O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação Financeira

6 dicas de como juntar dinheiro para casar

19 MAI 22
COMPARTILHE

O casamento é um momento inesquecível para os casais, mas infelizmente muitos desistem de formalizar a união porque não sabem como juntar dinheiro para casar. Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a realizar seu sonho! 

O casamento é um dos momentos mais especiais da vida de um casal. Essa cerimônia costuma envolver diversas expectativas, por isso muitos buscam uma festa impecável. O que é totalmente compreensível, principalmente se considerarmos todos os preparativos que envolvem a cerimônia. 

Sabemos que para organizar um casamento completo é preciso ter dinheiro guardado, uma vez que essa cerimônia envolve inúmeros gastos. Por isso é essencial saber como juntar dinheiro para casar

Fazer uma reserva para o seu casamento é perfeitamente possível! Neste artigo, separamos 6 dicas para você aprender como juntar dinheiro para casar e, assim, realizar um casamento memorável. Acompanhe a leitura! 

1. Planeje-se

O planejamento é uma etapa importante para alcançar nossos objetivos.Trace um plano para juntar dinheiro para casar, prezando pela sua organização financeira. Para começar, documente sua realidade atual e projete gastos previsíveis. 

Você pode montar seu plano em alguma planilha, por exemplo, assim é possível visualizar melhor o ponto no qual vocês estão atualmente e onde querem chegar. No seu planejamento: 

  • Detalhe suas expectativas: faça um detalhamento do que você e seu parceiro querem na cerimônia. Documente se vocês querem festa, casar na igreja ou não, quantos convidados gostariam no casamento, entre outras expectativas.
  • Uma lista do que é necessário para a cerimônia: quando vamos ao supermercado com uma lista de compras tudo fica mais fácil. Portanto, depois de detalhar as suas expectativas, faça uma lista de tudo o que será necessário para a cerimônia.
  • Orçamento de fornecedores: no decorrer do seu plano, você irá se deparar com inúmeros fornecedores, por isso faça um levantamento de valores e qualidade, procure indicações e fique sempre atento às avaliações. Às vezes é melhor pagar um pouco a mais e ter um serviço de qualidade do que pagar muito barato e ter prejuízos. Após escolher, separe os fornecedores com melhor custo-benefício.
  • Mapeamento de gastos: faça um mapeamento de todos os possíveis gastos que você terá na festa, procure se basear na lista criada e nos orçamentos dos fornecedores.
  • Imprevistos que podem ocorrer: algo que não podemos esquecer é de realizar um levantamento de imprevistos que podem ocorrer, assim fica mais fácil incluir um valor a mais na sua poupança. Pergunte aos amigos que se casaram ou procure experiências em grupos e fóruns, por exemplo.
  • Definição de quanto dinheiro juntar mensalmente ou semanalmente e durante o período total: com todos os gastos mapeados, defina o dinheiro que você irá precisar para alcançar seus objetivos, procure sempre projetar um valor um pouco acima e uma parte para possíveis imprevistos.
  • Tempo estimado: por fim, defina um tempo estimado para alcançar seu objetivo.

Leia também: Planejamento Financeiro Pessoal: Como Planejar Seus Gastos 

2. Reduza gastos e quitar dívidas

Agora é o momento de olhar para a vida financeira e identificar oportunidades de economizar. Você pode começar cortando alguns gastos supérfluos. Em seguida, analise os gastos básicos. 

Além disso, se tiver alguma dívida, procure quitá-las. Dessa forma, além de ter uma preocupação a menos, você conseguirá facilidades em bancos e outras instituições que podem ajudar.

Quer ajuda? Tente fazer alguns desafios para te incentivar a economizar dinheiro!

3. Gere receita com investimentos

ilustração de uma mulher sentada em cima de uma calculadora, ao lado de um cofre de porquinho, e de frente para um homem de pé sobre uma pilha de moedas. Pombos brancos carregam alianças aos dois.

Ao juntar dinheiro para casar, é interessante pensar em formas de fazer seu dinheiro render. Se você mantê-lo em uma conta corrente ou poupança não terá um retorno financeiro significativo, isso porque o rendimento desses locais é muito baixo. 

Sendo assim, procure outras fontes de investimentos para aplicar seu dinheiro, como aplicações de renda fixa ou o Tesouro Direto, entre outras opções. 

4. Tenha uma renda extra

Encontrar uma fonte de renda extra também é uma ótima forma de juntar dinheiro mais rápido. Sem contar que, com a popularização da internet, as possibilidades de ganhar um dinheiro a mais se ampliaram.

Algumas ideias para juntar dinheiro para casar que geram  renda extra são:

  • atuar como freelancer na sua área;
  • vender itens usados na internet;
  • vender artesanato;
  • trabalhar como motorista de aplicativo;
  • vender comidas e sobremesas;
  • oferecer aulas particulares;

Enfim, existem inúmeras alternativas para conseguir renda extra e você pode pesquisar essas possibilidades na própria internet. Se não tem habilidade técnica para alguma delas, é possível encontrar diversos vídeos ou cursos gratuitos e acessíveis para aprender

5. Aplicativos para ganhar dinheiro e organizar finanças

Além da renda extra, existem aplicativos que podem ser um apoio ao juntar dinheiro para casar. Esses aplicativos são úteis na hora de organizar suas finanças e até ajudar você a ganhar uma renda extra. 

Seguem algumas dicas de aplicativos para organizar suas finanças:

  • Mobills;
  • Money lover;
  • Moneyfy;
  • Olivia.

Agora algumas dicas de aplicativos para ganhar dinheiro:

  • Blablacar;
  • Enjoei;
  • Méliuz;
  • Hotmart Sparkle;
  • Udemy;
  • Tik tok.

6. Recorra a Empréstimos Inteligentes

Se você for proprietário de um imóvel, uma opção para ajudá-lo a juntar dinheiro para casar mais rápido é a linha de crédito com garantia de imóvel, que consiste em um empréstimo liberado por meio da garantia da apresentação de um imóvel, e que possui taxas mais baixas que outros tipos de empréstimos.

Conhecido como empréstimo inteligente, o também chamado home equity oferece alguns benefícios, como:

  • taxas mais baixas;
  • créditos com prazos mais longos de até 15 anos;
  • linha de crédito flexível com garantia (facilidade fornecida exclusivamente pelo Banco Bari);
  • entre outros.

Descobrir como juntar dinheiro para casar proporciona um casamento mais tranquilo e seguro. Para ajudá-lo a alcançar suas metas, você pode contar com a Conta objetivo do Banco Bari. Por meio dessa conta, traçar uma meta e alcançá-la é mais do que possível. Comece já a sua!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.