O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Multiconta

Um aplicativo que ajuda você a guardar $ para seus objetivos.

Multiconta Banco Bari
Conta Controle
Conta Objetivo
Pix
Baricard Elo Grafite
Investimentos

Produtos de Renda Fixa para o seu dinheiro render com segurança.

Saiba mais
Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto
Financiamento imobiliário

Inclua as custas de cartório nas parcelas e utilize seu saldo do FGTS.

Saiba mais

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

Financiar apartamento: dicas para escolher o imóvel ideal

07 JUN 21
COMPARTILHE

Trouxemos 9 dicas para você realizar um dos sonhos dos brasileiros

O sonho da casa própria já passou pela cabeça de muitos brasileiros, mas nem todos conseguiram realizar esse desejo. Seja por falta de dinheiro, crédito ou por não encontrar o imóvel ideal. São vários os motivos que podem dificultar o financiamento imobiliário.

Pensando nisso, reunimos as melhores dicas para você que quer financiar apartamento para fugir do aluguel e ter seu cantinho próprio. Então siga nossas orientações e aumente suas chances de realizar o seu sonho. Confira a seguir!

?09 dicas para quem deseja financiar apartamento

Se você já pesquisou sobre como financiar apartamento, deve ter descoberto que não adianta apenas ter como comprovar renda. Os bancos costumam levar uma série de aspectos em conta para liberar seu financiamento da casa própria, seja ela nova ou usada.

Porque sim, é possível ?financiar apartamento usado, assim como casa. Por isso fique de olho nessas dicas que, sem dúvidas, vão te ajudar a alavancar suas chances!

01 Planeje seu orçamento

A primeira coisa que você deve fazer é planejar o seu orçamento para ter certeza de que será possível arcar com os custos de uma dívida a longo prazo sem sobrecarregar o seu orçamento. Antes de tudo, calcule seus gastos e os rendimentos mensais da família.

Se for preciso, organize suas finanças antes de procurar por apartamentos. Quando isso estiver feito, coloque um teto limite para o valor final do imóvel e se policie a procurar somente dentro das suas possibilidades.

02 Custos adicionais

Ao organizar sua vida financeira para conseguir comprar seu apartamento, leve em conta os custos adicionais que sempre podem acontecer. Uma boa dica é adicionar 20% ou 30% em todas as contas que você fizer.

Assim você terá uma boa margem caso em um mês precise gastar mais com taxas, documentação ou variação de parcelas.

03 Análise do imóvel

Quando for pesquisar por apartamentos é importante analisar as opções nos mínimos detalhes. Existem muitos aspectos que podem encarecer o seu custo de vida ou te ajudar a economizar também.

Ilustração mostra uma mulher com chaves na mão em frente a uma casa e

Além disso, características que darão mais conforto a você e sua família precisarão ser levadas em conta, como: localização, quantidade de serviços disponíveis próximo ao imóvel, características do bairro, tamanho e qualidade do apartamento, entre outras coisas.

04 Conta em banco

É importante que você tenha conta corrente ou poupança no banco em que vai solicitar o seu financiamento. Como esse tipo de compra exige tempo para ser planejada, a dica é garantir a sua conta para facilitar as transações e passar confiança ao banco.

Afinal, ele vai estar ciente de toda a sua movimentação bancária e ficará mais fácil comprovar que você tem condições de arcar com essa responsabilidade.

05 Movimente sua conta bancária

Falando em conta, é importante ter uma significativa movimentação bancária para passar credibilidade a instituição financeira que vai te conceder o crédito. Não adianta fazer a conta no banco em que vai ser pedido o financiamento e deixar ela jogada às moscas.

Portanto, tente agrupar toda a sua vida financeira em um só lugar: recebimento de salário, dinheiro avulso, pagamento de contas, transferências e transações diversas.

06 Consulte se seu nome está limpo

Ao financiar apartamento é importante saber se seu nome está limpo ou não. A consulta ao SPC e Serasa é grátis e te mostra como o seu nome é “visto” pelo mercado. Se você tem dívidas ou é negativado por alguma instituição, isso estará registrado no seu histórico.

É importante fazer essa consulta para não ser pego de surpresa ao solicitar o seu financiamento. Caso descubra alguma irregularidade, terá tempo para resolver antes de fazer o pedido ao banco. Bem melhor do que deixar para descobrir durante o processo, né?

07 Consulte seu score

No site do Serasa também é possível consultar o seu score que, nada mais é do que uma análise de crédito com base nas suas informações pessoais e financeiras. Entre tantas coisas, ele leva em conta seu histórico de consumo e seus dados positivos e negativos.

A partir disso ele gera sua pontuação, que pode ir do 0 ao 1000 e reflete quanto você tem condições de arcar com suas contas. A consulta ao score também é grátis e te ajuda a ter uma ideia sobre se o seu financiamento terá mais ou menos chances de ser aprovado.

08 Cadastro Positivo

Lembra que o score leva em conta seus dados positivos e negativos? Pois é! O Cadastro Positivo pode ser um grande aliado no momento de pedir seu financiamento. Isso porque ele funciona como uma espécie de carta de recomendação da sua vida financeira.

Nele vai constar seus hábitos de pagamento e o histórico do seu CPF,  que podem ser um ponto positivo para sua imagem de bom pagador no mercado. Por isso é importante ter uma vida financeira saudável e tirar o seu Cadastro Positivo para provar.

09 Reúna documentos

Com todas essas etapas concluídas, chegou a hora de reunir seus documentos para fazer o seu financiamento do apartamento próprio. Garante reunir todos os documentos necessários para agilizar o processo e assegurar que seu pedido será atendido.

No geral os documentos básicos pedidos são:

- RG;

- CPF;

- Certidão de nascimento;

- Comprovante de endereço;

- Certidão de casamento, certidão de casamento com averbação de divórcio ou certidão de casamento com averbação de óbito, caso haja;

- Carteira de Trabalho;

- Declaração de Imposto de Renda, caso haja;

- Extrato do FGTS, caso vá utilizar ele para abater o valor do financiamento;

Lembre-se que é preciso apresentar o original e a cópia autenticada de cada um desses documentos.

Pronto para dar esse passo?

Viu como é importante se atentar às dicas para não deixar nada passar? Agora que você já sabe como financiar apartamento, aproveite o simulador de financiamento Banco Bari e descubra quais as melhores condições para o financiamento da sua casa própria!

E já sabe: se precisar de empréstimo, temos as menores taxas do mercado para você. Acesse o site e confira as opções disponíveis.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.