imóvel tem ótimas condições para você:

- Menores taxas de juros;

- Maiores prazos e menores parcelas;

- Alto valor liberado.

E se o valor não for pago?

Se supostamente você não conseguir pagar o empréstimo, acontece a alienação por parte da instituição financeira. Ou seja, o imóvel passa definitivamente para a posse da credora que revende a propriedade para cobrir o débito.

Entretanto, é preciso lembrar que essa é uma medida extrema. Ao solicitar o seu empréstimo com garantia de imóvel, o banco vai avaliar suas condições de pagamento e liberar apenas o valor que poderá ser pago sem sobrecarregar o seu orçamento.

Documentos necessários para alienar imóvel

Depois que você entende o que é empréstimo com garantia de imóvel e descobre que a alienação fiduciária é a base do home equity, o próximo passo é saber como fazer isso. Afinal de contas, quais os documentos necessários para alienar um imóvel?

Documentos necessários do credor (Pessoa Jurídica)

- CNPJ;

- Cópia autenticada do Contrato Social, última alteração e a que contenha a diretoria ou a consolidação;

- RG, CPF e dados pessoais dos sócios, diretores ou representantes que irão assinar o documento;

- Certidão Negativa da Justiça Federal;

- Certidão de Regularidade Fiscal da Receita Federal (Tributos e Contribuições);

- Certidão de Interdições e Tutelas;

- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas da Justiça do Trabalho;

- Certidão Negativa de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União do INSS;

- Certidão de Indisponibilidade de Bens;

Ilustração mostra de forma lúdica elementos que remetem a assinatura de contrato.
Alienação fiduciária  é um instrumento legal caracterizado pela transferência de um bem imóvel de um devedor para um credor.

Documentos necessários do devedor (Pessoa Física)

- RG e CPF;

- Certidão de casamento, se houver, com RG, CPF e demais dados pessoais do cônjuge;

- Certidão de casamento com averbação de divórcio, se houve;

- Certidão de óbito do cônjuge em caso de viuvez;

- Comprovante de residência

- Certidão Interdição e Tutela;

- Certidão de Indisponibilidade;

Documentos necessários do imóvel

- Certidão de Inteiro Teor da Matrícula do imóvel;

- Certidão de situação fiscal e enfitêutica;

- Declaração do Condomínio assinada pelo síndico, se houver;

- Declaração do Imposto de Transmissão Inter Vivos;

- Carnê do IPTU;

Em caso de imóvel na zona rural, adicionar aos documentos:

- Certificado de Cadastro de Imóvel Rural;

- Comprovante de pagamento do últimos 5 anos de Imposto Territorial Rural referente ou Certidão de quitação da Receita Federal;

- Certidão negativa do IBAMA.

É preciso saber que, para todos esses documentos citados acima, devem ser apresentados o original e a cópia autenticada. Já está com todos eles em mãos? Então é hora de saber o que é, afinal a alienação fiduciária e como alienar imóvel.

Como alienar imóvel

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, acredite: saber como alienar imóvel e conseguir um alto valor de crédito é fácil. Basta seguir as 6 etapas para contratação de crédito do crédito com garantia de imóvel.

Viu como é fácil? Então aproveite! Faça sua simulação e entre em contato com um vendedor do Banco Bari. Logo a análise de crédito será aprovada e você poderá assinar o contrato. Afinal, imóvel alienado é sinônimo de crédito em mãos!

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