O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Educação financeira

Metas financeiras de longo prazo: o que são e como defini-las

10 JUL 24
Metas financeiras de longo prazo: o que são e como defini-las
COMPARTILHE

Estabelecer metas financeiras de longo prazo é fundamental para garantir estabilidade financeira e aumento de patrimônio ao longo dos anos. Com um bom planejamento, chega a segurança financeira e também a possibilidade de realizar sonhos, como a compra de um imóvel, a educação dos filhos ou uma aposentadoria confortável.

Se você tem dificuldade em organizar suas finanças, veio ao lugar certo: neste artigo, vamos lhe ajudar a definir metas realizáveis e estabelecer as melhores estratégias para alcançá-las.

O que são metas financeiras de longo prazo?

Metas financeiras de longo prazo são os objetivos que você pretende alcançar em um período superior a cinco anos. Tais metas podem ser individuais, mas também podem ser compartilhadas com cônjuges e familiares, desde que todos estejam de acordo.

Diferente das metas de curto prazo, que são focadas em necessidades imediatas e não envolvem grandes deliberações, as metas de longo prazo envolvem muito planejamento e disciplina para serem alcançadas.

Alguns exemplos pertinentes deste tipo de meta são: a compra de um imóvel (ou talvez um segundo imóvel, como uma casa de praia ou uma chácara), a educação dos filhos e, claro, o famoso “pé de meia” para uma velhice confortável.

Importância das metas financeiras de longo prazo

Traçar metas de longo prazo é ótimo para quem precisa exercitar a disciplina com o próprio dinheiro. Ao se planejar para o futuro, você consegue evitar compras impulsivas e consegue priorizar o que é realmente importante, algo fundamental para alcançar estabilidade financeira e estar pronto para eventuais imprevistos.

 

Outro ponto importante é o potencial de realização de grandes objetivos. Adquirir um imóvel, planejar uma aposentadoria confortável, ou quem sabe o sonho de fugir da cidade grande e viver em um sítio ou casa de campo. Tudo isso custa dinheiro. Estabelecer metas claras permite que você direcione seus esforços e recursos de maneira eficiente para alcançar esses objetivos.

 

Além destes benefícios práticos, estabelecer metas financeiras de longo prazo também pode ser um ótimo motivador para o seu dia a dia. Quando você norteia seus passos rumo a um objetivo que lhe trará satisfação, encarar a rotina passa a ser mais fácil, pois você sabe aonde quer chegar.

 

Leia também: Planejamento financeiro para realizar objetivos

Como Definir Metas Financeiras de Longo Prazo

O primeiro passo para definir metas financeiras de longo prazo é, justamente, identificar seus objetivos. Guardar dinheiro só por guardar não é uma tarefa fácil: o ideal é que você saiba qual será a finalidade do capital poupado.

Por isso, ao dar início a uma meta de longo prazo, pense em onde você quer estar financeiramente nos próximos 10, 20 ou 30 anos. Esses objetivos podem incluir:

Compra de um imóvel
Conquistar o tão sonhado imóvel próprio e dar adeus ao aluguel é um dos maiores sonhos do brasileiro. A Pesquisa Radar, publicada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) em dezembro de 2023 mostra que, para 31% dos brasileiros, a compra de um imóvel é prioridade.

 

Leia também: Por que pode ser uma boa hora para comprar um imóvel?

Educação dos filhos
Segundo uma pesquisa encomendada pelo Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, 72% dos pais não fazem nenhum tipo de poupança para contribuir com o futuro de seus filhos. É o tipo de meta financeira de longo prazo que precisa ser bem estudada, para não pesar no orçamento familiar atual.

Reserva de emergência
Eventos como a pandemia e os recentes alagamentos no Rio Grande do Sul nos lembram, da pior maneira, como é importante estar preparado para emergências. Ter uma reserva para este tipo de adversidade deveria estar entre as metas financeiras de longo prazo de todos nós.

Leia também: Como construir sua reserva de emergência.

Aposentadoria confortável
Se a aposentadoria tradicional torna-se um sonho cada vez mais distante para boa parte dos trabalhadores, é preciso buscar outros meios para ter uma velhice confortável. Investir em um plano de previdência privada pode ser uma boa opção - e quanto antes começar a guardar, melhor.

Leia também: Melhores formas de garantir a aposentadoria no Brasil

Aumento de patrimônio
Se o primeiro imóvel é um sonho já realizado, o aumento de patrimônio pode ser a próxima meta de longo prazo. Isso inclui um segundo imóvel, um terreno ou um novo automóvel, por exemplo, mas também pode incluir bens mobiliários, como ações de uma companhia ou títulos de renda fixa, ou até empreendimentos, como a compra de uma franquia.

Investimentos bancários
Tem coisa melhor do que ver dinheiro rendendo sem fazer esforço? Isso é o que faz os investimentos serem tão atrativos. De fato, segundo a Pesquisa Radar, aplicar recursos em investimentos financeiros é o sonho de 25% dos brasileiros. Se você faz parte dessa amostragem, não deixe de conhecer as opções de renda fixa que o Banco Bari oferece.

Leia também: O que é renda fixa e como começar a investir?

Viabilizando as metas financeiras de longo prazo

Agora que definimos algumas categorias para nossas metas, é chegada a hora de começar a viabilizar como tirá-las do papel. Novamente, é um trabalho que envolve planejamento, organização e compromisso.

Defina um prazo
Definir um horizonte temporal claro ajuda a planejar de forma mais eficiente. Então, se você, por exemplo, deseja comprar uma casa em 10 anos, calcule quanto precisa guardar todos os meses para atingir esse objetivo.

Calcule o valor necessário
Tão importante quanto o prazo, é o valor. Novamente usando um imóvel de exemplo: se você planeja adquirir um imóvel que custa R$ 300 mil em 10 anos, use este valor e esta janela de tempo para calcular. Não deixe de levar em consideração a inflação e outros fatores econômicos que podem impactar no valor final.

Tenha consistência
Investir regularmente é uma das estratégias mais eficazes para alcançar metas financeiras de longo prazo. Diversifique seus investimentos, de acordo com o nível de risco que deseja tomar nesses investimentos, entre ações, fundos de investimento, imóveis e outros ativos que lhe ajudem a conseguir  um bom retorno ao longo do tempo.

Automatize suas contas
Automatizar transferências para uma poupança ou investimento no dia do pagamento é uma maneira eficaz de garantir que você está sempre reservando parte da sua renda para suas metas.

Reduza suas dívidas
Convenhamos: é bem difícil poupar dinheiro tendo muitas dívidas pendentes. Então, como parte do seu planejamento, comprometa-se em reduzir ou eliminar dívidas já existentes, especialmente aquelas com altas taxas de juros, como o cartão de crédito. Assim, você libera mais recursos para poupar.

Leia também: Quais dívidas pagar primeiro?

Estude e se aprimore
Aprimorar seus conhecimentos financeiros é ótimo para o seu bolso. Então estude muito: leia, participe de cursos e webinars, siga investidores e bancos para se manter sempre bem informado sobre as novidades e as melhores práticas de gestão financeira.

O que podemos concluir?

Todos os anos, a Febraban e o Banco Central se unem para calcular o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro. Em 2023, em uma escala de 0 a 100, o índice geral ficou em 56,2, uma leve melhora em relação ao ano anterior. O que significa que uma parcela significativa da população está empenhada em honrar com suas dívidas e manter o nome limpo.

 

Isso também significa que o brasileiro é um povo resiliente que, independente da condição econômica atual, gosta de fazer planos para o futuro e traçar metas financeiras de longo prazo.

 

Com planejamento, disciplina e as estratégias certas, é possível transformar sonhos em realidade e garantir um futuro financeiro mais seguro. Conte com o Banco Bari para ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com seu dinheiro hoje - e um futuro mais tranquilo amanhã.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.