Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesCom as melhores taxas do mercado. Até 60% do valor do seu imóvel disponível em dinheiro na conta ou como limite no cartão de crédito.
Conheça o Produto2ª via do boletoCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinEmpréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.
Se você vai começar a investir, precisa conhecer os tipos de perfil de investidor. Essa é uma classificação feita para todos que aplicam seu dinheiro em alguma modalidade. Seu objetivo é verificar qual é a sua tolerância ao risco. Ou seja, quanto você aceita perder.
Isso pode parecer estranho. No entanto, é fundamental entender o seu comportamento em relação ao mercado financeiro. Isso porque risco e retorno estão diretamente relacionados.
Na prática, quanto maior for o risco da operação, mais alto é o potencial de retorno. Por isso, é importante saber qual é o seu nível de tolerância.
Para as instituições financeiras, descobrir o perfil de investidor dos clientes é obrigatório. Essa é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade que regulamenta e fiscaliza o mercado.
O processo é feito pelo chamado teste de suitability. O nome pode ser complexo, mas apenas indica o preenchimento de um formulário. Ele faz perguntas sobre seus objetivos, expectativas e situação atual. Portanto, é bastante simples respondê-lo.
Ainda há mais detalhes a saber. Por isso, criamos este artigo que mostra os 3 tipos de perfil de investidor e suas características. Assim, você terá mais segurança ao aplicar seu dinheiro. Que tal saber mais?
Mais do que uma prática obrigatória, o teste de perfil de investidor das instituições financeiras ajuda a entender os tipos de investimentos mais adequados para você. Afinal, pode ser difícil descobrir quais são eles sem ter amplo conhecimento sobre o mercado financeiro.
Inclusive, essa falta de informação faz com que muita gente opte por aplicações financeiras inadequadas ao seu perfil e que trazem um baixo rendimento.
É o caso da poupança. Essa é a escolha de 29% dos brasileiros, conforme o Raio X do Investidor 2020, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Os outros investimentos ficam com um percentual significativamente menor. Veja:
Além disso, o estudo mostra que somente 40% dos brasileiros são investidores. Ao ter mais informações sobre os tipos de investidores, esse cenário pode mudar. Afinal, o teste de perfil de investidor responde 3 principais questionamentos:
Mais do que isso, ajuda a entender qual é o nível de risco que você quer correr. Isso ajuda a tomar decisões de investimento mais corretas. Por exemplo, você sabe quais os investimentos mais utilizados pelos investidores do perfil conservador?
Se sua resposta é não, saiba que o teste de suitability responderá essa pergunta. Afinal, serão feitas recomendações de investimentos, a depender do seu perfil.
Portanto, ter esse conhecimento é fundamental para construir seu patrimônio, melhorar sua vida financeira e evitar consequências negativas, como prejuízos elevados.
Apesar de existirem algumas instituições financeiras que trabalham com mais opções de perfil de investidores, a Anbima divide-os em três principais categorias. Elas são:
É a categoria que designa os investidores que têm baixa tolerância ao risco. Há grande aversão ao risco. Ou seja, a segurança é a prioridade, mesmo que isso implique um potencial de ganho mais baixo.
Nesse caso, o ideal é optar por aplicações financeiras de longo prazo e baixo risco. É possível diversificar. Aliás, essa é a regra de ouro do mercado financeiro. Isso significa aplicar em diferentes modalidades para aumentar o potencial de rentabilidade e reduzir risco.
Nesse caso, o objetivo da diversificação é aumentar a chance de ganhos. Ainda assim, o foco deve se concentrar em ativos tradicionais do mercado. O ideal é que 80% ou mais da sua carteira de ativos seja composta por investimentos da renda fixa.
Além de pessoas com baixa tolerância ao risco, a carteira deve ser formada dessa forma por outros tipos de investidores. Por exemplo, aqueles que ainda não têm um patrimônio e querem se preparar para a aposentadoria em um prazo de 25 anos ou menos. Quando a situação é essa, é melhor evitar perdas.
Outro exemplo é a pessoa que começa a investir agora. Ela precisa primeiro formar sua reserva de emergência. Esse é um dinheiro investido, mas que precisa ficar disponível para ser usado diante de qualquer emergência.
Esses são bons exemplos de como o perfil de investimento considera o objetivo a ser alcançado. Portanto, responder às perguntas do teste de suitability é necessário para ser mais consciente nas suas aplicações financeiras.
Para quem tem perfil conservador, o foco é a renda fixa. Essa categoria abrange investimentos em que a rentabilidade já é conhecida. Por isso, apresentam baixo risco. Em alguns casos, chega a ser próximo a zero.
Essas aplicações financeiras também são bastante tradicionais. Entre as mais indicadas estão:
O investidor com perfil moderado aceita correr certos riscos, desde que o potencial de retorno seja significativo. Ou seja, ele abre mão da segurança para aumentar a rentabilidade. Além disso, é uma pessoa que costuma ter mais conhecimento sobre o mercado financeiro.
Para alcançar esse equilíbrio na carteira, é preciso investir tanto na renda fixa quanto na variável. O foco é, principalmente, o longo prazo. Entre as principais características do investidor moderado está a versatilidade.
Ele também tem um patrimônio já em crescimento. Por isso, boa parte do seu patrimônio já está aplicada em investimentos conservadores. O percentual pode variar. Enquanto isso, o restante está na renda variável para garantir um retorno mais elevado.
O perfil moderado pode aplicar em todas as opções do conservador. No entanto, tem mais flexibilidade por aceitar riscos. Por isso, algumas alternativas são:
Esse perfil abrange investidores que priorizam o potencial de rentabilidade do investimento. A segurança está em segundo lugar, porque os riscos são assumidos para ter a chance de receber um retorno mais elevado.
Devido a suas características, o investidor com perfil arrojado não se preocupa com perdas momentâneas. Se ele vê que o seu lucro reduziu em determinado dia, aguarda a valorização dos papéis. Afinal, sabe que a volatilidade é comum no mercado financeiro.
Com o foco na diversificação, esse investidor pode investir em alguma modalidade da renda fixa. Porém, 80% ou mais da sua carteira está voltada para a renda variável. Por isso, as principais aplicações financeiras desse perfil são:
Com toda essa explicação, você já percebeu que os tipos de perfil de investidor são essenciais para a sua tomada de decisão no mercado financeiro. Além disso, saiba que eles podem mudar ao longo do tempo. Por isso, vale a pena fazer o teste de suitability com certa frequência.
Agora que você conhece os perfis de investimentos, que tal começar a investir? Conheça as opções do Banco Bari e construa seu patrimônio.
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.