O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Home equity

Mais tempo em casa: dicas para tornar esse ambiente mais confortável e funcional

10 DEZ 20
Mais tempo em casa: dicas para tornar esse ambiente mais confortável e funcionalHome equity
Mais tempo em casa: dicas para tornar esse ambiente mais confortável e funcional
COMPARTILHE

Devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade de isolamento social, precisamos permanecer mais tempo em casa. Muitas pessoas passaram a cumprir inclusive suas jornadas de trabalho em casa, o chamado home office. 

Esse tempo sem poder sair acabou gerando necessidades de ampliações e motivando mudanças estéticas e comportamentais. Muitos começaram a mudar a decoração ou a fazer pequenas reformas para tornar os ambientes domésticos mais aconchegantes, confortáveis e funcionais.

De acordo com levantamento do aplicativo de serviços GetNinjas, a procura por arquitetos subiu 112% entre março e maio de 2020, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Isso mostra como o isolamento intensificou a percepção desse espaço e transformou a relação de cada um com a própria casa. 

Apesar de algumas medidas de isolamento já estarem sendo abrandadas, dificilmente a relação com a nossa casa vai voltar ao que era. Além disso, muitas empresas já consideram manter alguns funcionários, que desempenham funções específicas, em trabalho remoto. 

Pensando nisso, e nos novos significados que “casa” passou a ter, criamos este conteúdo com dicas de pequenas mudanças ou reformas mais robustas para te ajudar a transformar o seu lar. 

Espaços ideais

Nem todo mundo tem um escritório em casa ou um espaço para desempenhar as funções do trabalho remotamente. E considerando a possibilidade de permanecer em home office após a liberação total, mesmo que alguns dias por semana, é possível que algumas mudanças sejam necessárias. 

Passar cinco, seis ou oito horas trabalhando demanda uma estrutura mínima que nem todo mundo tem, mas algumas adaptações podem ajudar nessa hora: 

  • Escolha um local: se você não tem um espaço próprio, como um escritório, escolha um ambiente onde possa se concentrar. Seu canto preferido, de preferência que possa fechar uma porta e isolar do restante da casa e das outras pessoas que moram com você.
  • Mesa de trabalho: se possível, separe um espaço nesse local para montar uma mesa exclusiva para trabalhar. Coloque sua estação de trabalho, computadores e outras ferramentas que utilize no seu dia a dia.
  • Prateleiras: quando não se tem muito espaço físico, utilizar as paredes é uma boa solução. Invista em prateleiras acima ou próximas ao seu local de trabalho.
  • Cadeira: algumas empresas oferecem, além de computadores e outras ferramentas, também mesas e cadeiras adequadas para o trabalho, se esse não foi o seu caso, avalie investir numa boa cadeira. Isso pode ajudar no conforto, saúde e até no seu rendimento.

Uma dica para economizar nesses artigos é procurar em sites de venda de usados, como OLX ou o marketplace do Facebook. É possível encontrar móveis bem mais baratos, que ajudarão no seu conforto, sem gastar muito. 

Plantas 

Mesmo antes da pandemia, o hábito de cultivar plantas como itens decorativos já vinha crescendo. É o movimento conhecido como urban jungle (floresta urbana), que em resumo significa colocar muitas e variadas plantas espalhadas pela casa ou apartamento. Com o tempo extra em casa, o número de pessoas adeptas dessa prática aumentou bastante. 

Muitas pessoas estão buscando transformar espaços em casa, deixá-los mais aconchegantes e trazer a natureza para perto. De acordo com especialistas, a jardinagem também pode se tornar um bom hobby e uma ótima forma de desestressar. Elas purificam o ar poluído que vem da rua, filtram parte do barulho, melhoram a concentração, ajudam nos sintomas de ansiedade e depressão, além de tornarem os ambientes mais alegres e bonitos. 

Uma ótima dica para começar é procurar plantas próprias para ambientes fechados e que demandem apenas alguns cuidados básicos como as samambaias, suculentas, marantas, rafis, lírio-da-paz e palmeira-leque. Essas espécies são facilmente encontradas em floriculturas e até em grandes redes de supermercados. 

Decoração

Quem acompanha as redes sociais, assistiu uma febre de “faça você mesmo” com pessoas pintando algumas paredes de casa com várias formas e cores e redecorando os ambientes. Mais tempo em casa significa mais tempo vivendo no mesmo espaço limitado. 

É normal “enjoar” da aparência desses espaços e querer dar uma repaginada. E não tem muito segredo: 

  • Assista alguns vídeos de dicas e tutoriais de pintura.
  • Escolha uma ou várias cores que goste .
  • Invista em quadros, vasos e outros artigos de decoração que combine com as novas cores do ambiente.
  • E divirta-se!

Essa também pode ser uma ótima forma de sair um pouco da rotina e manter a saúde mental neste momento. 

Reformas

Agora se no seu caso o tempo a mais em casa revelou a necessidade ou despertou o desejo de reformas maiores, com grandes mudanças estruturais, também temos algumas dicas importantes. Anote aí: 

  • Orçamento e planejamento: não importa a situação, esse sempre vai ser o primeiro passo. Você precisa definir, antes de começar, o que vai fazer, quanto vai custar e como está seu orçamento para realizar o que precisa.
  • Prazos reais: defina um prazo real para a sua reforma, preveja atrasos e conte com eles.
  • Autorizações: se você mora em edifícios ou condomínios, atente-se para as permissões e autorizações que precisa conseguir antes de começar a obra.
  • Atenção para os horários: lembre-se, não é apenas você que está passando mais tempo em casa, os vizinhos também estão. Então respeite os horários permitidos para obras e a lei do silêncio.
  • Todos em casa: tenha em mente que você, sua família, crianças e pets estarão em casa durante a reforma. Pense nas questões práticas e de segurança.

E caso o seu orçamento esteja apertado, conte sempre com a nossa linha de crédito com garantia de imóvel para te ajudar a começar e terminar o seu projeto. Quer saber mais sobre como esse produto pode te ajudar nisso, clique aqui e leia o artigo sobre como reformar a casa sem dinheiro. O conforto e bem-estar da sua família vem em primeiro lugar. 

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe as nossas postagens aqui no blog e siga Banco Bari nas redes sociais. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.