O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

10 aplicativos de controle financeiro para organizar as finanças

27 DEZ 21
COMPARTILHE

Usar um app de controle financeiro é o primeiro passo para controlar o seu dinheiro. A ideia é verificar todos os ganhos e gastos para economizar, alcançar seus objetivos e aprender a consumir de forma inteligente

Cuidar do seu dinheiro nem sempre é tarefa fácil. É necessário ter uma excelente organização para evitar que os números saiam de controle. Por isso, é válido usar um recurso inteligente: o app de controle financeiro.

Ele prevê o monitoramento de todos os gastos e ganhos. Dessa forma, você faz uma espécie de fluxo de caixa pessoal e identifica todas as entradas e saídas. Mais do que isso, verifica o que pode ser melhorado e quais despesas podem ser eliminadas.

Portanto, se você está se perguntando qual o melhor app de controle financeiro para Android e iOS, saiba que chegou ao local certo. Aqui, vamos apresentar os 10 principais. Confira a lista!

1. Organizze

É um app de controle financeiro utilizado por mais de 2 milhões de pessoas. Ele permite estabelecer metas a alcançar. Além disso, como os gastos são categorizados, fica fácil entender onde você ultrapassa os limites e pode economizar mais.

Uma vantagem é a possibilidade de centralizar todas as suas contas e cartões de crédito. Ainda são gerados relatórios e você tem a chance de configurar alertas para fazer o acesso remoto em diferentes dispositivos.

O aplicativo tem várias funcionalidades gratuitas. No entanto, algumas são pagas. Ele está disponível para Android e iOS.

2. Guiabolso

É um app de controle financeiro pessoal que está entre os melhores devido à integração que oferece. Com o Guiabolso, os gastos das suas contas bancárias e cartões aparecem automaticamente no aplicativo. Assim, você não precisa se preocupar com as anotações.

Para garantir essa integração, é preciso conceder a permissão. Além disso, nem todas as instituições financeiras oferecem essa possibilidade. De toda forma, existem outras vantagens no app.

Entre elas, a comparação de índice financeiro com pessoas do mesmo perfil que o seu. Com isso, você tem uma ideia melhor da média de despesas e organização dos usuários.

O Guiabolso ainda oferece comparação de taxas de empréstimos no próprio app. Todos os meses, você recebe um relatório com as principais informações dos últimos 30 dias.

O principal motivo para usar o Guiabolso é ser um app de controle financeiro gratuito. Assim, você acompanha seus gastos sem se endividar. Ele está disponível para Android e iOS.

3. Mobills

O aplicativo da Mobills é um dos mais conhecidos e utilizados. Ele traz várias vantagens, como:

  • gerenciamento das despesas por geolocalização. Assim, você identifica onde mais gasta;
  • sincronização dos dados em nuvem para evitar perdas;
  • adição de contas, cartões, despesas, empréstimos e mais;
  • geração de relatórios;
  • definição de metas de gastos;
  • leitura de QR code, Excel, SMS e OFX.

O app ainda tem funcionalidades gratuitas e pagas. Então, é importante verificar quais estão disponíveis na modalidade livre. De toda forma, a Mobills também oferece vários materiais ricos que ajudam a melhorar a sua organização financeira e alcançar a independência. Você pode baixar o aplicativo para seu smartphone Android e iOS.

4. Minhas Economias

Se você quer saber qual o melhor app de controle financeiro para Android, deve considerar o Minhas Economias. Ele tem várias funcionalidades para controlar o seu orçamento, como gráficos e relatórios e gerenciador de sonhos, que ajuda a alcançar seus objetivos de médio e longo prazo.

No entanto, ele também vai além. Mais do que as funções normais, tem indicadores financeiros. Por isso, apresenta taxas de poupança, dólar, Ibovespa, CDI e mais. Também tem o  comparativo de fundos de investimento. Assim, você descobre o desempenho dos principais categorizados como sendo de renda fixa, DI e multimercado.

Além disso, o Minhas Economias é gratuito. Também é um exemplo de app de controle financeiro iOS e Android. É só baixar.

5. Money Lover

O Money Lover permite dividir o orçamento em diferentes categorias. A partir disso, você segmenta os gastos e entende melhor o seu fluxo de dinheiro mensal. Também é possível criar categorias específicas, que atendam às suas necessidades.

Outra vantagem é o chamado Modo Viagem. Ele serve para cadastrar as compras em outros países e evitar que você se perca com a conversão de moedas. Assim, deixa de gastar mais do que o previsto.

Ainda existem outras funcionalidades. Por exemplo, é possível planejar o futuro e gerenciar as dívidas atuais. Apesar disso, não é um app de controle financeiro para casal. Se quiser tomar conta do orçamento familiar, precisará reunir todos os valores como se fossem seus. 

Aliás, essa é a regra para todos os aplicativos de controle financeiro até aqui. De toda forma, existe uma versão gratuita e outra paga. O Money Lover está disponível para Android e iOS.

6. Monefy

O grande diferencial do Monefy é permitir a análise de relatórios de acordo com a periodicidade escolhida. Portanto, você pode optar por períodos diferentes do mensal, que é a opção oferecida pelos apps até aqui.

Isso tende a ajudar a entender melhor as suas finanças. Por exemplo, existe algum momento do mês ou do ano em que você gasta mais? Como é o seu comportamento de consumo?

Além dessa funcionalidade, o app de controle financeiro favorece a categorização de despesas. Por outro lado, alguns recursos ainda estão em inglês. Por isso, pode ser uma dificuldade.

O aplicativo tem uma versão gratuita e outra paga. Está disponível para Android e iOS.

7. Wallet

O app de controle financeiro compartilhado permite registrar vários gastos. Por isso, os dados da família podem ser reunidos nesse aplicativo. Assim, ele trará gráficos com suas operações e favorecerá a gestão dos dados e a sincronização das contas bancárias.

Uma vantagem é que os dados podem ser compartilhados com outras pessoas. Além disso, você pode ter dicas de organização financeira para melhorar os resultados.

Assim como outras alternativas, o Wallet é gratuito, mas também tem uma versão premium. Ele está disponível para Android e iOS.

8. Spendee

Nesse aplicativo, você pode gerenciar e adicionar carteiras virtuais e de criptomoedas. Por isso, ele ajuda pessoas que utilizam esse recurso. Além disso, é uma boa opção de app de controle financeiro para casal, já que permite compartilhar dados.

Ele também faz a conexão com cartões de crédito e contas bancárias, emite alertas e aceita diferentes moedas. Outro diferencial é a interface personalizável. Inclusive, você pode adicionar fotos aos gastos, se isso ajudar na sua gestão financeira pessoal.

O ponto negativo é o idioma do aplicativo. Ele é totalmente em inglês. Além disso, tem uma versão gratuita, mais limitada, e outras duas pagas. Depende do que você deseja. Porém, o pagamento é em dólar. O app está disponível para Android e iOS.

9. Olivia

O grande destaque desse aplicativo de controle financeiro é a inteligência artificial. Por meio desse robô de assistência financeira, é feita a integração bancária e todas as contas do usuário são analisadas. Assim, várias dicas são fornecidas para melhorar os seus gastos.

O problema do Olivia é justamente esse funcionamento automatizado. Por conta disso, é impossível fazer inserções manuais. Por outro lado, a análise de gastos leva a oferta de QR codes com desconto de 20% nas compras em determinada categoria.

O app de controle financeiro é totalmente gratuito. Ele está disponível para Android e iOS.

10. Toshl Finance

Recomendado até pelo New York Times, o aplicativo permite sincronizar contas e cartões de crédito, aceita diferentes tipos de moedas e facilita a classificação dos gastos. Você ainda pode importar dados do Excel.

Um ponto positivo são os alertas do quanto resta para gastar durante o mês para garantir que ainda esteja dentro do orçamento. Se você cadastrar contas a pagar, também recebe notificações.

O app é gratuito, mas tem dois planos pagos. Então, depende do que você pretende. Ele está disponível para Android e iOS. Ele está disponível para Android e iOS.

Dica bônus - Multiconta Bari

Com a Multiconta do Banco Bari você tem acesso ao app exclusivo, que conta com funcionalidades como as Contas Controle e Objetivo. Em duas funções, você organiza todos os seus gastos e guarda dinheiro — enquanto ele rende.

Tudo isso no mesmo app da sua conta bancária!

Para definir qual é o melhor, avalie as suas necessidades e considere as funcionalidades de cada app de controle financeiro

Agora, você já viu quais são os apps de finanças pessoais mais utilizados do mercado. Além disso, entendeu quais são seus pontos fortes e fracos. Assim, tem a chance de tomar a melhor decisão e escolher aquele com as funções mais adequadas à sua realidade financeira.

 

 

 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.