O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Parceiros

6 estratégias de vendas para afiliados digitais e correspondentes bancários

10 AGO 23
6 estratégias de vendas para afiliados digitais e correspondentes bancários
COMPARTILHE

Se você é parceiro ou parceira Bari, temos uma boa notícia. O mercado de afiliados e correspondentes bancários nunca esteve tão aquecido. No entanto, com mais profissionais ativos, aumenta também a competitividade. Confira 6 estratégias de vendas para afiliados digitais e correspondentes bancários conquistarem mais clientes e se destacarem no mercado. 

Nos últimos três anos, o panorama do mercado financeiro viu uma ascensão marcante de 11,9% na contribuição dos agentes bancários correspondentes, conforme revelou o estudo sobre Tecnologia Bancária da Febraban. O cenário evoluiu de 118,4 mil para 210,6 mil empresas que fornecem serviços em nome das instituições financeiras ao longo desse período.

Segundo o relatório organizado pela Febraban, as transações totais intermediadas por correspondentes bancários aumentaram de 4,5 bilhões em 2019 para 5,8 bilhões em 2020. Tal escalada resultou em um crescimento global de 20% no setor de transações bancárias. No entanto, deve-se observar que a pesquisa não inclui outras frentes de atuação do segmento de serviços financeiros. 

No Bari, por exemplo, para vender nossos produtos inteligentes de crédito, um profissional não precisa necessariamente ser um correspondente bancário. É possível atuar também como afiliado digital entre outros tipos de parcerias.

Independentemente da sua função, as dicas a seguir podem ajudar você a obter destaque no mercado e, claro, aumentar suas vendas. Confira as nossas sugestões de estratégias de vendas para afiliados e correspondentes bancários e potencialize seu negócio. 

6 estratégias de venda para afiliados de sucesso

Mantenha conexões reais com seu cliente

A empatia é um poderoso motor para criar conexões reais. Ter empatia pelo seu cliente é entender as dores dele e, assim, conseguir oferecer o produto ou serviço que atenda perfeitamente às suas necessidades.

Ao se colocar no lugar do cliente, você consegue se conectar emocionalmente com ele e demonstra que, acima de qualquer negócio, são dois seres humanos confiando um no outro. Afinal, falar e lidar com dinheiro é sempre um momento delicado. 

Tente entender por qual motivo seu cliente está buscando um empréstimo, por exemplo, é meio caminho andado para estabelecer conexões reais com ele. Mesmo que a venda não aconteça neste momento, procure manter uma relação verdadeira. Tente ajudá-lo da maneira que conseguir, ouça-o e deixe claro que você estará disponível no futuro. 

Ofereça um atendimento individualizado

Ctrl+C e Ctrl+V já não são mais suficientes para proporcionar uma comunicação individualizada. Seu cliente precisa se sentir valorizado e importante como, de fato, ele é. E essa estratégia de venda diz respeito a muito mais do que a personalização de um nome no e-mail.

Bom, até aqui você entendeu que precisa estabelecer conexões reais com seu cliente, como vimos no tópico anterior. Essa primeira dica é essencial, pois somente a partir dela será possível oferecer um atendimento individualizado

A partir do momento em que você sabe quais são as necessidades, características e desafios do seu cliente, é possível sugerir produtos e serviços mais assertivos e coerentes. Na hora de entrar em contato com ele, dê preferência pelo canal de comunicação pelo qual ele se sente mais confortável para conversar.

Dica: o CRM que você utiliza pode ser uma boa fonte de informações valiosas e relevantes sobre seu cliente, não deixe de consultar a ferramenta. ????

Crie uma FAQ prática e objetiva

FAQ é a sigla em inglês para Frequently Asked Questions, no portugês, Perguntas Mais Frequentes. Como o próprio nome sugere, a FAQ é um instrumento pelo qual o cliente tem acesso às respostas para as principais dúvidas que ele possa ter.

Esse documento, que pode ser uma imagem, um PDF ou até um link para uma página on-line, deve ser prático e objetivo. O intuito não é se aprofundar nas respostas, mas, pelo contrário: oferecer um tira-dúvidas rápido e fácil de ser interpretado. 

Na hora de definir as perguntas e respostas, considere sua carteira de produtos e sua trajetória no mercado. A experiência, muitas vezes, nos permite antecipar algumas dúvidas possíveis.

Dica: se você possui uma conta comercial no WhatsApp, utilize as funcionalidades da ferramenta para criar uma FAQ automatizada. Assim, quando seu cliente entrar em contato já terá fácil acesso às suas possíveis dúvidas - e respectivas respostas. 

Utilize os materiais de Marketing no momento certo

Você sabia que todo parceiro Bari tem à disposição um pack de materiais criados pelo nosso time de Marketing com objetivo de ajudá-lo a fazer mais negócios? Por meio do Portal de Parceiros, é possível ter acesso a imagens e textos de apoio, flyers digitais, guia da marca com orientações sobre identidade visual e tutoriais de aplicação, entre outros documentos.

Porém, nem todos os materiais podem fazer sentido para você e seu cliente. Por isso, a dica é usar apenas o que realmente for relevante para o seu caso, assim como no momento adequado. 

Vamos supor que, após algumas análises, você descobriu que seus clientes, em geral, preferem conversar pelo telefone do que ler um e-mail.  Nesse caso, os materiais visuais podem servir mais como instrumento de apoio e acessório para reforçar o seu contato telefônico prévio. 

Por exemplo. “Olá, Nome do Cliente! Agradeço por sua disponibilidade e atenção em nossa conversa recente. Conforme falamos, acredito que esse produto faz todo o sentido para você por esta e esta razão. Na imagem anexa, você pode conferir um resumo com as características e vantagens do produto X”. 

Invista em estratégias de social proof ou prova social

Social proof ou prova social é um fenômeno psicológico que vem sendo bastante utilizado em estratégias de venda para afiliados digitais. Apesar do nome parecer complexo, nada mais é do que o popular marketing de boca a boca. Para ficar ainda mais claro, vejamos a seguinte suposição.

Você está em busca de um par de tênis brancos e encontra um modelo perfeito em três diferentes lojas. A loja nº 1 tem apenas 3 avaliações, sendo uma delas negativa. A loja nº 2, no entanto, possui 5 avaliações, todas positivas. Mas a loja nº 3 contém mais de 20 avaliações positivas. Em qual você vai preferir comprar? A loja 3, certo?

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen, 92% dos entrevistados afirmaram confiar na recomendação de conhecidos e 70% garantiram que confiam até mesmo na recomendação de quem não conhecem. 

Como aplicar a prova social em produtos financeiros

Quem melhor do que alguém que já utilizou e aprovou o produto ou serviço que você oferece para falar sobre ele? 

Se você teve uma experiência positiva com um cliente, que tal convidá-lo a gravar um áudio ou vídeo contando como foi essa parceria? Essa “prova”, que pode ser até um print de mensagens enviadas pelo WhatsApp, pode ser compartilhada com futuros clientes ou publicada nas redes sociais. Desde que com o consentimento do cliente, é claro.

Percebeu como é importante seguir as dicas anteriores? Sem conexão real e relacionamento individualizado com seu cliente, a prova social, provavelmente, não vai funcionar. 

Ou seja, não existem fórmulas prontas e mágicas para vender mais. O que vai fazer a diferença na sua atuação é um conjunto de ações e estratégias utilizadas em conjunto.

Considere a IA como ferramenta de apoio

Por fim, finalizamos nossa lista de sugestões de estratégias de venda para afiliados e correspondentes bancários com ela, a Inteligência Artificial. Muito tem se falado nos últimos meses sobre ChatGPT. Mas você sabia que a ferramenta do momento também pode ajudar você a vender mais?

Confira algumas possibilidades:

  1. Use o ChatGPT para revisar ortografia e concordância, assim como sugerir melhorias em seus padrões de interações com os clientes.
  2. Peça à ferramenta para ajudar você a criar mensagens personalizadas para cada tipo de cliente.
  3. Na hora de criar uma FAQ, use o ChatGPT para sugerir as questões mais comuns sobre determinado produto ou serviço que você vende.
  4. Utilize a ferramenta de IA para se capacitar. Peça para o bot resumir artigos, livros ou videoaulas interessantes. Assim, você ganha tempo e mais qualificação.
  5. Solicite sugestões de novas abordagens para reativar clientes inativos.

Além do ChatGPT, existem inúmeras ferramentas de IA que podem ajudar você a gerar mais vendas. Não faltam listas na internet apresentando plataformas inteligentes para isso e aquilo. Algumas delas, são: 

  1. PathFactory: utiliza IA para recomendar conteúdo relevante em tempo real, aumentando o engajamento dos visitantes do site.
  2. SendinBlue: plataforma de automação de marketing que utiliza IA para otimizar o envio de e-mails e melhorar as taxas de entrega.
  3. Zeta Global: oferece personalização em tempo real usando IA para melhorar a experiência do cliente em vários canais.
  4. Outbrain: plataforma de descoberta de conteúdo que utiliza IA para recomendar conteúdo relevante em sites parceiros.
  5. MonkeyLearn: oferece análise de sentimento e categorização de texto por meio de IA, útil para entender feedback e opiniões dos clientes.
  6. WordLift: utiliza IA para otimizar o SEO do conteúdo do seu site, melhorando sua visibilidade nos mecanismos de busca.
  7. ReSci (Retention Science): utiliza IA para prever o comportamento futuro dos clientes e personalizar as interações de marketing.
  8. Conversocial: ferramenta de gerenciamento de redes sociais que utiliza IA para automatizar respostas e interações com clientes.
  9. SentiOne: plataforma de escuta social que utiliza IA para monitorar menções à marca e análise de sentimento em várias línguas.

Viu só quantas estratégias de vendas podem alavancar o seu negócio? Conte sempre com a gente para potencializar sua atuação e aumentar a sua renda. Bom trabalho!

Leia também: Como garantir a satisfação do cliente de crédito imobiliário e por que conquistá-la

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.