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Os documentos para contratar crédito com garantia de imóvel se referem tanto aos do dono do bem quanto aos da propriedade em si. O objetivo é garantir que ambas as partes estejam autorizadas a ter acesso às melhores condições de empréstimo.
Quando você precisa de dinheiro para quitar dívidas, pagar contas ou começar um negócio, é importante pesquisar a melhor opção de empréstimo disponível no mercado. Nesse cenário, é fundamental entender quais são os documentos para contratar crédito com garantia de imóvel.
Afinal, essa modalidade é uma das mais atrativas tanto no que se refere às taxas de juros quanto às condições de pagamento. Ainda assim, existem muitas dúvidas quando falamos em documentação.
Quais documentos preciso ter para contratar crédito com garantia de imóvel? No conteúdo a seguir, vamos apresentar os mais solicitados e te ajudar a entender como funciona esse tipo de empréstimo.
O empréstimo com garantia de imóvel é um tipo de linha de crédito em que você oferece a sua casa, o seu apartamento, o seu ponto comercial ou outro imóvel como garantia da operação. Assim, como a instituição financeira obtém esse bem como garantia, consegue oferecer taxas de juros mais atrativas e condições de pagamento facilitadas.
A principal característica dessa transação é o fato de ela ser mais segura. Como o imóvel em garantia fica alienado à instituição financeira, há menos riscos para o banco. Para você, a vantagem é ter condições melhores de empréstimo. Além disso, o usufruto do imóvel ainda é seu, ou seja, nada muda.
Leia mais: Se eu fizer o empréstimo com casa de garantia, eu posso perder o imóvel?
A contratação da linha de crédito com garantia de imóvel (LCGI) começa pela simulação. Para realizá-la, você deve encontrar uma instituição financeira confiável e que trabalhe com essa modalidade.
Além disso, é importante ter um bom planejamento financeiro para ter certeza de que o valor da parcela cabe no seu orçamento. E, claro, ter um imóvel apto a servir como garantia.
A partir disso, a contratação contempla as seguintes etapas:
Leia mais: Confira as documentações necessárias para saber como alienar imóvel
Para colocar um imóvel como garantia de empréstimo, é necessário apresentar os documentos relativos ao bem e passar pelas etapas indicadas acima junto à instituição que fará a concessão do crédito.
Assim, você tem a chance de ter acesso à LGCI, desde que cumpra os requisitos exigidos pela instituição financeira.
Saber como funciona o empréstimo com garantia de imóvel e como fazer a solicitação do crédito é essencial para descobrir todos os benefícios. Dentre eles, os principais são:
A lista de documentos para contratar o crédito com garantia de imóvel muda de acordo com a instituição financeira e, principalmente, o perfil do cliente. Por exemplo, quem é casado precisa apresentar a certidão que comprove essa relação.
Por isso, é importante verificar qual é o seu caso. De toda forma, alguns documentos são mais solicitados do que outros. Por isso, vamos apresentá-los. Veja quais são os 7 principais.
É um documento fornecido pelo próprio banco. Deve ser preenchido e assinado por todos os envolvidos no contrato. Por isso, abrange o efetivo proprietário do imóvel e seu cônjuge, quando for o caso.
Todas as pessoas que assinarem o contrato devem apresentar cópias e originais de RG e CPF.
É obrigatório para todos os envolvidos na solicitação do crédito com garantia de imóvel. Por isso, quem for solteiro deve apresentar a certidão de nascimento. Já quem for casado ou estiver em união estável, é necessário mostrar as certidões correspondentes.
Pode ser uma conta de água, luz ou telefone. Porém, a exigência é que esse comprovante seja atual, referente ao mês anterior à contratação.
Vários documentos podem servir para essa finalidade. Os principais, são:
De toda forma, ambos devem estar acompanhados da declaração do Imposto de Renda com o respectivo recibo, se existir.
É preciso apresentar as páginas em que constam as informações do imóvel. Por exemplo, inscrição imobiliária, dados da propriedade (metragem, características etc.) e mais.
O documento deve estar atualizado e ter o número da matrícula. Isso porque essa é uma espécie de RG do imóvel, na qual constam todas as alterações e atualizações realizadas no bem.
Você também pode estar se perguntando se é possível fazer o empréstimo com garantia de imóvel para negativado. Na verdade, sim, mas essa é uma condição que deve ser avaliada caso a caso. Conforme os pontos analisados o crédito pode, ainda assim, ser liberado.
No entanto, vale a pena ressaltar que essa não é uma certeza. Mesmo assim, você pode fazer a solicitação, já que, independente da situação de crédito do proponente, o imóvel estará cumprindo seu papel como garantidor da transação.
O ideal é contar com uma instituição financeira confiável, de boa reputação e com todas as devidas autorizações do Banco Central. O Banco Bari atende a todas essas exigências e ainda tem as melhores condições de pagamento do mercado.
Por exemplo: você pode contratar o equivalente a 60% do valor do seu imóvel e tem até 20 anos para pagar. Também tem acesso ao crédito flexível, com possibilidade de conseguir de R$ 30 mil até R$ 5 milhões.
Além disso, o dinheiro é debitado na sua conta a partir de 6 dias úteis após a assinatura do contrato.
Depois de conhecer todos os documentos para contratar crédito com garantia de imóvel, você já pode fazer a sua operação com tranquilidade.
Então, que tal contar com o Banco Bari para ajudar a organizar sua vida financeira e realizar seus sonhos? Faça agora mesmo a sua simulação do empréstimo com garantia de imóvel e conheça as condições especialmente preparadas para você.
*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.
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