Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesO empréstimo com garantia de imóvel com as melhores taxas do mercado. Até R$ 5 milhões para usar como quiser e pagar em até 20 anos.
Conheça o Produto2ª via do boletoEmpréstimo para pagar dívidasEmpréstimo para capital de giroEmpréstimo para construção e reformaCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinA forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.
/
/
/
Hoje, 27 de maio é dia dos Profissional Liberal. Eles representam uma parte importante e significativa de nossa economia: de acordo com o IBGE, em pesquisa divulgada em 2019, os profissionais liberais e trabalhadores por conta própria somavam 24 milhões, atingindo o recorde histórico desde a aferição que iniciou em 2012.
Se o trabalho por conta própria pode representar autonomia e liberdade sobre a forma de exercer suas funções, a atenção se dá para a ausência de garantias em relação a fonte de renda - dependendo da área, podemos ter mercados sujeitos a sazonalidades e a grandes oscilações de faturamento.
Outro ponto importante é que dependendo da área de atuação, alguns profissionais liberais têm custos fixos para a manutenção de seu trabalho, envolvendo infraestrutura, capacitações, insumos e materiais fundamentais para a sua atuação, necessitando de investimentos mesmo sem a certeza do retorno financeiro.
Assim, o ponto chave para profissionais liberais é um bom planejamento financeiro que contemple todas estas questões. Separamos dicas importantes que podem auxiliar estes trabalhadores:
Mesmo quando o profissional liberal trabalha sozinho e tem só uma fonte de renda, é importantíssimo separar os orçamentos pessoais e os ligados à atividade profissional. Se possível, tenha uma conta de pessoa física e uma da empresa, garantindo que o dinheiro ficará segregado.
Para chegar no preço do trabalho, um profissional liberal deve contabilizar todos os seus custos para a realização de seu ofício mais um percentual que represente a sua retirada mensal. Assim, torna-se fundamental saber tudo o que se gasta para chegar a um ponto de equilíbrio e não correr o risco de ficar no prejuízo.
Com os orçamentos separados, o dinheiro que irá pagar as contas da pessoa física do profissional deverão vir de suas retiradas mensais, ou seja, um percentual ou um valor fixo que será estipulado como meta mensal para ser o salário do profissional liberal. Após todas as contas da parte profissional pagas, o que sobra, deve ser destinado para o bolso da pessoa física do empreendedor.
Sabendo que o faturamento pode variar de acordo com a sazonalidade do mercado, ou em épocas de baixo movimento, sempre é recomendado que o profissional liberal tenha uma reserva financeira que ajude a honrar as contas relacionadas ao negócio, mesmo em tempos de baixa. Separar parte do faturamento mensal é fundamental para construir esta reserva de emergência.
Ter um CNPJ, de acordo com o enquadramento e faturamento da empresa, mesmo que seja individual, torna-se uma vantagem para aproveitar linhas créditos e garantir o recolhimento de impostos que podem ser revertidos em benefícios da seguridade social. Como consequência isto traz custos tributários e formalizações em órgãos reguladores.
Ninguém dá conta de trabalhar de maneira sadia sem pausas. E ser a própria empresa traz o grande dilema de “se não trabalho, não recebo”.
A organização das finanças deve pensar, além das retiradas mensais e da reserva de emergência, uma parte para que pausas sejam tiradas, garantido a saúde do negócio e das finanças pessoais.
Você profissional liberal ou conhece alguém que atue como? Comente se estas dicas foram úteis ou contribua com algumas que você ache essencial para esta forma de atuação.
Veja também
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.