A Moody's Local Brasil Agência de Classificação de Risco Ltda. ("Moody's Local Brasil") anunciou, em 26 de novembro de 2025, uma importante atualização sobre os ratings do Banco Bari de Investimento e Financiamentos S.A. ("Banco Bari").
A Moody's Local Brasil afirmou os ratings de emissor e de depósito de longo prazo do Banco Bari em A-.br, e o rating de depósito de curto prazo em ML A-2.br. A principal mudança foi a revisão da perspectiva de estável para positiva.
A revisão da perspectiva para positiva reflete o contínuo fortalecimento da rentabilidade do Banco Bari após um ciclo de investimentos significativo realizado em 2022 e 2023.
Rentabilidade em crescimento: O banco registrou um lucro de R$19 milhões no primeiro semestre de 2025, um aumento de 78,2% em relação o mesmo período do ano anterior. A rentabilidade (lucro líquido anualizado/ativos tangíveis) subiu para 2,5% neste semestre, comparado a 1,9% em 2024 e -1,0% em 2022. Esse avanço se deve principalmente à redução de despesas administrativas após a conclusão dos investimentos em tecnologia.
Captação diversificada: A perspectiva também reconhece uma maior diversificação dos instrumentos e canais de captação. O Banco Bari tem acessado novos instrumentos de dívida, como letras financeiras, depósitos interfinanceiros e DPGES (Depósitos a Prazo com Garantia Especial), além de expandir sua oferta de captação no varejo por meio de sua plataforma digital (oferecendo LCIs e CDBs).
A afirmação dos ratings é fundamentada em:
Alta qualidade da carteira de crédito: O Banco Bari tem um foco em crédito com garantia, atuando fortemente nas modalidades de crédito imobiliário (principalmente home equity) e empréstimo consignado. Apesar da carteira de crédito somar R$1,9 bilhão em junho de 2025 , o histórico de inadimplência e perda efetiva é baixo devido às garantias.
2. Níveis de capital confortáveis: No final do primeiro semestre de 2025, o índice de capital nível 1 era de 20,2% e o Índice de Basileia de 21,1%. Essa estrutura de capital é considerada robusta, suportada por aportes dos controladores e recorrente geração de resultados, fornecendo um “colchão” confortável acima do mínimo regulatório.
A gestão de liquidez ainda limita os ratings. O Banco Bari apresenta um descasamento de prazos e taxas entre ativos (mais longos, com exposição ao IPCA) e passivos (majoritariamente pós-fixados), o que pode gerar pressões de liquidez em momentos de estresse. Historicamente, o banco também tem apresentado índices modestos de ativos líquidos (7,6% em junho de 2025).
Quer ver o relatório completo? Acesse agora mesmo!
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.