O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Planejamento financeiro

Como conseguir crédito em 5 dicas

18 MAR 21
Como conseguir crédito em 5 dicas
COMPARTILHE

Quais são as melhores alternativas hoje para contratar um empréstimo pessoal? Essa é uma dúvida comum entre aqueles que não sabem como conseguir crédito. No entanto, há muitos outros pontos a serem considerados, como o pagamento de juros excessivos. Continue lendo e saiba mais.

Você quer saber como conseguir crédito? Essa é uma das principais dúvidas que surgem na mente de quem precisa de dinheiro. Afinal, existem diferentes tipos de linhas de crédito disponíveis atualmente, que servem para várias finalidades. Por exemplo, pagar contas atrasadas, quitar outras dívidas ou conseguir realizar algum sonho.

De acordo com uma pesquisa do Google e noticiada pelo Valor Investe feita com 900 consumidores que contrataram um empréstimo nos 12 meses anteriores, as principais finalidades dos empréstimos são as seguintes:

  • Fôlego financeiro para pagar impostos, faturas, despesas mensais e outras dívidas (51,6%);
  • Viabilizar projetos (45,3%), como reformas (15,5%), compra de carro (10,4%), viagens (9,8%) e compra de imóveis (9,6%).

Como podemos ver, as motivações são muitas. Seja qual for a sua, saber como conseguir crédito é muito importante para ajudar no seu objetivo.

A pesquisa mostra que entre os brasileiros que possuem algum empréstimo, 46,2% recorreram aos bancos. Além disso, aproximadamente 30% gostariam de contratar o crédito via app, 20% em sites e 11% por telefone.

Porém, qual será a melhor oportunidade para fazer um empréstimo? Será que a opção escolhida pela maioria é realmente a mais indicada ou existem outros meios financeiramente melhores para conseguir um empréstimo?

Se você também tem essas e outras dúvidas, não se preocupe, hoje vamos responder as principais! Continue a leitura para entender mais sobre o assunto e saber o que fazer para conquistar seu crédito e evitar a inadimplência.

Como faço para conseguir um crédito?

ilustração de homem mexendo no score de crédito no celular e entendendo como conseguir crédito

Para saber como conseguir crédito, é preciso avaliar algumas questões. Afinal, é importante verificar diferentes fatores para se planejar e garantir o chamado endividamento saudável.

Isto é, quando você contrata o crédito para conquistar seus objetivos e organizar suas finanças. Assim, não há risco de inadimplência. 

Então, como conseguir crédito? Veja 5 dicas que vão ajudar nesse propósito.

1. Comece um planejamento

A linha de crédito deve servir para realizar um sonho ou resolver um problema, como as dívidas. Por isso, ela sempre deve ser contratada de forma consciente.

Isso passa por um bom planejamento. Como? Comece organizando suas despesas e vendo quanto você precisa. Em seguida, avalie qual é a quantia que você precisará todos os meses para quitar sua dívida. Assim, você garante que conseguirá pagar os valores mensais.

2. Verifique o seu score de crédito

Quanto melhor for a sua pontuação, mais atrativas serão as condições de negociação. Se você estiver negativado ou negativada, poderá ter o crédito negado ou ter que arcar com taxas de juros mais elevadas.

Leia mais: 6 dicas para ter a aprovação da proposta de crédito mais rápida

3. Pesquise as opções de crédito

Existem diferentes linhas de crédito e cada uma delas tem um propósito específico. De modo geral, elas podem ser divididas em duas classes: empréstimos e financiamentos.

Os empréstimos permitem que você use o dinheiro como quiser. Você contrata o crédito, recebe o dinheiro e pode pagar contas, quitar dívidas, fazer uma viagem, investir, abrir um negócio etc.

Financiamentos geralmente têm uma finalidade específica. Por exemplo, a compra de carro ou casa. Nesse caso, o dinheiro não passa pela sua mão, porque segue diretamente para o vendedor do bem.

Ainda assim, dentro dessas duas modalidades principais, existem subtipos. É o caso do empréstimo pessoal, crédito consignado ou da linha de crédito com garantia de imóvel.

Por isso, é fundamental pesquisar todas as condições para descobrir a mais atrativa para você. Isso porque algumas oferecem taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento facilitados. Logo, comprometem menos o seu bolso.

4. Busque a melhor instituição financeira

Vários bancos e fintechs oferecem linhas de crédito. No entanto, além das opções disponíveis, você também deve analisar as condições, a confiabilidade da instituição financeira e sua reputação perante os clientes.

O ideal é verificar o que está sendo oferecido, quais são as linhas ofertadas e como é feita a cobrança de juros. Mais do que isso, considere o Custo Efetivo Total (CET), que inclui juros mais encargos.

5. Tenha cuidado com os golpes

Existem muitos golpes sendo aplicados hoje no mercado. Por isso, é preciso ter uma atenção especial para evitar se tornar uma das vítimas.

Nesse caso, você deve saber que nenhuma instituição financeira confiável exige o pagamento de alguma taxa para contratar um empréstimo. Nas linhas de crédito em que há algum bem em garantia, há a cobrança de um valor para a vistoria. No entanto, ele está incluído na quantia contratada.

Além disso, pesquise a instituição financeira e sempre entre em contato com o banco para sanar qualquer dúvida. Dessa forma, você vai garantir que está fazendo um bom negócio.

Quais são os principais tipos de crédito?

Como já explicamos anteriormente, existem muitas opções no mercado, com condições, valores e juros que variam entre si. Na hora de saber como conseguir crédito, você deve identificar as principais. Confira na lista a seguir.

1. Cartão de crédito

Embora o dinheiro não vá diretamente para a sua conta, essa é uma linha bem conhecida. 

Os cartões de crédito permitem comprar um item de valor mais alto sem ter que pagar tudo de uma vez. É preciso, porém, tomar cuidado com as faturas.

Se pagar menos do que o valor total, entrará no crédito rotativo, que tem uma das taxas de juros mais altas do mercado. Em outubro de 2022, chegaram a 399,5% ao ano. Isso faz o cartão ser o principal motivo de endividamento para 86,6% das famílias brasileiras.

2. Cheque especial

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada, geralmente usada automaticamente quando o saldo da conta corrente é insuficiente para cobrir os gastos. 

Em agosto de 2022, a taxa de juros cobrada chegou a 128,6% ao ano no período. Portanto, é preciso ter cuidado, já que as cobranças são elevadas.

3. Empréstimo com garantia

Quando se fala em juros baixos, poucas opções são tão vantajosas quanto os empréstimos com garantia. Como o nome dá a entender, o cliente oferece como garantia um de seus bens à instituição financeira, como um imóvel, e consegue juros menores por conta disso.

Resumidamente, os juros caem devido à maior segurança da operação para a instituição financeira. Para consegui-lo, basta que o proprietário do bem em questão esteja envolvido na contratação do empréstimo.

A taxa de juros depende de uma série de fatores, como o valor do bem e quanto se deseja tomar emprestado, mas ela pode partir 1% ao mês no caso do crédito com garantia em imóvel.

4. Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma linha específica para algumas pessoas, como aposentados e pensionistas do INSS, e funcionários com carteira assinada. Isso porque o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento.

No site do Banco Central, você pode verificar os juros do empréstimo consignado do INSS, para funcionários públicos e para funcionários de empresas privadas, com taxas que partem de menos de 1% ao mês e vão até pouco mais de 4% ao mês.

5. Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma das formas mais comuns de crédito, mas os juros são maiores devido à ausência de garantia para a instituição financeira.

Hoje em dia, é possível encontrar empréstimo pessoal on-line, o que facilita e agiliza o processo. Inclusive, existe também a oferta de empréstimo pessoal na hora, mas é importante atentar às condições da proposta para não fechar um mau negócio.

6. Financiamento

Quando se quer adquirir um bem de maior valor, como imóveis ou automóveis, o financiamento desponta como uma excelente alternativa. Além de prazos de pagamento mais longos, os juros também são vantajosos quando comparados a outras modalidades, pois o próprio bem costuma ser usado como garantia.

Os juros dependem do valor financiado e de quanto será a entrada, entre outros fatores. 

7. Refinanciamento

Por último, mas não menos importante, o refinanciamento surge como uma boa alternativa para quem já tomou algum crédito com uma instituição financeira, mas quer renegociar a dívida. Com essa solução, é possível conseguir juros mais baixos ou prolongar o prazo de pagamento.

Porém, é importante se atentar bem às condições do refinanciamento. Assim, você fecha negócio apenas se elas realmente forem vantajosas.

Onde é mais fácil conseguir crédito?

Com as dicas anteriores, é provável que você já saiba como conseguir crédito. Para fazer esse procedimento com mais facilidade, o ideal é entrar em contato com uma instituição financeira confiável e que execute todos os processos via internet.

Dessa forma, você pode realizar a simulação pelo site e já conferir uma prévia da negociação. Além disso, envia todos os seus documentos de modo on-line e finaliza a contratação com o mínimo de burocracia possível.

Como conseguir crédito mais barato?

Em meio a tantas oportunidades que surgem, como empréstimo on-line urgente e pessoal na hora, é importante prestar bastante atenção para ter certeza de que aquele é o melhor negócio para você.

Na hora de  contratar crédito, a simulação de valores permite comparar propostas de diferentes bancos e instituições financeiras. Assim, você saberá, de fato, qual tem as melhores condições.

Alguns detalhes merecem especial atenção, como taxa de juros, CET e prazo para pagamento. Seja qual for a opção escolhida por você,  lembre-se que as condições das modalidades de crédito variam de acordo com cada pessoa. Ou seja, pode ser que você consiga propostas mais interessantes em determinada linha de crédito do que outra pessoa, por exemplo. É por isso que comparar é tão importante.

Viu como conseguir crédito é menos complicado do que pode parecer? Basta conhecer as opções disponíveis e comparar as propostas para sempre escolher o que é melhor para o seu bolso. Deu para ver também que o crédito com garantia de imóvel tem um dos juros mais baixos do mercado, não é?

Então, que tal conseguir uma ajuda especializada nesse processo? Acesse o site do Banco Bari e veja as opções de empréstimo para você fechar o melhor negócio.

*As taxas de juros mencionadas neste conteúdo podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.