O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ Crédito com garantia de imóvel

Empréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

Quais são os tipos de investimentos oferecidos pelo Bari

04 JUL 22
COMPARTILHE

Os investimentos oferecidos pelo Bari são de renda fixa e garantem segurança e boa rentabilidade. Por isso, são ideais para quem quer construir e consolidar seu futuro.

Na hora de fazer seu dinheiro render, é preciso encontrar uma instituição financeira de confiança. Afinal, é essencial garantir que as suas aplicações financeiras estejam em segurança e tragam retorno. Se é isso que você está procurando, precisa conhecer os investimentos oferecidos pelo Bari.

O banco conta com várias opções para quem deseja construir e consolidar seu patrimônio. Assim, fica mais fácil encontrar a aplicação financeira desejada, isto é, que está alinhada ao seu perfil de investidor.

Então, que tal conhecer as alternativas? Vamos apresentar todas elas neste post. Continue lendo.

Veja também: linhas de crédito oferecidas pelo Banco Bari!

Por que começar a fazer investimentos?

A educação financeira é essencial para qualquer pessoa. Ainda assim, boa parte dos brasileiros ainda desconhece a importância dessas informações — e isso pode ser comprovado a partir de alguns dados.

Por exemplo, você sabia que mais da metade dos brasileiros não têm ou não sabem montar um planejamento financeiro? Isso é o que apontou uma pesquisa da fintech de educação financeira Leve.

Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados se encaixam nessa condição. Outro dado preocupante é que 46% alegaram não ter confiança para definir metas de longo prazo.

Esses números podem explicar a situação financeira de desequilíbrio que atinge grande parte dos brasileiros. Tanto é que o endividamento e a inadimplência bateram recordes em abril de 2022.

Os dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que 77,7% das famílias terminaram o mês com alguma dívida em aberto. Ou seja, quase 8 em cada 10 lares estão com as contas no vermelho.

Ao mesmo tempo, 28,6% das famílias estão inadimplentes. Ou seja, têm alguma dívida vencida e não paga. Nesse cenário, 10,9% declararam não ter condições de pagar as contas atrasadas.

Dados como esses reforçam a importância e a necessidade de começar a investir desde já. E tem mais. Ao aplicar seu dinheiro, você inverte a relação. Em outras palavras: em vez de trabalhar para ganhar dinheiro, você deixa a quantia economizada gerar uma renda passiva, isto é, sem esforço.

São muitos os benefícios reconhecidos por quem decide investir. Entre os quais:

  • Fazer seu dinheiro valer mais com o tempo, reduzindo o impacto da inflação;
  • Aumentar sua liberdade financeira;
  • Construir seu patrimônio;
  • Garantir o seu futuro, especialmente na terceira idade;
  • Reduzir o impacto de erros e imprevistos financeiros;
  • Alcançar os seus objetivos e sonhos.

Leia mais: Como começar a investir do zero com pouco dinheiro

Todas essas vantagens surgem quando você possui o controle financeiro na palma da sua mão. Nesse caso, você sabe exatamente como estão suas finanças e toma decisões mais acertadas.

Porém, ainda é preciso conhecer os investimentos oferecidos pelo Bari. É isso que vamos abordar em seguida. Confira!

Quais são os tipos de investimentos oferecidos pelo Bari?

ilustração de um homem ao lado de um saco de dinheiro e uma mulher olhando um gráfico de pizza

Antes de mais nada, é importante você saber que o Banco Bari conta com um  portfólio de investimentos de renda fixa. Essa característica garante a formação de uma reserva de emergência e a construção de um patrimônio sólido.

Afinal, a renda fixa é uma categoria em que o retorno é praticamente assegurado. Isso significa que a chance de perder dinheiro é próxima a zero. Outro fator positivo é que algumas aplicações financeiras são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Essa é uma entidade sem fins lucrativos que serve para preservar o patrimônio dos investidores em caso de falência do emissor do título. Assim, você recebe de volta até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

Ou seja, é só aplicar até esse limite respeitando essas condições para ter o seu dinheiro preservado. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de decidir qual dos investimentos oferecidos pelo Bari tem mais o seu perfil. Considere, ainda,  a diversificação para que você alcance os melhores resultados possíveis.

Leia mais: 5 dicas para diversificar os seus investimentos

Chegou a hora de saber quais opções estão disponíveis. A seguir, vamos listar todas elas, divididas por segmentos. Confira!

CDB

O Certificado de Depósito Bancário é um título privado. Ele é emitido pelo próprio Banco Bari e outras instituições financeiras.

O CDB tem características específicas. Por exemplo, a remuneração pode ser:

  • Prefixada: quando você sabe qual a rentabilidade na compra do título. Por exemplo, 1,5% ao ano;
  • Pós-fixada: é aquela em que o rendimento é atrelado a um indexador econômico. Geralmente, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), a taxa Selic ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Assim, o retorno depende e oscila conforme esse percentual;
  • Híbrida: é aquela em que há uma combinação dos dois modelos anteriores. Por exemplo, IPCA + 1,5% ao ano. É a opção que sempre garante um retorno real, já que paga a inflação mais um percentual.

Vale a pena lembrar que:

  • CDI: é a taxa negociada nos empréstimos entre os bancos. Por isso, fica próximo à Selic;
  • Selic: é a taxa básica de juros da economia. É definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) a cada 45 dias. Portanto, é predeterminada;
  • IPCA: é a inflação oficial do Brasil.

Além da remuneração, o CDB também pode ter diferentes tipos de liquidez. Ou seja, o dinheiro aplicado mais o seu lucro podem ser resgatados em condições diferentes. No Banco Bari, as possibilidades são:

  • Liquidez diária: é o título que permite sacar o capital a qualquer momento. É ideal para quem está formando uma reserva de emergência;
  • Liquidez alta: possibilita sacar o dinheiro em períodos curtos. Por exemplo, você aplica hoje e pode resgatar em 30 dias;
  • Liquidez baixa: permite fazer o saque somente em períodos longos. Normalmente, no vencimento do título. Por exemplo, julho de 2027.

Ainda é importante analisar o chamado período de carência. De forma resumida, é o  prazo no qual o cliente não tem permissão de resgatar  a quantia. Depois disso, ela pode ser feita de acordo com a liquidez.

Por exemplo, um CDB pode ter liquidez diária com uma carência de 90 dias. Isso significa que você terá que esperar 90 dias e, depois desse período, poderá sacar quando quiser.

No caso dos investimentos oferecidos pelo Bari, o CDB é um dos principais e surge em diferentes alternativas:

  • CDB com liquidez diária e rentabilidade de 105% do CDI;
  • CDB Flex, que tem liquidez diária após uma carência de 186 dias. O vencimento é em 2 anos e a rentabilidade é de 110% do CDI;
  • CDB com prazo de 1 ano e rentabilidade de 115% do CDI;
  • CDB com prazo de 2 anos, com rentabilidade de 118% do CDI;
  • CDB com prazo de 3 anos e rentabilidade de 120% do CDI.

O fato do rendimento estar acima do CDI é um bom atrativo. Isso significa que você tende a ganhar mais do que a Selic. Para se ter uma ideia, em junho de 2022, a taxa básica de juros está em 13,25% ao ano. Ou seja, você pode receber acima disso ao aplicar seu dinheiro nessa modalidade.

Por fim, o CDB tem outra vantagem relevante: a proteção do FGC. Então, é uma segurança extra para você investir seu dinheiro e construir seu patrimônio!

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário também é um título privado. No entanto, possui características diferentes do CDB. A liquidez costuma ser menor e o valor mínimo para aplicação, maior.

Por outro lado, é isento de Imposto de Renda (IR), o principal benefício e o maior atrativo desse investimento. Entre as opções disponíveis no Banco Bari estão as seguintes:

  • LCI com prazo de 6 meses e rentabilidade de 95% do CDI;
  • LCI com prazo de 1 ano e retorno de 98% do CDI;
  • LCI com prazo de 2 anos e rendimento de 100% do CDI;
  • LCI com prazo de 3 anos e remuneração de 102% do CDI;
  • LCI IPCA+, que é indexado pela inflação. Assim, você tem uma rentabilidade híbrida, que garante o IPCA + 4,9% ao ano. O prazo é de 3 anos;
  • LCI IPCA+, que paga o IPCA + 5% ao ano. O prazo é de 4 anos.

Assim como o CDB, também há a proteção do FGC.

CRI

Ainda existem os Certificados de Recebíveis Imobiliários. Os CRIs também apresentam a isenção do IR e oferecem uma rentabilidade maior. Porém, o prazo de aplicação é mais longo.

O produto oferecido no Bari é o CRI Bari Securitizadora. O período de vencimento é de 17 anos, com uma rentabilidade de IPCA + 5,25% ao ano. Outro detalhe é que não há garantia do FGC.

De toda forma, é possível constatar que cada alternativa tem suas vantagens. O que você precisa agora é definir qual é a opção mais indicada de acordo com o seu perfil de investidor. Assim, será possível chegar à escolha mais acertada para a sua realidade financeira.

Aproveite: os investimentos oferecidos pelo Bari são variados e atendem a diferentes perfis. Porém, sempre com a segurança de uma instituição financeira confiável.

Então, que tal contar com uma ajuda especializada no processo de construir seu patrimônio? Conheça todos os investimentos oferecidos pelo Bari e escolha o melhor para você.

 

 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.