O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Sobre os produtos

O que é empréstimo com garantia de imóvel, como solicitar o seu

12 ABR 21
COMPARTILHE

Para quem está precisando de grandes quantias, esse tipo de empréstimo oferece vantagens incríveis

Seja para pagar dívidas, investir em um negócio ou comprar a casa própria, muitos brasileiros já recorreram ou pensaram em recorrer ao empréstimo. Seja ele pessoal, consignado, universitário, você já deve ter ouvido falar dos seus benefícios.

Mas com tantas possibilidades, você já ouviu falar ou sabe o que é empréstimo com garantia de imóvel? Para conhecer esse tipo de benefício, como funciona e as principais vantagens, continue a leitura. 

O que é empréstimo com garantia de imóvel

Entenda agora o que é crédito com garantia de imóvel: basicamente, é quando você oferece sua casa, apartamento, ponto comercial ou outro imóvel de garantia para o banco ou outras instituições financeiras com o objetivo de conseguir empréstimos com condições melhores.

Esse imóvel serve como uma segurança para o banco de que a dívida será quitada. Vale dizer que, mesmo quem tem o nome sujo, em alguns casos, pode ter o crédito liberado. Basta passar por uma análise de perfil.

Veja também: Como fazer um planejamento financeiro para realizar objetivos

Benefícios e riscos do empréstimo com garantia de imóvel

Benefícios

São muitas as vantagens desse tipo de crédito. Principalmente para quem precisa de uma grande quantia, esta pode ser a melhor solução. Isso porque o valor liberado pode chegar a até 60% do valor do imóvel dado como garantia. Com ele, você garante: 

  • Juros mais baixos;
  • Desobrigação de desocupar o imóvel;
  • Maior prazo de pagamento;
  • Desobrigação de explicar o motivo do empréstimo.

A melhor parte, certamente é o combo que conta com um prazo maior para pagamento da dívida e os bons juros.

Riscos

Como todo empréstimo, nesse você também tem riscos. É preciso controle financeiro e um bom planejamento, uma vez que a garantia da dívida é o seu imóvel. E, se você não pagar, ele ficará com a instituição credora.

Mas o risco maior fica com quem usa um imóvel financiado como garantia do empréstimo. Isso quer dizer que esse bem tem duas dívidas, o que dobra os riscos de inadimplência. Portanto, é preciso cautela e organização.

Ilustração mostra uma pessoa, uma casa e algumas notas de dinheiro e moedas.
Empréstimo com garantia de imóvel é a solução para quem precisa de quantias maiores, pagando taxas menores e em prazos mais longos. 

Como pedir empréstimo com garantia de imóvel

Antes de solicitar o seu, é preciso saber como funciona o empréstimo com garantia de imóvel ou home equity, como também é conhecido. O grande diferencial desse tipo de crédito é que, nele, a garantia que você dá ao banco, geralmente, é a sua residência.

Por isso, é importante ter certeza de que terá condições de pagar a dívida e, claro, ter um imóvel no seu nome. Antes de ter o dinheiro em mãos para resolver sua questão financeira, você passará por etapas para contratação do crédito.

Apesar de ser conhecido por ser mais burocrático, o passo a passo para conseguir não é tão complicado. Confira!

Simulação

É importante simular o empréstimo para analisar as condições de crédito disponíveis. Assim, será mais fácil planejar e organizar sua vida financeira para assumir essa dívida.

Solicitação

Após escolher a opção que mais se encaixa nas suas possibilidades, solicite o empréstimo. A equipe de vendas da instituição entrará em contato após a simulação para tirar as dúvidas que tiver, além de fazer sua solicitação direto com um dos nossos consultores.

Análise

O banco vai analisar sua condição financeira tanto para saber se você terá condições de pagar, quanto para saber se o valor solicitado está dentro dos seus limites. Mas calma! Antes de liberar ou negar o seu pedido, nós avaliamos as opções dentro das suas possibilidades.

Avaliação do imóvel

Assim como você, o seu imóvel também passa por uma avaliação. É nela que o banco decidirá se ele tem ou não condições de servir como garantia de empréstimo. Nesse momento, também acontece uma avaliação jurídica dos seus documentos.

Contrato

Com tudo certo e aprovado, você poderá assinar o contrato e o crédito será liberado. Nesse momento, o imóvel deverá ser alienado e cadastrado no Cartório de Registro de Imóveis para ficar sob tutela do banco. Com isso, você já poderá receber o seu dinheiro.

Veja também: Como usar o FGTS, maneiras para aproveitar o dinheiro

Documentos necessários

Para solicitar o empréstimo com garantia de imóvel você deverá apresentar os seguintes documentos:

Pessoais: RG, CPF ou CNH, Certidão de Nascimento ou Casamento (caso haja), Certidão de Registro do Pacto Antenupcial (caso haja), Certidão de Casamento com averbação (caso haja), Comprovante de Residência, Comprovante de Renda.

Documentos do imóvel: Matrícula do Imóvel, IPTU, Declaração Negativa de Débitos de Condomínio.

Onde pedir empréstimo com garantia de imóvel

A dica é uma só: Banco Bari. Acesse nosso site e confira nossas opções de empréstimo com garantia de imóvel com as melhores condições. Se você quer crédito inteligente e transformação financeira, nós temos para você. Vem pro Bari!

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.