Blog

Agente de crédito

12 ago 20

Parceria

Agente de crédito: entenda quem é esse profissional.

Agentes de crédito são profissionais que atuam no mercado financeiro como intermediários no processo de concessão de crédito para pessoas físicas ou jurídicas. São responsáveis por entender as necessidades dos tomadores de crédito e oferecer as soluções ideais para cada perfil de cliente, dentro das opções oferecidas pelas instituições financeiras que representa. 

Quer entender melhor as características dessa profissão e quem pode atuar? Então vamos lá!

Por que existem esses profissionais?

Tomar crédito nem sempre é simples e escolher o produto errado pode atrapalhar e muito a sua vida financeira. Além disso, não é fácil compreender os processos de tomada, os contratos e as diferenças de custos e taxas praticados por cada instituição. 

Existem inúmeras opções de crédito com características e custos muito diferentes, oferecidos por diferentes instituições. Sem contar que um produto, em uma mesma instituição, pode apresentar condições diferentes de acordo com o perfil do cliente. 

Por isso, algumas instituições trabalham em conjunto com os agentes de crédito, que atuam orientando os tomadores e desempenhando um papel de consultor nas transações. Essa atividade é indispensável para que as concessões sejam bem sucedidas e benéficas tanto para tomadores quando para quem concede o crédito.

Quem pode ser agente de crédito?

De acordo com a Resolução 3.954 do Banco Central, de 2011, para atuar como agente de crédito ou correspondente bancário o profissional precisa estar capacitado e devidamente certificado. 

Para atender essa Resolução, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criou a Certificação de Correspondentes, que atesta o nível de conhecimento técnico e a especialização dos profissionais que desejam atuar no ramo. 

Os agentes de crédito são profissionais autônomos, ou seja, não trabalham exclusivamente com uma instituição, o que permite que eles tenham um portfólio de produtos maior e, dessa forma, consigam atender diferentes demandas de clientes que buscam crédito. 

Qual as diferenças entre Agente de crédito, promotora de crédito e correspondente bancário?

Como já falamos, agentes de crédito são os profissionais que prestam serviço para uma promotora por meio de um contrato e auxiliam na concessão de crédito. 

As promotoras de crédito são empresas responsáveis pelas entregas de produção dos agentes de crédito e correspondentes bancários para a instituição financeira que concede o crédito. 

Já os correspondentes bancários são pessoas jurídicas, menores que a promotora de crédito, que oferecem serviços em nome de uma instituição financeira sem intermediários.

Saiba mais sobre as diferenças entre Agente de crédito, promotora de crédito e correspondente bancário clicando aqui.

Dicas para ser um agente autônomo de sucesso

Está começando a atuar no mercado de crédito ou quer melhorar as entregas? Anote essas dicas.  

  • Divulgue na sua rede de contatos: fique atento para as oportunidades para divulgar as soluções de crédito. 
  • Atenção para a sazonalidade: no início do ano tem Imposto de Renda para Pessoa Física. No segundo semestre o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e em outubro pequenas e médias empresas costumam buscar auxílio para cobrir folhas de pagamento e 13º salário. Essas são oportunidades para apresentar as melhores opções de crédito para cada necessidade. 
  • Converse com o gerente do seu banco: ele pode ser um excelente parceiro e gerador de negócios, repassando indicações de possíveis clientes para produtos de créditos. 
  • Argumentação: dinheiro rápido = dinheiro caro. Empréstimos pessoais costumam ser liberados mais rápido do que empréstimos com garantia e financiamentos, mas tem taxas de juros muitos mais altas, além de limites menores. Aprenda as vantagens dos produtos que vende e use seu poder de argumentação. 

Ficou interessado? Conheça as vantagens em ser Parceiro Bari clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Mande aqui nos comentários. Siga Banco Bari nas redes sociais. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

blog-banco-bari-home-office-dia-a-dia

Pequenas economias no home office – Dia a dia

Trabalhando de home office? (Nós também estamos :P). E neste período tão diferente, já demos dicas de produtividade, de como evitar o aumento da sua conta de energia e hoje, continuaremos com algumas dicas de economia para o seu dia a dia trabalhando em casa.

Ler mais

7 dicas para ser um correspondente bancário de alta performance

Você sabe o que faz um correspondente bancário se destacar dos outros? Listamos aqui 7 dicas para você se destacar! […]

Ler mais
Pix

23 abr 20

Pix

PIX: você está por dentro dessa nova forma de pagamento?

Pix – Imagine efetuar pagamentos e transferências fora do horário de expediente bancário em tempo real?  É exatamente isso que […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br