Blog

24 abr 20

Educação Financeira

Um passo de cada vez: anote seus gastos diários.

Anotar seus gastos diários é uma das formas de estabelecer o controle de suas despesas e descobrir qual é sua realidade financeira. 

Da mesma forma que um médico pede exames para saber sua condição de saúde, um controle financeiro bem feito pode dar o diagnóstico de quais são as áreas em que você gasta mais e em quais, com certo esforço, você consegue apertar um pouquinho e economizar. 

Registre tudo!

Para ser fiel é preciso que você anote todos os seus gastos diários: desde as contas essenciais como água, luz e moradia, passando pelos seus gastos recorrentes com alimentação e transporte até chegar aquelas pequenas despesas como o cafezinho depois do almoço ou a sobremesa. 

Escolha seu método preferido

A forma de registro pode variar de acordo com o seu perfil. Pode ser um caderno em que você escreva no fim do dia tudo aquilo que gastou, uma planilha salva no seu computador ou na nuvem e até mesmo um aplicativo de celular em que você pode alimentá-lo, em tempo real, cada vez que faz algum gasto. 

Resultados imediatos!

O importante é sempre informar o valor, onde você gastou e, aos poucos ir agrupando isto por categorias. Em um mês você já consegue tirar algumas conclusões, em dois ou três já consegue fazer comparações e projeções sobre o quanto gastou ou economizou. 

Que tal começar hoje mesmo a anotar seus gastos e estabelecer seu controle financeiro? No próximo post, mostraremos como atribuir um teto para cada tipo de gasto. 

Este post foi escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

Equilíbrio para a saúde das suas finanças.

Um passo de cada vez: equilíbrio é a palavra-chave para as suas finanças.

Para começar esta conversa, vamos lembrar de quando estudávamos física? Um sistema entra em equilíbrio quando as forças opostas têm […]

Ler mais
saude-mental-isolamento-social-banco-bari

01 abr 20

Vamos cuidar da nossa saúde mental

Passar semanas em casa, com contato social limitado, pode aumentar nosso medo e ansiedade. Porém, existem maneiras indicadas pela APA de gerenciar essas emoções e sentimentos difíceis.

Ler mais
Reserva de emergência para gastos eventuais.

Um passo de cada vez: construa sua reserva de emergência.

Se uma emergência acontecesse – um problema de saúde, algo que estraga repentinamente em sua residência ou um custo alto […]

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
contato@bancobari.com.br