O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Menu para o seu negócio
Parceiros

Correspondente bancário: o que é, o que faz e como se tornar

10 DEZ 20
Correspondente bancário: o que é, o que faz e como se tornar Parceiros
Correspondente bancário: o que é, o que faz e como se tornar
COMPARTILHE

Oportunidade tanto para quem está em início de carreira quanto para quem deseja mudar de área, a profissão de correspondente bancário guarda algumas particularidades. Neste conteúdo, reunimos as principais, incluindo o que é, o que faz e como ser correspondente bancário e aumentar os seus ganhos. 

Atuar como correspondente bancário pode ser a opção ideal para quem quer empreender ou garantir uma renda extra. Mas você sabe exatamente o que é um correspondente bancário, o que faz este profissional e quais serviços ele presta? Vamos te explicar tudo o que você precisa saber para ser um correspondente de instituição financeira. Vamos lá? 

O que é um correspondente bancário?

Correspondente bancário, de acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), é uma empresa (pessoa jurídica) que presta serviços para as instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Bacen. Isto é, são empresas não bancárias que intermediam transações e operações de crédito entre as instituições financeiras e os clientes finais.   

Nos últimos três anos, houve um aumento significativo no número de correspondentes bancários no Brasil, segundo o Relatório de Cidade Financeira, divulgado em outubro de 2022 pelo Bacen. O documento, elaborado a cada três anos, mostra que o total de correspondentes bancários saltou de 118,4 mil para 210,6 mil. Um crescimento de quase 12%.  

Qual a função de um correspondente bancário?

A função de um correspondente bancário é levar os produtos e serviços a mais pessoas, facilitar a concessão de crédito e estender o atendimento para áreas ainda não atendidas pela instituição principal. Segundo o levantamento realizado pelo Bacen, os correspondentes bancários ganham força justamente em cidades menores, com até 50 mil habitantes. 

Com a vantagem de que essas empresas podem atuar com mais de uma instituição financeira simultaneamente. O próprio Bacen regulamenta as atividades e serviços financeiros que os correspondentes bancários podem realizar. Confira, abaixo, alguns exemplos.

13_04_img_como_ser_um_correspondente_bancario_33da06534c.png


 O que faz um correspondente bancário?

  • Serviços de cobranças;
  • Solicitação de empréstimos pessoais, empresariais e financiamentos;
  • Recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos à vista e a prazo;
  • Ordens de pagamento;
  • Solicitação de cartão de crédito e débito para trabalhadores e aposentados;
  • Recebimentos e pagamentos de contas qualquer natureza;
  • Realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante;
  • Coleta de informações cadastrais e análise de crédito
  • Aplicação e resgate em fundo de investimento;
  • Realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas para movimentação de contas de depósitos de titularidade de clientes mantidas pela instituição contratante;

Quais os principais perfis de correspondente bancário

Existem, basicamente, dois perfis de correspondentes bancários: o correspondente bancário negocial e o transacional.  

  • Correspondente Bancário Negocial: atua na intermediação de crédito com garantia de imóvel, financiamento imobiliário, crédito consignado, financiamento e refinanciamento de automóveis, entre outros serviços.
     
  • Correspondente Bancário Transacional: atua na prestação de serviço para recebimento de contas como água, luz e telefone, pagamento de benefícios sociais, além de facilitar a aplicação e resgate do fundo de garantia.

Quais as vantagens de ser um correspondente bancário?
 

1. Explorar um novo ramo

Para quem está procurando um novo emprego ou busca empreender, atuar como correspondente bancário é uma excelente oportunidade. Além de conseguir renda, ainda ajuda na descentralização de serviços bancários, dinamizando e desburocratizando os processos. Assim, facilita a vida dos consumidores.

Para os corretores, por exemplo, é uma maneira de oferecer uma opção de financiamento. Já para os contadores, é a chance de mostrar aos clientes como quitar dívidas com um empréstimo saudável. 

Para os administradores de condomínio, por outro lado, é uma forma de ajudar a deixar os imóveis sempre cuidados, além de ajudar a manter as dívidas condominiais em dia. Já para os agentes financeiros, é um jeito de indicar meios para captar recursos direcionados àqueles clientes que querem expandir os negócios, sem mexer nos investimentos atuais.

2. Trabalhar com serviços de crédito personalizados

Como correspondente bancário, você tem a chance de oferecer o produto com as melhores condições e taxas para o seu cliente. Afinal, trabalha com vários bancos e, por isso, consegue ter esse dinamismo e uma carteira variada.

Mas não se esqueça: para vender bem, é importante se aprofundar no detalhamento dos produtos. Quanto mais você conhece, mais facilmente consegue atuar como um consultor para os seus clientes e conquistar credibilidade e fidelidade.

3. Ser seu próprio chefe

Provavelmente em algum momento você já considerou fazer os próprios horários e ser seu próprio chefe. Para isso acontecer, você precisa alcançar alguns objetivos. Por exemplo, se dedicar ao trabalho, criar uma boa rede de relacionamento, divulgar seus serviços, ter uma boa organização e muito comprometimento. 

Afinal, correspondentes bancários são pagos por comissão. Isso significa que, quanto mais ele vende, mais ele ganha.

Como ser um correspondente bancário?

Até aqui você entendeu o que é e o que faz um correspondente bancário. Agora, para ser um bom correspondente bancário, você precisa, em primeiro lugar, gostar da área de vendas. Se arriscar e ter uma boa rede de contatos são outras duas características importantes. 

Tendo isso, você já está muito mais perto de se tornar um representante de banco de sucesso. O próximo passo é escolher a instituição financeira na qual você irá atuar. Neste momento, não deixe de conhecer e considerar todas as vantagens de ser um parceiro Bari. No Bari, você conta com a esteira mais ágil do mercado, comissões competitivas, capacitações, treinamentos e suporte para ajudá-lo a vender mais.

Leia também: As diferenças entre agente de crédito, promotora de crédito e correspondente bancário

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.