Se você já fez uma compra pela internet com cartão, com certeza se deparou com aquele campo final no formulário de pagamento: o pedido de um código de três ou quatro dígitos para aprovação.
Esse número, conhecido como CVV, é uma das mais importantes barreiras de segurança para proteger suas transações. Mas o que é o CVV do cartão de débito e crédito, e por que ele é tão importante para a sua proteção digital?
Neste guia, você vai conferir a resposta para essas e outras perguntas. Continue a leitura para saber mais!
O CVV é um código de segurança do cartão, geralmente composto por 3 ou 4 dígitos, presente em todos os cartões de crédito e débito. Sua principal função é validar transações feitas pela internet, por telefone ou por qualquer outro meio no qual o cartão físico não é apresentado e a senha não é digitada na maquininha.
Para facilitar, pense nele como uma camada extra de proteção. Isso porque ele permite comprovar que a pessoa que está realizando a compra online tem realmente o cartão em mãos (ou acesso ao aplicativo, no caso de um cartão virtual), e não somente os números da frente, que podem ter sido obtidos em um vazamento de dados, por exemplo.
CVV é a sigla para Card Verification Value, que em português significa “Valor de Verificação do Cartão”. É o termo mais comum e amplamente utilizado, principalmente pela bandeira Visa.
Leia também: Dívidas de cartão de crédito — como negociar, quitar e se livrar de vez
Para fins práticos, CVV e CVC são a mesma coisa. A diferença está apenas no nome que cada bandeira de cartão escolheu para o seu código de segurança. Veja alguns exemplos abaixo:
Independentemente da sigla que aparece no seu cartão, a funcionalidade é a mesma: um código de verificação para garantir a segurança de suas compras online e outras transações não presenciais.
Após entender o que significa CVV?, é importante saber que a localização deste código depende da bandeira e do tipo do seu cartão. Confira onde encontrar nas principais bandeiras:
Essa é uma dúvida muito importante e a resposta depende se o cartão é físico ou virtual:
Se você ainda tem dúvidas sobre o CVV, respondemos abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema. Confira:
Depende de uma regra de ouro: quem iniciou a ligação?
Leia também: Cuidado com golpes na Black Friday
Ao digitar o código CVV errado em uma compra, a transação simplesmente não será aprovada. O sistema de pagamento verifica se o número do cartão, a data de validade e o CVV correspondem aos registros do banco. Se o CVV estiver incorreto, a transação é recusada na hora como uma medida de segurança.
Aja imediatamente. A primeira e mais importante medida é bloquear o seu cartão. Isso pode ser feito através do aplicativo do seu banco ou pela central de atendimento telefônico.
Se a suspeita for sobre um cartão virtual, o processo é ainda mais simples: basta excluí-lo no app e gerar um novo. Monitore seu extrato em busca de compras suspeitas e comunique o ocorrido ao seu banco.
Sim. Toda vez que um novo cartão físico é emitido (seja por vencimento, perda, roubo ou solicitação de uma nova via), ele virá com uma nova data de validade e um novo código CVV.
Agora que você já sabe o que é o CVV e como se proteger, te convidamos a continuar aprendendo sobre o mundo das finanças no Bariblog. Confira nossos artigos sobre finanças pessoais, cheque especial, empréstimo com garantia de imóvel e muitos outros temas!
Leia também: Conheça os principais tipos de empréstimo e as vantagens de cada um
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.