O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Empreender

Melhores ideias de pequenos negócios para começar em 2022

16 DEZ 21
COMPARTILHE

Existem várias ideias de pequenos negócios. Algumas podem ser aplicadas com baixo investimento. Isso ajuda a colocar sua empresa em funcionamento. Quando bem planejada, essa ideia de pequeno negócio é lucrativa e leva ao sucesso
 

Se você quer começar a empreender, precisa pensar em ideias de pequenos negócios. Afinal, tudo começa com o primeiro passo — e gostar do que se faz é fundamental para alcançar o sucesso.

Essa também é uma forma de conquistar competitividade. Isso porque o empreendedorismo está em alta. Para ter uma ideia, o número de pequenas empresas iniciadas no primeiro semestre de 2021 foi o maior desde 2015. No total, foram 2,1 milhões de CNPJs desse porte abertos no período.

Esse dado é apenas um reflexo do desejo dos brasileiros. Um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) com o Sebrae mostrou que 75% dos brasileiros desejam abrir um negócio até 2023. Tanto é que esse é o segundo maior sonho da população.

Também é o seu? Se sua resposta é sim, veja uma lista com as melhores ideias de pequenos negócios lucrativos, com pouco investimento e até em casa. Então, que tal ver as opções e começar?

1. Reforço escolar

Focada no setor de educação, a atividade pode ser exercida a partir de casa mesmo, ao estilo home based. Você pode empreender apenas fazendo parcerias com outros professores e criando uma rede própria. Porém, também existem franquias especializadas.

Uma delas é a Monitorias Reforço Escolar. Ela tem unidades em mais de 36 cidades brasileiras e oferece um método de ensino próprio, que considera o ritmo e as necessidades do estudante. 

Se você quiser começar de maneira mais simples, pode oferecer seus serviços pela internet como um profissional liberal. O atendimento pode ser feito na casa do cliente ou online. O potencial de lucro depende de você, a partir da conquista dos clientes.

2. Serviços para pets

A expectativa para o mercado de pets é de um crescimento de 13,8% em 2021. O total de faturamento deve ser de R$ 46,5 bilhões. Ou seja, é uma boa oportunidade para você começar seu pequeno negócio.

Para definir o que oferecer, depende do seu orçamento para começar a empresa. Porém, algumas ideias são:

  • Lavação e cuidados;
  • Atendimento veterinário;
  • Venda de acessórios;
  • Pet sitter;
  • Dog walker;
  • Apoio a tutores;
  • Mercado de luxo, que contempla yoga, creches, spa e buffets especializados em festas para pets.

Você pode abrir uma loja própria ou até mesmo atender em casa. É o que muitas pessoas fazem ao trabalharem como pet sitter e dog walker. Inclusive, você pode conseguir algumas oportunidades em plataformas como a Dog Hero.

Agora, se deseja oferecer outros tipos de serviços, você pode ter uma franquia, em vez da loja própria. Algumas opções são:

  • Padaria Pet: oferece comidas saudáveis para seu animal de estimação;
  • Up+Vet: é uma farmácia de manipulação especializada em medicamentos veterinários;
  • Clinicão Veterinária: é uma clínica para animais de estimação com consultas e exames laboratoriais, além de endoscopia, oftalmologia, radiologia e acupuntura.

3. Dropshipping

A prática é simples: você divulga e vende os produtos de outra empresa. Nesse caso, sua atividade será cuidar dessa parte dos pedidos. A fabricação, o envio, a entrega e outras questões são responsabilidade da marca.

Ou seja, você atua em parceria. Para fazer o trabalho, precisa apenas de um computador e internet para captar clientes de diferentes maneiras. Por exemplo, via blog, redes sociais, site, marketplace etc.

Inclusive, essa é uma das melhores ideias de negócio com pouco investimento. Além disso, você pode trabalhar com mais de uma empresa e vender uma gama variada de produtos. Uma possibilidade para abrir sua loja virtual no dropshipping é com a Shopify.

4. Marketing digital

Já pensou em trabalhar de casa na área de marketing digital? Se você gosta e/ou tem conhecimento nessa área, uma opção é atuar com consultoria, gestão de tráfego, desenvolvimento e gerenciamento de e-commerces e sites etc.

Nessa área, o investimento é baixo, porque você também precisa apenas de internet e notebook. Além disso, as possibilidades de atuação são variadas.

É possível começar como Microempreendedor Individual (MEI) ou abrir uma agência em casa em parceria com outros profissionais. Também existem franquias nessa área. Uma delas é a Guia-se.

Caso opte por empreender por conta, a dica é se especializar e oferecer um número variado de serviços, como redação web, desenvolvimento de sites, gestão de redes sociais e mais. Ainda invista em site, blog e perfis em mídias sociais para atrair clientes.

Ilustração mostra um homem e uma mulher interagindo com uma lampada gigante azul e outros ícones que representam boas ideias e construção.

5. Logística voltada para e-commerce

Uma das ideias de negócios com pouco investimento é o trabalho no setor de logística. Aqui, você não será um grande player do mercado. Ou seja, não precisará ter um galpão para armazenar os produtos. 

Então, o que você vai fazer? Uma ideia é realizar entregas para grandes marcas. Entre elas estão Mercado Livre e Americanas.

Essa foi uma alternativa das empresas para evitarem a demora na entrega dos Correios. Também é uma forma de reduzir custos no frete pago pelos clientes. Para você, é uma oportunidade de começar um pequeno negócio. Basta fazer parceria com essas marcas.

No caso do Mercado Livre, você precisa baixar o app Mercado Envios Flex. Na Amazon, o processo está descrito no site Amazon Logistics. Na Americanas, a descrição está na política de entrega da marca.

6. Life coaching

Se você é do estilo good vibes e adora falar com pessoas, uma das ideias de pequenos negócios em casa é ser life coaching. Para isso, você precisa de um site e acesso à internet.

Existem várias modalidades de coaching. A tradicional é ajudar outras pessoas a alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais. Para isso, vale a pena fazer uma certificação. Ela auxilia a melhorar os seus serviços e a cobrar um valor mais alto.

Existem várias opções. Algumas delas são:

O atendimento pode ser feito de forma presencial ou online. Também vale a pena manter perfis nas redes sociais e até um blog para atrair mais clientes.

Um dos motivos para optar por essa área de atuação é o crescimento do mercado. Para ter uma ideia, foram movimentados 2,8 bilhões de dólares em 2019.

7. Alimentação saudável

A busca por qualidade de vida e bem-estar é constante. Tanto é que 70% dos consumidores optam por uma alimentação mais saudável para prevenir diabetes, obesidade e colesterol ruim (LDL) alto. No Brasil, esse número é de 51%. Entre os fatores que ajudam esse propósito são:

  • Crescimento dos vegetarianos e veganos;
  • Redução dos impactos ambientais;
  • Melhoria do relacionamento com os consumidores;
  • Mudanças no estilo de vida geradas pela pandemia do coronavírus.

Por isso, criar pratos saudáveis e marmitas fit para vender são boas alternativas. Você também pode ter uma franquia nesse segmento.

Para se destacar, você pode optar por um nicho específico dentro dessa área. É o caso da Snack Saudável, que oferece lanches para quem deseja ter uma alimentação melhor. O diferencial são os kits escolares, que seguem um cardápio nutricional semanal.

Qualquer que seja a sua opção, o importante é entender que você deve fazer o que gosta. As ideias de pequenos negócios lucrativos fazem a diferença. No entanto, vale a pena ter conhecimento sobre o assunto ou estudar o máximo possível sobre ele. Desse modo, a chance de ter sucesso é melhor.

Assim, essas ideias de pequenos negócios são apenas sugestões. Como são tendências, consistem em boas alternativas para você iniciar suas atividades agora.

Então, que tal começar? Aproveite e saiba como conseguir um empréstimo com garantia de imóvel para viabilizar a sua ideia e ter flexibilidade de pagamento!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.