O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Parceiros

Crédito aprovado mais rápido? Confira 6 dicas para conseguir

10 DEZ 20
Crédito aprovado mais rápido? Confira 6 dicas para conseguir
COMPARTILHE

Sim, você pode aumentar suas chances de ter crédito aprovado mais rapidamente em uma proposta de empréstimo com garantia de imóvel. Reunimos neste conteúdo algumas dicas que podem facilitar o seu acesso à nossa linha de crédito saudável e inteligente. Acompanhe. 

Todo mundo, alguma vez na vida, já precisou ir atrás de algum tipo de empréstimo. De acordo com o Relatório de Economia Bancária 2022, divulgado em junho de 2023 pelo Banco Central, 97,9% dos clientes das instituições financeiras tomaram crédito em 2022. 

Uma opção com inúmeras vantagens é o crédito com garantia de imóvel. Ao usar um imóvel como garantia de um empréstimo, é possível, por exemplo, conseguir a liberação de valores maiores, sob taxas de juros reduzidas e mais prazo para pagar. 

Porém, justamente por se tratar de uma transação que envolve a liberação de valores que podem chegar a 8 dígitos, o processo de aprovação de crédito inclui mais etapas do que as habituais, incluídas em empréstimos pessoais e consignados.

A proposta comercial de solicitação desse tipo de crédito precisa conter, além das informações de cadastro e renda, dados sobre o imóvel que será apresentado como garantia no empréstimo. Tudo isso é coletado já na simulação, mas precisa ser comprovado posteriormente, durante o envio da proposta. 

Importante lembrar que alguns cuidados simples na hora de enviar essa proposta podem melhorar as chances de obter o crédito aprovado. Separamos 6 dicas para você não errar e evitar negativas por falta de documentação ou envio de informações incorretas. Confira! 

credito_aprovado_6_dicas_para_ter_a_aprovacao_de_credito_mais_rapida_bb955aeabe.png

6 dicas para ter crédito aprovado mais rapidamente

Agilizar o processo de aprovação de crédito é fundamental para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência do seu negócio. Aqui estão algumas dicas para ajudar seus clientes a obterem mais rapidamente o crédito aprovado:

1 - Dê especial atenção ao envio da ficha cadastral

O preenchimento correto de todas as informações da ficha cadastral, inclusive as assinaturas, é o primeiro passo para garantir que todas as informações sobre o cliente estarão na proposta de crédito e que ele autoriza as consultas necessárias. 

Por isso, instrua corretamente seu cliente nesse preenchimento, esclareça possíveis dúvidas e confira atentamente a ficha antes de submetê-la à instituição financeira.

2 - Verifique se a matrícula do imóvel está atualizada

Para que a proposta de crédito do seu cliente seja avaliada corretamente é indispensável a apresentação da matrícula do imóvel. Esse é um documento oficial, emitido pelo cartório de registro de imóveis da região em que está localizada a propriedade.

A matrícula contém todo o histórico do imóvel com informações como: localização, alterações ocorridas, hipotecas, alienações fiduciárias, transações de compra e venda e qualificação dos proprietários.

Importante, ainda, reiterar que a matrícula deve ser atualizada nas seguintes circunstâncias: primeiro registro do imóvel, fusão, averbação, requerimento do proprietário e em caso de loteamentos (para cada lote individual). 

3 - Lembre-se: escritura é diferente de matrícula

A escritura de imóvel é um documento que concede validade jurídica a uma negociação de compra e venda de um imóvel. É ela que garante ao novo dono o direito à propriedade.

Para fazer esse registro no tabelionato de notas, será necessário pagar, além das custas cartorárias normais, o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é um valor devido à prefeitura do município onde fica localizado o imóvel. O valor do ITBI varia entre 2% a 3%, de acordo com a cidade e o valor do imóvel. 

Importante: para ter o crédito aprovado, é preciso apresentar a escritura e a matrícula do imóvel. São documentos diferentes, que trazem informações diferentes sobre a propriedade. 

4 - Conduza uma entrevista transparente

Pode parecer simples, mas esse é um passo indispensável para que a proposta de crédito do seu cliente seja o mais realista possível. Construa uma relação de confiança e sinceridade com seus clientes e garanta que as informações trocadas serão sempre verdadeiras. 

É preciso analisar alguns pontos específicos para construir fidedignamente o perfil do cliente. Alguns exemplos, são:

  • Quais os motivos da busca pelo crédito;
  • Qual a atual condição financeira de todos os proponentes;
  • Quais as principais necessidades do cliente;
  • Em quanto tempo ele espera quitar o empréstimo;
  • Entre outros.

Encontrar as respostas para essas e outras questões ajuda na hora de construir o perfil do cliente. Esse perfil será importante na hora da análise de crédito e das garantias.  

5 - Considere diferentes comprovações de renda

Como estamos falando de uma transação com garantia, esse tipo de empréstimo permite uma maior flexibilidade na comprovação de renda. Cada instituição tem regras próprias. No Banco Bari, é possível compor renda com mais três pessoas que não precisam necessariamente ser da família.

Cônjuges, parceiros comerciais, amigos ou familiares de terceiros podem entrar no contrato e ajudar a engrossar a renda e, consequentemente, o valor de crédito liberado. No entanto, é preciso estar atento aos tipos de comprovantes aceitos. 

No Bari, aceitamos para comprovação de renda, contracheques e extratos de movimentação bancária. Já o Imposto de Renda é aceito apenas de forma complementar, exigindo a apresentação de outro comprovante principal.  

6 - Saiba quais são as regiões atendidas

Antes mesmo de iniciar o preenchimento da ficha e a proposta de crédito, um passo é fundamental: verifique se o imóvel do seu cliente está localizado dentro das áreas de atuação do Banco Bari.

Isso porque as condições comerciais podem sofrer alterações de um lugar para o outro. Além disso, apenas imóveis localizados em determinadas regiões podem ser aceitos como garantia da transação. 

Lembre-se de checar essa informação antes mesmo do cliente enviar todas as documentações. Isso evita frustrações futuras e avaliações negativas para você e para a empresa. 

Seguindo essas dicas, há mais chances do seu cliente ter o crédito aprovado. Sem contar a experiência dele, que tende a ser mais positiva desde a simulação, passando pelo contato com você, até a aprovação e liberação do recurso.

Para saber mais: Melhores argumentos para vender crédito com garantia de imóvel

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.