O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Cartão de crédito

Dívidas de cartão de crédito: como negociar, quitar e se livrar de vez

17 JUN 25
Dívidas de cartão de crédito: como negociar, quitar e se livrar de vezCartão de crédito
Dívidas de cartão de crédito: como negociar, quitar e se livrar de vez
COMPARTILHE

cartão de crédito é, sem dúvida, uma ferramenta muito útil no dia a dia. Isso porque ele permite praticidade nas compras, parcelamento e até alguns benefícios, como milhas e cashback. Porém, é preciso lembrar que, se não for usado com consciência, pode se transformar em um dos maiores vilões da sua vida financeira.

Não é à toa que as dívidas de cartão de crédito estão entre as mais comuns no Brasil -- mais de 60% dos brasileiros endividados têm dívidas do cartão de crédito, segundo o Raio X da Inadimplência Brasileira de 2023. E muito se deve aos juros altíssimos, que fazem pequenas dívidas se transformarem em verdadeiras bolas de neve.

Se você está passando por isso — ou quer se prevenir —, este conteúdo vai lhe ajudar. A seguir, vamos entender como funcionam as taxas de juros, os motivos que mais levam ao endividamento e, claro, como quitar dívida de cartão de crédito de forma organizada e inteligente.

5 motivos mais comuns para dívidas de cartão de crédito

Antes de vermos como quitar cartão de crédito, vamos analisar quais são as causas mais comuns de superendividamento com o cartão e que mais comprometem o orçamento. Isso pode lhe ajudar a entender melhor como esse crédito funciona e o que evitar.

1. Gastar mais do que ganha

Limites altos no cartão dão a falsa sensação de que o dinheiro está sempre disponível. Assim, muitas pessoas acabam gastando mais do que ganham, gerando uma fatura que não pode ser paga no mês seguinte.

2. Comprar em muitas parcelas

Parcelar uma compra em muitas vezes pode dar a impressão de que o valor da parcela será baixo na fatura mensal. Porém, quando se somam os valores de diferentes compras parceladas, o total pesa no orçamento e impede o consumidor de quitar a dívida do cartão de crédito rapidamente, por conta de tantas parcelamentos longos acumulados.

3. Emergências financeiras

Desemprego, problemas de saúde ou imprevistos fazem muita gente recorrer ao cartão como solução rápida, o que pode gerar uma bola de neve se não houver planejamento ou uma reserva de emergência.

4. Pagamento mínimo da fatura

Pagar só o mínimo parece uma boa saída para pagar menos na fatura do mês, mas isso ativa os temidos juros rotativo, que estão entre os mais altos do mercado. Assim, a sua dívida cresce bem mais rápido.

Leia também: Quais dívidas pagar primeiro? Veja 4 dicas na hora de quitar suas dívidas

5. Falta de controle financeiro

Muitas vezes, as dívidas surgem simplesmente por falta de planejamento e organização financeira: não acompanhar os gastos, não anotar as compras e não ter certeza do quanto se pode gastar no mês.

Leia também: Cartão de crédito sem limite é mito ou verdade?

Como funcionam as taxas do cartão de crédito?

Como mencionamos, a dívida no cartão de crédito, muitas vezes, surge por conta das altas taxas -- que podem se tornar uma dor de cabeça se você não entender como elas funcionam. Por isso, para que você conheça os juros desse tipo de crédito, separamos os principais abaixo.

  • Anuidade: é uma tarifa cobrada todo ano para você usar o cartão e ter acesso aos serviços oferecidos, como programas de pontos e benefícios. Alguns cartões não cobram esta taxa.
  • Saque: aquele dinheiro que você saca direto do cartão, no caixa eletrônico, vem com uma tarifa. Para piorar, ele já começa a contar juros desde o dia do saque.
  • Pagamento de contas: se você usa o cartão para pagar boletos ou outras contas, saiba que algumas empresas cobram uma taxa extra por esse serviço.
  • Avaliação emergencial de crédito: se você estoura o limite do seu cartão e a operadora libera a compra mesmo assim, provavelmente vão te cobrar uma tarifa por isso.
  • Juros do rotativo, multas e IOF: aqui está o maior perigo. Se você paga só o mínimo da fatura ou atrasa, o crédito rotativo entra em ação. Ele tem um dos juros mais altos do mercado, além de multa, encargos e impostos, como o IOF, embutidos.

Leia também: 8 perguntas e respostas sobre os cartões Bari

Afinal, como quitar minhas dívidas de cartão de crédito? 

Se você está procurando maneiras de como sair das dívidas do cartão de crédito, saiba que há diversas formas de se fazer isso, desde que você tenha organização financeira. A seguir, vamos apresentar um passo a passo com soluções.

1° passo: entenda o tamanho da sua dívida

Comece procurando saber exatamente quanto você deve. Some o valor da fatura atual, os juros, multas e qualquer parcelamento que já tenha feito.

2° passo: pare de usar o cartão (por agora)

Evite ao máximo fazer novas compras até colocar suas finanças em ordem. Assim, você não aumenta a dívida atual e não coloca em risco ainda maior seu orçamento no futuro.

3° passo: tente renegociar a dívida do cartão de crédito

Você já ouviu falar que renegociar a dívida para quitar cartão de crédito tem desconto? Isso é verdade! Entre em contato com a operadora do seu cartão e peça um parcelamento da fatura. As taxas costumam ser mais baixas do que as praticadas no juros rotativo. E, dependendo do seu perfil, dá até para conseguir descontos. 

4° passo: troque a dívida cara por uma mais barata

Se a negociação com a operadora não resolver, vale buscar alternativas com taxas menores, como empréstimos com juros baixos. Mas, como conseguir um empréstimo para quitar dívidas? 

Aqui no Bari, por exemplo, na modalidade de empréstimo com garantia de imóvel para pagar dívidas, se você possui um imóvel, pode oferecê-lo como garantia e conseguir crédito com juros bem mais baixos e prazos muito mais longos para pagar. Isso permite quitar o cartão de uma vez, trocando as parcelas e juros abusivos por parcelas que cabem no seu bolso.

5° passo: faça uma renda extra

Caso as opções apresentadas anteriormente não ajudem na sua situação, nossa terceira dica é que você busque maneiras de fazer uma renda extra. Trabalhar em um projeto profissional freelancer ou vender produtos artesanais, por exemplo, são formas factíveis conseguir levantar um dinheiro extra para quitar dívidas.

Leia também: Renda passiva: o que é, como funciona e como ter?

6° passo: organize seu orçamento

Além de procurar uma solução mais rápida para quitar sua dívida de cartão de crédito, não deixe de organizar seu orçamento e cortar gastos. Isso é uma maneira de economizar e direcionar esse valor às contas abertas.

7° passo: monte uma reserva de emergência

Quando estiver livre das dívidas, tome procidências para que esta situação não se repita. E a melhor forma de fazer isso é começar a guardar um valor mensal para construir uma reserva de emergência. Assim, se surgir algum imprevisto, você não precisará recorrer ao cartão novamente.

Agora que você já sabe como a grande parte das dívidas de cartão de crédito são geradas, como funcionam as taxas de juros e os principais passos para que você consiga sair do vermelho, que tal saber mais sobre a solução de empréstimo que apresentamos?

Faça uma simulação de crédito com garantia de imóvel conosco para conferir as melhores condições para você!

Leia também: Como limpar o nome? Dicas de organização e boas práticas financeiras

Veja também

Bariblog

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.