O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Multiconta

Um aplicativo que ajuda você a guardar $ para seus objetivos.

Multiconta Banco Bari
Conta Controle
Conta Objetivo
Pix
Baricard Elo Grafite
Investimentos

Produtos de Renda Fixa para o seu dinheiro render com segurança.

Saiba mais
Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto
Financiamento imobiliário

Inclua as custas de cartório nas parcelas e utilize seu saldo do FGTS.

Saiba mais

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

Custo de oportunidade, porque esse tema é tão importante para quem investe

19 ABR 21
COMPARTILHE

Entenda por que a relação entre escolha e escassez é essencial para o investidor

Se você é iniciante no mundo dos investimentos ou tem interesse em entrar no setor, já deve ter ouvido falar sobre custo de oportunidade. O termo, que causa curiosidade nos investidores sem experiência, é um grande aliado na hora de aplicar o seu dinheiro.

Pensando em facilitar a sua vida, nós do Banco Bari, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o conceito: o que é, qual sua importância, como calcular e muito mais. Então confira para ficar afinado no assunto e investir seu dinheiro com mais segurança.

O que é Custo de Oportunidade

Ao entrar no mundo dos investimentos financeiros, uma das primeiras coisas que você precisa saber é “o que é custo de oportunidade”. Afinal, é ele que vai determinar o valor do que você vai perder fazendo determinadas escolhas.

Como sabemos, para toda decisão que tomamos na vida existe uma consequência e nos investimentos não seria diferente. A forma como você escolhe investir o seu dinheiro gera um custo referente aquilo que você não escolheu.

Como assim?

Em todo investimento existem vantagens e desvantagens que você vai precisar levar em conta. Um bom exemplo é quando você tem um valor para investir e não sabe se vale mais a pena fazer um investimento conservador ou agressivo.

Se decidir investir de forma agressiva, você corre mais riscos, mas também pode ganhar mais dinheiro em menos tempo. Se decidir investir de forma conservadora, terá mais segurança, mas vai demorar para conseguir essa quantia.

Ao optar por segurança (escolha), entenda qual vai ser o valor que você vai perder (escassez) por não ter escolhido arriscar.

Qual é a sua importância

A importância desse custo está, basicamente, na oportunidade que ele te dá de analisar os cenários de investimentos. Como sabemos, independente do valor, o que mais importa na hora de investir é o planejamento que é feito.

E é justamente nesse planejamento que entra o cálculo do custo de oportunidade. Para atingir seus objetivos financeiros com mais eficiência, você deve saber exatamente quais serão as vantagens e desvantagens de cada decisão tomada.

Tipos de custo de oportunidade

Ao começar a investir, é importante saber também que existe mais de um tipo de custo de oportunidade no mercado financeiro. Da mesma forma que existe mais de um tipo de investimento, existem custos de oportunidade definidos por todos eles.

Escondido

O custo escondido é aquele onde não é possível definir o valor que será perdido na escolha. Existem investimentos que não dão previsão certa da rentabilidade ou que têm valores embutidos que não dão margem para cálculo.

Aberto

Já o aberto é justamente o contrário: quando os valores estão todos “abertos” e te dão a possibilidade de calcular o que será perdido ao fazer escolhas.

Ambiental

O custo de oportunidade ambiental é aquele que se refere ao investimento e consequente rentabilidade em recursos naturais, como o petróleo por exemplo.

Contábil

Por último, o custo de oportunidade contábil está diretamente ligado ao valor perdido por uma empresa ao escolher determinado investimento.

É importante deixar claro que o custo de oportunidade só existe quando existe uma escolha a ser feita e essa escolha gera perdas e ganhos. E a esse conflito na escolha, dá-se o nome, no mercado financeiro, de “trade off”.

Ilustração mostra humanoides interagindo com computadores e celulares.
O custo de oportunidade vai determinar o valor do que você vai perder fazendo determinadas escolhas

O que é custo de oportunidade zero

E quando não há escolhas com benefícios a serem conquistados ou desvantagens, isso quer dizer que não há riscos? Sim! Basicamente, quando você não está diante de uma escolha que vá te causar perdas, os riscos não existem.

A essa condição, o mercado financeiro dá o nome de custo de oportunidade zero.

Como posso calcular o custo de oportunidade?

Para você saber como calcular, vamos te dar exemplos variados e esperamos que um deles possa estar próximo da sua realidade. Então confere:

Comprando um imóvel

Imagine que você deseja comprar um imóvel e conseguiu juntar uma quantia para dar de entrada. Aqui você tem duas opções:

1 - Pode usar esse dinheiro para realmente dar de entrada no imóvel e assumir o financiamento do restante do valor

2 - Aplicar o valor em uma carteira de investimentos diversificada para fazer essa quantia render e poder comprar o imóvel a vista

Dando o valor de entrada, você comprará logo o seu imóvel, mas assumirá uma dívida de anos com o acréscimo dos juros do financiamento. Já investindo esse dinheiro, você levará mais tempo para comprar o imóvel, mas fará isso sem pagar juros.

É a sua escolha em relação ao tempo x dinheiro que vai definir o custo de oportunidade nessa situação.

Investindo em renda fixa ou variável

Tanto na renda fixa como na renda variável existem vantagens e desvantagens e a escolha entre elas vai depender diretamente de qual é o seu perfil de investidor. Investidores conservadores tendem a optar por renda fixa e investidores agressivos por renda variável.

Então imagine que quer usar o dinheiro de uma rescisão para investir. Se escolher renda fixa, os riscos serão menores, mas o dinheiro não renderá tanto em pouco tempo. Nesse caso, você ganha segurança, mas levará mais tempo para o dinheiro chegar a um valor alto.

Já se escolher renda variável, você pode atingir um valor alto em menos tempo. Entretanto os riscos são maiores porque esse tipo de investimento é influenciado pela inconstância do mercado. Ou seja, você abre mão da segurança para arriscar ganhar mais em menos tempo.

Pronto, agora que você já sabe o que é custo de oportunidade, os tipos e como calcular, você está preparado para fazer seus investimentos de forma eficiente.

Ah! E nós estamos de prontidão para te ajudar a investir. Então acesse nosso site e continue acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos investimentos.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.