Blog

IPCA

04 jun 20

Crédito Educação Financeira

Glossário Financeiro – O que é IPCA?

A gente se acostuma a ver várias siglas e termos que impactam nossa vida financeira: são índices, indicadores, taxas, impostos, vários detalhes que merecem a nossa atenção para o real entendimento de como aquilo funciona. Então, mesmo que você já conheça alguns destes termos, convidamos você para tirar um tempinho e conhecer nosso glossário financeiro em que nos aprofundaremos algumas siglas importantes. Hoje, falaremos sobre o que é o IPCA. 

O que é IPCA? 

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que é medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e é considerado o índice oficial de inflação no Brasil. 

O que é inflação? 

​Inflação é o aumento (ou diminuição) dos preços de bens e serviços. Ela implica na variação do poder de compra do seu dinheiro. Assim, a inflação quantifica aquela sensação de que antes comprávamos mais coisas com o mesmo dinheiro que gastamos hoje, ou que precisávamos de menos dinheiro para adquirir um produto ou contratar um serviço. 

Como é calculado o IPCA? 

O IBGE realiza uma pesquisa de preços de uma lista de itens em 13 capitais do Brasil todos os meses. Dentro destes itens estão produtos e serviços referentes a: transporte; alimentação e bebidas; habitação; saúde e cuidados pessoais; comunicação; educação e vestuário. A partir da oscilação de preços destes 377 itens é feita uma média ponderada para chegar ao índice oficial da inflação. Assim, o IPCA aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos. O índice é divulgado todos os meses. 

E no que o IPCA impacta na minha vida financeira? 

De várias maneiras. O índice serve de indexador para a correção de contratos de financiamento e composição de taxas de juros ou, até, como argumento para a negociação de dissídios coletivos para o aumento de salários de diversas categorias. Ele também é uma base importante para avaliarmos taxas de rentabilidade de investimentos e se eles realmente valem a pena. Por exemplo, não é vantagem investir em algum produto em que a rentabilidade anual seja menor que a inflação - se não estamos realmente perdendo dinheiro. 

Qual é o índice do IPCA deste mês e ano? 

No site do IBGE é divulgado tanto o índice mensal, como toda a composição do cálculo dividido por regiões e categorias. 

Mas e se eu perceber que os preços aumentaram mais que o IPCA do mês? 

Pode acontecer e é normal. A Inflação oficial leva em conta uma lista de itens para a composição do índice. Porém, no seu dia a dia, o seu consumo pessoal pode ser diferente dos 377 itens pesquisados. E os seus item de consumo pessoal podem variar de preço de acordo com oscilações naturais do mercado, independentes do índice oficial. Assim, dizemos que você tem a sua inflação pessoal que é diferente da oficial. E só conseguimos medir esta oscilação - ou seja, o quanto o seu poder de compra pessoal varia - com um bom controle financeiro

E em sua vida? Quais são os impactos da inflação? A oscilação do IPCA impacta em seu planejamento financeiro? Compartilhe suas experiências no campo de comentários. 

Este post foi escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas  as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira. 

Recomendações

Comentários

Mais posts

Averbação

Averbação Imobiliária sem mistério.

AVERBAÇÃO… Dá medo quando até o nome é complicado, não é?  Mas se você tem ou planeja adquirir um imóvel, […]

Ler mais
banco-bari-medida-provisoria-927

30 mar 20

MP 927 – Entenda como as alterações feitas ajudam o seu negócio a enfrentar a Covid-19

Alterações no regime de trabalho, home office, antecipação de férias, banco de horas, afinal, o que muda com a nova […]

Ler mais
blog-banco-bari-habito-de-poupar

Um passo de cada vez: Guarde o que puder e torne poupar um hábito

Guardar dinheiro é uma dificuldade para a maioria dos brasileiros. Uma pesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que 67% dos consumidores não conseguem guardar nenhuma parte de seus rendimentos mensais.

Ler mais

Atenção!

O Banco Bari alerta que não exige depósito prévio a título de fiança, seguro ou taxa de cadastro para concessão de empréstimos aos seus clientes.

Em cumprimento à Circular 3.991 do Banco Central de 19/3/2020 e seguindo as diretivas preventivas incentivadas pelas autoridades durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), informamos aos nossos clientes que o atendimento público presencial estará suspenso por tempo indeterminado.

Durante esse período, pedimos aos nossos clientes que utilizem nossos canais digitais de atendimento:
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
4007-2888 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-007-1777 (demais localidades)
41 98775-7044 (whatsapp)
ajuda@bancobari.com.br