O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento Financeiro

Como controlar os gastos pessoais em 3 passos práticos

06 JUN 22
COMPARTILHE

Não é fácil equilibrar os pratinhos do orçamento familiar e conseguir manter todas as contas no azul no fim do mês. Continue a leitura e descubra como controlar os gastos pessoais para atingir o seu objetivo financeiro.

Inflação alta, baixo poder de compra e mercado de trabalho enfraquecido são, de acordo com os especialistas, alguns fatores por trás do número recorde de 77,5% de brasileiros endividados. Nos 12 anos da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, esta é a maior proporção já registrada. A dúvida é: como controlar os gastos pessoais em um cenário como esse?

Na pesquisa, divulgada em março de 2022 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cartão de crédito lidera entre as maiores causas do endividamento das famílias. Os números mostram que 87% das dívidas foram contraídas pelo cartão de crédito, modalidade cujas taxas de juros estão entre as mais altas do sistema financeiro.

Descobrir como controlar os gastos pessoais no dia a dia, com o cartão de crédito e débito, é o primeiro passo para quitar dívidas e sair do vermelho. Ao mesmo tempo, é uma missão que requer dedicação e certa dose de organização. Confira 3 dicas essenciais para chegar lá!

1: Defina um objetivo ou meta

Aquela viagem dos sonhos, um carro novo, o imóvel próprio, o intercâmbio do filho, a aposentadoria… Cada família tem um estilo de vida e, a partir desse estilo, objetivos financeiros específicos. O primeiro passo para saber como controlar os gastos é definir suas metas com relação ao dinheiro. 

Só assim é possível identificar os excessos e descobrir quanto é preciso para equilibrar as finanças e atingir suas metas. Falando nisso, você sabe a diferença entre objetivos e metas

  • Objetivo pode ser interpretado como o propósito que se deseja alcançar, a finalidade de se fazer algo.
  • Meta, por outro lado, é uma realização mais imediata, um objetivo que tem data para começar e terminar.

Para ficar ainda mais claro: para que um objetivo seja alcançado, é necessário que várias metas sejam cumpridas. 

Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa de definir as suas metas e objetivos. Elas seguem o método SMART, baseado nas palavras em inglês specific (específica), menssurable (mensurável), achievable (atingível), realistc (relevante) e time-based (temporal). Olha só!

  • Seja sensato, defina realizações alcançáveis: ganhar na loteria pode até ser um objetivo de vida, mas quais as chances reais disso acontecer? Tenha em mente que seu objetivo precisa ser algo possível de ser alcançado.
  • Trabalhe com metas que possam ser mensuradas: se o objetivo é economizar para o intercâmbio do filho, quanto será preciso guardar todo mês para obter o valor necessário no prazo estipulado? Uma vez definidos os indicadores, é importante acompanhá-los de perto diariamente.
  • Assim, fica mais fácil definir metas específicas: no exemplo citado anteriormente, a intenção é economizar para o intercâmbio do filho. Nesse caso, prefira dar mais corpo para essa meta. “Preciso economizar R$ 100 por mês durante um ano” é uma meta bem específica.

Para saber mais: Métodos para ajudar a definir e alcançar a sua meta financeira

2: Registre e organize seus gastos diários 

Agora que você já sabe quais são as suas metas e os seus objetivos financeiros, chegou a hora de descobrir quais são as suas maiores despesas. Neste segundo passo para controlar os gastos é o seu momento de colocar tudo na ponta do lápis. 

Liste as suas despesas fixas, isso é, aqueles gastos que todo mês se repetem, como moradia (aluguel ou financiamento), luz, telefone, etc; quanto você tem destinado para supermercado, lazer, transporte, entre outras necessidades. Elencar todos esses valores vai te ajudar a ter uma visão mais clara sobre sua atual situação financeira

Você pode anotar cada quantia em um caderno, criar uma planilha no computador ou, ainda mais fácil e prático, usar um aplicativo para controlar os gastos. Opções é que não faltam! 

Conheça 10 aplicativos de controle financeiro para organizar as finanças que já indicamos por aqui!

3: Enxugue os excessos

Para alguns, talvez, este seja o passo mais desafiador. Isso porque, em geral, a educação financeira não está incluída em nossa formação durante a infância e juventude, motivo pelo qual o dinheiro ainda é considerado um tema sensível em nossa sociedade. Se falar sobre o assunto já é um tabu, descobrir como controlar os gastos, então, torna-se uma tarefa ainda mais difícil quando atingimos a vida adulta.

E para aprender a economizar é preciso deixar o imediatismo de lado e olhar para o futuro. É necessário entender que cada atitude sua com o dinheiro hoje vai impactar a sua saúde financeira amanhã. É ter definidas as suas prioridades, assim como as metas que fazem sentido para a sua vida. Usando o exemplo já citado: ter o último smartphone lançado ou continuar com o básico e investir no intercâmbio? Qual escolha vai impactar de forma negativa e também de forma positiva o seu futuro?

Dica bônus: faça seu dinheiro render ainda mais

Para você que chegou até aqui tem dica extra: sabia que você consegue investir seu dinheiro economizado e fazê-lo render ainda mais usando apenas o celular? Se você tem uma conta ativa no Bari consegue ter acesso a produtos de renda fixa no próprio aplicativo do banco. 

E se você não sabe como começar a investir, não se preocupe: também no app você encontra um teste rápido que vai indicar o melhor tipo de investimento de acordo com o seu perfil. Dá para começar a investir com apenas R$ 50!

Quer saber mais? Entenda o que é renda fixa e qual é o melhor investimento hoje!

Continue a leitura: Alta de preços: 3 dicas para economizar nos gastos básicos

Para outros conteúdos e dicas como estas, não deixe de seguir o Banco Bari nas redes sociais. Até mais!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.