O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Cartão de crédito

Por que o meu pedido de cartão de crédito foi negado?

19 FEV 21
Por que o meu pedido de cartão de crédito foi negado?
COMPARTILHE

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo?

Entenda os critérios das instituições financeiras para negar ou aprovar os cartões de crédito.

O Brasil é o 9º maior mercado do mundo em valores de transações feitas com cartões de crédito, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço).

De acordo com as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil do Banco Central, o número de cartões de crédito em uso no país chegou a 123 milhões em 2019, um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2018. 

Apesar do crescimento constante, 80% dos pedidos de cartão de crédito realizados pela internet são negados, segundo estudo realizado pela MoneyGuru, site facilitador para aquisições de serviços financeiros.

Isso significa que, apesar da oferta de crédito ser ampla, ou seja, você pode solicitar diversos cartões em várias instituições financeiras, mas isso não garante a aprovação e liberação do cartão de crédito. 

Se você está dentre os 80% que teve o crédito negado e quer entender melhor os principais motivos das negativas, continue lendo este artigo. 

1 - Informações incorretas ou falta de documentos 

Ao fazer cadastros ou preencher propostas de solicitação de crédito, é importante que os dados informados estejam corretos, tanto os pessoais quanto os relacionados à renda. Se a instituição encontrar divergências durante a análise, seu pedido pode ser negado automaticamente.  

2 - Restrições no CPF

Pessoas com “nome sujo” na praça não conseguem liberação de crédito. Isso acontece porque os bancos e instituições financeiras analisam o perfil de risco dos potenciais clientes e escolhem os bons pagadores para liberar o crédito.

Cartão de crédito sem mistério: benefícios, custos e dicas para usar do jeito certo.

3 - Score

O score de crédito é uma pontuação medida pelos órgãos de proteção de crédito como SPC e Serasa. O sistema de pontuação vai de 0 a 1000 pontos, de acordo com o seu perfil de pagador de cada pessoa. Quanto mais alto o score, melhor pagador você é considerado e mais fácil conseguir liberação de crédito. 

Faixas de score:

  • 0 - 399: ruim
  • 400 - 599: regular
  • 600 - 799: bom
  • 800 - 1000: excelente

4 - Histórico

Mesmo que o seu CPF não tenha mais restrições e o seu nome esteja limpo, o seu histórico com dívidas pode dificultar a liberação do crédito, pois existe o risco de nova inadimplência.

A solução, nestes casos, é ter paciência e manter uma boa relação com o banco onde tem conta. Fazer movimentações e pagamentos será decisivo na hora que o banco realizar uma nova análise. 

Em alguns casos, os bancos liberam cartões de crédito com limites mais baixos, para iniciar um relacionamento e conhecer melhor o perfil pagador do cliente. Se esse é o seu caso, utilize o cartão e faça os pagamentos em dia. As instituições fazem análises periódicas e isso pode ajudar no aumento do seu limite.

img_1_1024x188_96b29be9ff.png

Os bancos levam em conta vários critérios para liberar ou negar o cartão de crédito para os clientes.

5 - Renda

Fique atento às exigências de cada instituição para liberação de cartões de crédito. A maioria pede uma renda mínima e se a renda informada for menor do que a exigida, seu pedido pode ser recusado.

Avaliação do perfil financeiro

Ter o pedido de cartão de crédito negado pode ser muito frustrante, mas é preciso que você entenda que durante a análise das instituições é feita uma avaliação do seu perfil financeiro, que leva alguns fatores em consideração:

  • Renda mensal;
  • Seu histórico de dívidas (mesmo após quitação);
  • Se você tem ou já teve restrições no CPF (nome sujo);
  • Análise de documentos (verificação se você já foi vítima de fraude ou se já teve documentos roubados ou clonados);
  • Perfil de pagador (se você paga as contas regularmente, se tem outros empréstimos ou financiamento)
  • Estado civil.

Lembrando que os critérios podem variar de instituição para instituição. Se você teve uma solicitação negada, você pode fazer uma nova solicitação em alguns meses. Esse tempo também é determinado pelo banco, mas normalmente são 90 dias. 

Para melhorar suas chances de aprovação na nova análise, mantenha o seu CPF livre de restrições,  uma boa relação com o banco e faça os seus pagamentos em dia. 

E para ficar por dentro das informações sobre crédito e mercado financeiro, continue acompanhando as nossas postagens por aqui e não esqueça de seguir o Banco Bari nas redes sociais. 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.