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Com 2023 batendo à porta, chegou a hora de saber como fazer uma empresa crescer e prosperar. Afinal, esse é o momento para fazer um planejamento eficiente, que contemple a gestão financeira, o bom andamento das atividades e o aumento da vantagem competitiva.
Como, então, chegar a esse estágio? É preciso agir de uma forma estratégica e fazer uma boa gestão empresarial. Em 2023, você deve focar a conquista de espaço no mercado, a geração de lucros e o aumento das vendas.
Esse processo vai além do aumento da equipe e da receita: é importante se atentar à concorrência, voltar-se para a inovação e se destacar.
Então, o que faz mais sentido? Vamos apresentar neste post, resumindo as boas práticas em 7 dicas válidas. Continue lendo e saiba mais!
Para saber como fazer uma empresa crescer, é necessário assegurar que há uma boa organização das finanças e um planejamento voltado para curto, médio e longo prazo. Ou seja, é preciso investir no próprio negócio para melhorar os resultados, sabendo quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A dica é utilizar esse momento de planejamento e definir quais indicadores considerar e as suas metas para uma empresa crescer. Assim, você conseguirá saber onde pode melhorar e o que fazer para atingir os seus objetivos.
Além disso, use o benchmarking. Essa é uma prática que considera as estratégias adotadas pela concorrência para identificar oportunidades de melhoria. Por exemplo, você pode descobrir que seu e-commerce pode oferecer frete grátis ou ter um sistema de atendimento automatizado mais eficiente.
Tudo isso ajudará a entender como crescer financeiramente e expandir suas atividades, seja agora ou no futuro. Nesse processo, você pode precisar de alguma ajuda relativa a capital de giro. Então, vale a pena conhecer algumas possibilidades.
Toda empresa precisa pensar no seu crescimento. Sem isso, tende a perder força e vantagem competitiva no mercado. Logo, pode acabar prejudicada no que se refere a clientes, parceiros e fornecedores.
Então, saber como fazer sua empresa crescer com qualidade é fundamental para a sustentabilidade do negócio. Veja quais são as dicas essenciais para alcançar bons resultados em 2023.
O primeiro passo é elaborar esse documento. Ele prevê a realização de uma análise completa, que contempla:
Sua empresa pode já ter tido sucesso no momento em que você decidiu começar a empreender. Porém, é inviável manter as mesmas práticas sempre, porque isso leva à perda de competitividade e espaço no mercado.
É importante melhorar o modelo de negócio. A partir do que foi identificado no planejamento estratégico, trace as alternativas possíveis. Você pode fazer isso com o Business Model Canvas.
Essa é uma ferramenta de planejamento estratégico dividida em blocos. Por isso, é mais fácil aplicar as ideias, verificar o orçamento necessário e muito mais.
É possível que você já tenha um plano de negócios, mas deve fortalecê-lo. O objetivo é verificar se a sua ideia de crescimento é viável e o que precisa ser feito para tal. Considere esse documento como um roteiro a seguir.
Por isso, é fundamental abranger uma série de aspectos sobre o seu negócio. Por exemplo:
A cultura organizacional deve perpassar os diferentes âmbitos do seu negócio. Por isso, se você quer saber como fazer sua empresa crescer, precisa pensar nesse aspecto.
A ideia é fazer com que todos os seus colaboradores estejam direcionados para um mesmo objetivo e internalizem a missão, a visão e os valores. Isso também ajudará na retenção de talentos, porque gera motivação, engajamento e satisfação com o trabalho realizado.
É importante que a sua gestão utilize indicadores que demonstrem o desempenho em tempo real da empresa. Essa é uma forma de fazer os ajustes necessários de forma dinâmica. Além disso, é possível criar estratégias que aumentem os resultados por meio do engajamento e da produtividade.
Esse processo é chamado de gestão à vista. Ele prevê o uso de equipamentos e tecnologias específicas para ter acesso aos dados e tomar decisões precisas. Portanto, é um investimento que vale a pena.
Aumentar a competitividade do seu negócio implica oferecer algum diferencial para o seu cliente. Esse aspecto pode ser preço, inovação, experiência, praticidade, estilo de vida entre outros benefícios.
Isso ajudará a atrair clientes e contribuirá para que sua empresa consiga crescer financeiramente. Aqui, vale adotar iniciativas complementares. Por exemplo:
Perceba que o propósito é oferecer um diferencial aliado a uma boa experiência de compra. Ao fazer isso, você se aproxima do cliente e fortalece seu relacionamento.
Por fim, toda estratégia na hora de saber o que fazer para ajudar uma empresa a crescer passa por um bom controle do fluxo de caixa. O objetivo é saber de onde o dinheiro vem e para onde vai.
Mais do que isso, o fluxo de caixa ajudará a organizar as finanças e garantir a sobrevivência do negócio. Afinal, você saberá se tem a quantia necessária para honrar os compromissos de curto, médio e longo prazo.
Ao mesmo tempo, poderá criar estratégias, caso seja necessário correr atrás de um empréstimo a juros baixos. É o caso da linha de crédito com garantia de imóvel, modalidade de crédito com as menores taxas do mercado e ideal para financiar as operações e basear seu crescimento em um endividamento saudável.
Toda empresa pode crescer rapidamente, mas é preciso garantir que esse processo seja sustentável. Para isso, é importante adotar não só as 7 dicas que apresentamos anteriormente, mas também algumas outras recomendações. Veja quais são elas:
Chegou o momento de saber o que deve ser feito para sua empresa ter lucro. Primeiro, é importante entender a definição de lucro: esse é o valor conseguido com o faturamento após a dedução de custos e despesas. Ou seja, é tudo o que sobra após o pagamento de fornecedores, colaboradores, impostos, compra de matérias-primas etc.
Para alcançar lucro, você deve se atentar a 3 principais aspectos. Eles são:
Deu para entender como fazer uma empresa crescer? Seja um e-commerce ou estabelecimento físico, essas recomendações permitirão atingir resultados sólidos que ajudarão seu negócio a se tornar mais sustentável no longo prazo.
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