O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

Saiba como investir dinheiro e ter lucro mensal

25 MAI 23
Saiba como investir dinheiro e ter lucro mensal
COMPARTILHE

Se você está lendo este texto, provavelmente é porque em algum momento já desejou ver seu dinheiro “trabalhar” por você e viver de renda. Esse é um sonho presente na vida de muitos brasileiros e está mais perto de se tornar realidade do que você imagina. Continue lendo para descobrir como investir seu dinheiro e ter lucro mensal. 

Conquistar a tão sonhada renda passiva pode parecer uma utopia, especialmente no Brasil, onde há um alto índice de endividamento. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,3% das famílias brasileiras tinham contas atrasadas em abril de 2023. Destes, 17% consideram-se muito endividados. Em um cenário como este, como investir e ganhar mensalmente?

O primeiro passo é obter equilíbrio financeiro. Isto é, quando todas as suas despesas estão pagas, sua renda é suficiente para cobrir todas elas e ainda sobra algum dinheiro. Se este ainda não é o seu caso ou se você faz parte daquela parcela de brasileiros endividados, a prioridade deve ser quitar dívidas, a começar pelas mais caras. 

Agora, se a educação financeira é uma prioridade para você, assim como investir dinheiro e ter lucro mensal, recomendamos fortemente que continue por aqui. Confira.

Como investir dinheiro e ter lucro mensal

Existem diferentes formas de viver de renda. Talvez a mais conhecida hoje seja por meio do aluguel de imóveis residenciais ou comerciais. Neste caso, existem alguns detalhes importantes que merecem atenção, como os gastos frequentes com manutenção e impostos, a probabilidade iminente de vacância e a possibilidade de inadimplência dos locatários. Essas e outras características tornam o aluguel pouco interessante para quem espera receber lucro mensal.

Mas há inúmeras outras opções. Por exemplo, royalties de propriedade intelectual, como livros, música ou patentes; rendimentos gerados por ativos como máquinas de venda automática, aluguel de equipamentos ou parcerias em negócios; criação de uma empresa ou franquia, entre outros. No entanto, são caminhos restritos a grupos específicos de pessoas. 

Uma alternativa mais democrática e acessível para quem deseja obter um retorno mensal são os investimentos. Hoje vamos destacar duas opções: a LCI Renda Mensal e os Fundos Imobiliários (FIIS). Acompanhe. 

LCI Renda Mensal

A LCI Renda Mensal é uma modalidade de investimento de renda fixa. A principal característica desse título é que rende 100% do CDI. Esse lucro cai todo mês na conta do cliente, como uma renda passiva. 

Há, ainda, outra grande vantagem: a LCI Renda Mensal tem isenção do Imposto de Renda, o que a torna atrativa para quem busca maior rentabilidade líquida. No entanto, são poucas as instituições que oferecem essa modalidade de empréstimo.  Descubra outras características deste investimento.

O que é LCI

LCI é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário, um tipo de investimento de renda fixa, isto é, com rentabilidade segura e conhecida, pelo qual instituições financeiras captam recursos para investir no setor imobiliário. Na prática, ao aplicar na LCI, você está emprestando dinheiro para o banco, que utiliza esses recursos para oferecer empréstimos e financiamentos exclusivamente do setor imobiliário, como a linha de crédito com garantia de imóvel.

As LCIs costumam ter prazos de vencimento preestabelecidos, variando de meses a anos, e oferecem remuneração na forma de taxas de juros prefixadas, pós-fixadas ou indexadas a algum índice de mercado. No caso da LCI Renda Mensal, por exemplo, o rendimento está atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), índice que caminha lado a lado da Selic, a nossa taxa básica de juros.

Como mencionamos anteriormente, a LCI tem por característica a isenção do IR. Isto é, não há descontos de tributos sobre o lucro, logo, o investidor ganha mais. Porém, há outra particularidade relevante: a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante ao investidor até R$ 250 mil por banco e por CPF em caso de falência da instituição financeira. 

Fundos Imobiliários

Fundos imobiliários são fundos de investimento coletivo que têm como objetivo principal financiar empreendimentos imobiliários ou ativos relacionados ao setor imobiliário. Eles permitem que os investidores tenham acesso indireto a diversos tipos de imóveis, como escritórios, shoppings, galpões logísticos, hospitais, entre outros, sem precisar adquirir os imóveis individualmente.

Os fundos imobiliários funcionam por meio da captação de recursos de investidores, que adquirem cotas do fundo. Essas cotas representam uma fração do patrimônio do fundo e conferem ao investidor direitos sobre os rendimentos e valorização dos ativos imobiliários do fundo. Ao contrário da LCI, que é uma modalidade de investimento de renda fixa, os FIIS são de renda variável. Ou seja, o rendimento pode sofrer oscilações. 

Como investir e ter lucro mensal com FIIS?

Uma das principais características dos FIIS é a distribuição de rendimentos aos cotistas. A legislação brasileira estabelece que os fundos imobiliários devem distribuir a maior parte dos lucros obtidos, geralmente mensalmente. Esses rendimentos são provenientes dos aluguéis e ganhos de capital obtidos com a valorização dos imóveis ou outros ativos imobiliários do fundo.

Os fundos imobiliários são negociados na bolsa de valores, permitindo que os investidores comprem e vendam suas cotas de forma fácil e líquida. Isso proporciona maior flexibilidade em comparação com a aquisição direta de imóveis, que envolve custos mais elevados e baixa liquidez.

É importante destacar que os fundos imobiliários estão sujeitos a riscos, como variações no mercado imobiliário, inadimplência de locatários, vacância e oscilações nos preços das cotas. Portanto, é recomendável que os investidores avaliem cuidadosamente as características e estratégias de cada fundo imobiliário antes de investir, levando em consideração seus objetivos financeiros e perfil de risco.

LCI Renda Mensal ou FIIS: o que é melhor para ter lucro?

Entre LCI ou FIIS, tudo vai depender do seu perfil de investidor, objetivos financeiros, tolerância ao risco e horizonte de investimento. Porém, selecionamos as principais diferenças entre as duas opções na tabela abaixo. Compare e comprove.

LCI Renda MensalFundo Imobiliário
Baixo riscoAlto risco
Rendimento 100% CDIRendimento variável de acordo com o tipo de fundo 
Isento de Imposto de RendaNecessário declarar os ganhos de capital, a venda do título e, em alguns casos, o rendimento
Contratação simples e rápida pelo app do Banco BariPara investir, é necessário buscar corretoras de valores e ter uma conta para comprar e vender cotas na bolsa

Quer saber mais sobre investimentos? Acesse o nosso Guia do investidor iniciante.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.