O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Gestão do Negócio

Como fazer uma boa gestão empresarial

24 JAN 22
COMPARTILHE

A gestão empresarial é uma área da administração que visa corrigir e mensurar todos os problemas da sua empresa. Sendo o gestor responsável por avaliar diversas estruturas e processos empresariais para corrigir falhas. 

Digamos que a gestão empresarial colocará a sua empresa no caminho certo. Essa é uma área pautada no planejamento e administração. Por isso, é de suma importância que empreendedores conheçam os fundamentos desta disciplina.

Pensando nisso, reunimos nesse artigo informações importantes que ajudarão a entender como funciona uma boa gestão empresarial.

Leia até o final para entender tudo!

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial é uma área da empresa que apura, evita e corrige falhas. O profissional de gestão empresarial é responsável por analisar os números da empresa de forma direta

Dessa forma, conseguirá visualizar todos os processos de forma estratégica e elaborar um plano de ação que impacte a companhia como um todo.

O sistema de gestão empresarial também pode ser aplicado em áreas específicas, como: comercial, logística, finanças e na área ambiental. Entenda melhor cada uma delas.

Gestão financeira empresarial

Esse tipo de gestão reúne ferramentas e processos que maximizam os resultados financeiros da empresa. É uma gestão voltada para o controle das finanças, mas é importante que o gestor reúna boas estratégias para um crescimento financeiro sustentável.

Gestão comercial empresarial

A gestão comercial é voltada para os aspectos que influenciam serviços e produtos. Ou seja, temos uma gestão responsável por precificar, fazer pesquisa de mercado, definir fornecedores, bom relacionamento com clientes e cenário de vendas.

Gestão e logística empresarial

A gestão logística é responsável por analisar todo o fluxo de produção. Ou seja, saber quais são as matérias primas, insumos, produtos, armazenamento, estoque e distribuição. Dessa forma temos uma gestão empresarial voltada totalmente para produção ou serviços.

Gestão ambiental empresarial

A gestão ambiental é responsável por controlar o impacto que a empresa exerce no meio ambiente. A intenção dessa gestão é elaborar na organização um planejamento para minimizar os problemas ambientais e dar ênfase à sustentabilidade.

Leia também: Como fazer a gestão de riscos do negócio e mitigar

Qual a importância da gestão empresarial? 

Um dos pontos mais importantes da gestão empresarial, é otimizar e organizar todos os processos da empresa. Isso acontece através do bom planejamento empresarial. 

Sendo possível controlar e identificar os erros que impedem a empresa de atingir seus objetivos. É como se pela primeira vez na sua organização você tivesse um direcionamento claro para funcionar bem. 

Veja as principais vantagens da gestão empresarial:

  • alta produtividade;
  • redução dos gastos;
  • melhorar o controle da empresa;
  • atingir objetivos e metas.

Como aplicar a gestão empresarial

ilustração de uma mulher segurando um sinal positivo enquanto olha para um alvo. Ao lado, um homem está de pé em cima de uma checklist marcada.

Agora que você já entendeu sobre gestão empresarial e sua importância. Vamos ensinar alguns conceitos fundamentais de organização para o seu negócio. 

Lembrando que esses são princípios abordados de forma aprofundada no curso de gestão empresarial.

Planejamento em gestão

O planejamento é extremamente importante para o seu negócio, pois você precisa conhecer as metas que deseja atingir no curto, médio e longo prazo. 

É um pontapé inicial para que os objetivos sejam priorizados na empresa. É somente através do planejamento que conseguimos prever cenários futuros e minimizar os riscos econômicos. Por isso, ele é o primeiro passo na gestão empresarial.

Indicadores e KPIs

Os indicadores auxiliam o gestor a identificar se o planejamento será atingido. Ou seja, temos ferramentas que mensuram a eficiência da estratégia. É possível ter vários indicadores na empresa como, por exemplo: organização, produtividade, eficiência,  competitividade e indicadores em cada setor da empresa. 

Tecnologia

As ferramentas de tecnologia auxiliam na automatização das tarefas e reúnem informações sobre os processos da empresa. 

É possível mensurar especificamente um setor da empresa ou vários ao mesmo tempo. 

Por exemplo, hoje temos softwares responsáveis em mensurar os resultados dos sistemas de gestão empresarial, isso se chama Enterprise Resource Planning (ERP).

Reunindo esses 3 conceitos fundamentais da gestão, é possível entender as necessidades do seu negócio e aplicar o melhor tipo de gestão para a sua empresa.

Tipos de gestão empresarial

Separamos informações relevantes para te ajudar a entender como a gestão atua em cada empresa.

Gestão empresarial para PMEs

A gestão para PMEs (pequenas e médias empresas) é um desafio para os empresários desse porte. Segundo pesquisa da consultoria KPMG cerca de 37% das empresas acabam solicitando empréstimo para ajudar nas despesas operacionais. Sendo que 24% usam esse empréstimo para novos investimentos ou expansão. 

Se os empresários tivessem boa gestão empresarial para entender os processos de sua empresa. Minimizariam despesas e gastos operacionais elevados. Digamos que boas decisões tomadas pelo planejamento de gestão ajudariam sua empresa crescer de forma equilibrada.

Gestão empresarial para grande empresas

A gestão para grandes empresas envolve uma complexidade maior, principalmente para empresas de capital aberto. Nesse caso, todo planejamento será voltado para que imagem da empresa, ou seja, para não ser prejudicada no mercado financeiro. 

Entretanto, os conceitos fundamentais da gestão empresarial nas empresas grandes respeitam uma boa análise de forma aprofundada.

Nesse caso, é possível empregar diversos modelos e tipos de gestão empresarial para ajudar na competitividade. 

Exemplos de modelos aplicados dos tipos de gestão empresarial em grandes empresas são:

  1. Cadeia de valor, criado em 1985 por Michael Porter;
  2. Ciclo de inovação, criado por Joseph Schumpeter;
  3. Ciclo de Deming, criado por William Edwards Deming.

Veja agora as principais ferramentas para iniciar um plano de gestão empresarial para o seu negócio.

Ferramentas para gestão empresarial

As ferramentas que ajudam na boa gestão empresarial, são: SWOT, Matriz de BCG e Business Model Canvas. 

A mais famosa delas é a SWOT, uma técnica que identifica forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. 

Depois temos a ferramenta de análise visual, criada por Alexander Osterwalder, chamada: Business Model Canvas. 

O modelo criado por Osterwalder ajudar a identificar: 

  • público-alvo;
  • receita;
  • relacionamento com o cliente;
  • toda e qualquer informação relevante sobre sua empresa.

A última ferramenta importante na gestão empresarial é a Matriz BCG. Essa ferramenta traz um gráfico de soluções para o seu produto ou serviço. 

Esse modelo foi elaborado por uma consultoria americana em 1970, também é usado em grandes empresas.

Leia também: Como vender mais: 10 estratégias práticas para aumentar as vendas

8 benefícios da gestão empresarial 

A gestão empresarial é benéfica para sua empresa e podemos relacionar os principais benefícios logo abaixo:

  1. Melhorar uso do capital da empresa;
  2. Aumentar competitividade no mercado;
  3. Realizar metas e objetivos;
  4. Ter visão sistêmica e integral dos processos;
  5. Otimizar tempo e processos;
  6. Identificar erros e solucioná-los;
  7. Melhorar organização da empresa;
  8. Reduzir custos e despesas.

O gestor empresarial deve conseguir trazer as melhores soluções para sua empresa. Para conseguir isso, também é possível que os empresários façam cursos de gestão empresarial. Sendo ideal para empresas de pequeno e médio porte que precisam de planejamento.

Outra forma de obter uma boa gestão empresarial é contratar uma consultoria especializada. 

Consultoria em gestão empresarial

A consultoria em gestão empresarial traz uma perspectiva externa sobre as necessidades da empresa. Ou seja, a consultoria aponta as falhas que existem no seu negócio, cria um projeto para corrigir e aprimorar os processos.

É importante frisar que a consultoria reúne profissionais extremamente capacitados e com experiência em projetos empresariais. A empresa que fará consultoria tem acesso aos softwares que realizam a gestão de maneira mais assertiva.

Você também conta com a expertise de profissionais e cases de sucesso da consultoria. 

Conhecendo todas essas dicas sobre gestão empresarial é possível agora entender a importância dela para seu negócio. Esperamos que você tenha entendido um pouco sobre esta disciplina e suas ferramentas. 
Não deixe de ver outros conteúdos aqui no Bariblog e continue aprendendo! 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.