O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Empreender

Capital social de uma empresa: o que é e como definir

21 JUN 21
COMPARTILHE

Confira como permitir que sua empresa funcione até começar a gerar receita

O momento de montar uma empresa é de muita animação para empresários e empreendedores, mas também pode ser de muitas dúvidas para os novatos no ramo. Isso porque você acaba se deparando com termos que, provavelmente, nunca ouviu falar antes.

Quer um exemplo? Você sabe o que é o capital social de uma empresa, de que forma funciona, como utilizar e fazer se você for MEI? Sim, são muitas perguntas que podem até assustar, mas calma. É disso que falaremos hoje para acabar com todas as suas dúvidas.

Então confere a seguir tudo sobre capital social para não cometer nenhum erro ao definir o da sua empresa.

O que é capital social

Segundo o SEBRAE, existem três pontos de vista sobre o capital  de uma empresa: o financeiro, mais comum e conhecido; o social e o de responsabilidade, que são derivações dele e dependem diretamente um do outro.

Financeiro

Ao abrir uma empresa, uma das primeiras coisas que você tem que responder é o valor do capital social. Nesse momento, você deve informar de quanto foi a quantia investida por você e pelos seus sócios, caso existam, para o começo do negócio.

Então, de uma forma geral, desse ponto de vista, o capital social de uma empresa é o valor bruto investido para começar o negócio.

Social

Juntamente com a tarefa de estipular quanto de dinheiro vai ser investido no negócio, é importante definir as suas regras. Ou seja, os objetivos do negócio, como ele será organizado, quais os poderes de cada sócio e assim por diante.

Responsabilidade

Definido o que vai ser aplicado financeiramente e as regras e poderes de cada sócio, falta estabelecer as responsabilidades de cada um. Isso porque cada sócio injeta quantias diferentes no negócio e, portanto, devem ter responsabilidades proporcionais a elas.

Para que serve o capital social de uma empresa?

É com o capital social que você vai manter sua empresa até que ela consiga fazer isso sozinha. Então, todas as despesas necessárias deverão ser pagas com ele: compra de equipamentos, materiais de escritório e contratação de serviços são gastos previstos.

O mesmo vale para despesas com água, energia, aluguel comercial, salário de funcionários e automóveis. Ou seja, tudo que sua empresa precisa para não parar de funcionar. Por isso a importância de saber como fazer esse cálculo para não ter dor de cabeça.

ilustração de computador com três pessoas mexendo em laptops e observando as métricas da empresa
O capital social é muito conhecido dentro de uma empresa e está presente em vários processos

Qual a importância do capital social de uma empresa

A importância do capital social está em evitar que seu negócio quebre antes mesmo de começar a dar lucros. É ele o responsável pela sobrevivência da empresa, ao mesmo tempo que funciona como termômetro para definir o que será feito nos primeiros meses.

Não adianta ter planos extravagantes se o limite financeiro do seu negócio não permite grandes passos em um primeiro momento. É importante saber também que o valor definido vai influenciar diretamente no crédito que será liberado para a sua empresa no mercado.

O que compõe o capital social de uma empresa

O que vai compor o capital social de uma empresa depende muito das condições de cada sócio e do que eles disponibilizam para o início da empresa. Nem sempre o valor investido por todos é uma quantia em espécie.

É possível que um sócio invista R$1.000  em dinheiro, outro possa investir um automóvel para uso da empresa, outro possa bancar serviços terceirizados, entre outros. Ou seja, de dinheiro a bens e serviços, muitas coisas podem compor o capital social de um negócio.

Como definir o valor do capital social 

Existe um passo a passo que deve ser trilhado para conseguir definir exatamente qual o capital social que sua empresa vai precisar. Respeitar essas etapas é importante para conseguir prever todos os gastos e necessidades dos primeiros meses do negócio.

Definir o ramo e listar necessidades

Ao começar um negócio você já deve saber em que ramo vai trabalhar. Então a primeira coisa que deve ser feita é uma lista de necessidades. Ou seja, com o que você vai precisar gastar para fazer seu negócio funcionar?

Orçamento para abertura

Com as necessidades listadas, é o momento de orçar esses gastos. Aluguel de ponto comercial, funcionários, carros ou motos para delivery, matéria prima, serviço de TI, assessoria jurídica e contábil, entre outros.

Definir valor

Pronto, depois do orçamento feito você terá uma boa estimativa do valor e dos serviços que vai precisar. Agora é buscar sócios, caso você ainda não tenha e precise, e finalmente montar o capital social da sua empresa.

Ah! É importante saber que o valor definido do capital social pode ser alterado a qualquer momento, se necessário. Então se surgirem novas demandas, não se preocupe que será fácil resolver.

Como constituir o capital social de uma empresa

Mas se engana quem pensa que construir o capital social de uma empresa diz respeito apenas ao que é investido no ato de abertura do negócio, o que chamamos de “valor integralizado”. Além disso, faz parte do capital social o valor que será investido no futuro.

Sim, porque ao fazer o plano de negócio da sua empresa, você vai definir o que espera para o futuro dela e crescimentos serão previstos. Então eles também precisam ser contabilizados. No mercado, chamamos esse investimento futuro de “valor à integralizar”.

E para quem é MEI, como fazer o capital social?

O capital social do MEI pode ser feito da mesma forma que em uma empresa ou empreendimento maior. Mas também é possível definir um valor bem menor para esse começo, como R$100 referentes à abertura do negócio.

O importante para o MEI é prestar atenção para não ultrapassar o valor de faturamento permitido. Uma vez que o microempreendedor individual tem um teto de 81 mil reais por ano e não pode prever um capital social que vá ultrapassar esse limite.

Está pronto para abrir a sua empresa?

São muitas etapas para abrir um negócio, mas com planejamento e ajuda profissional você consegue fazer tudo de forma rápida e fácil. Então agora que você já sabe o que é e como funciona o capital social, aproveite as facilidades de empréstimo Banco Bari.

Desde a abertura à investimentos para fazer o seu negócio crescer, temos crédito para todo tipo de necessidade da sua empresa. Somos um banco digital e tudo pode ser feito do conforto do seu lar. Acesse nosso site e faça a sua conta!

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.