O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Parceiros

Empréstimo
/ Home Equity

A forma mais inteligente de conseguir o dinheiro que você precisa para obter capital de giro, ampliar o negócio e manter bom fluxo de caixa.

Saiba todos os detalhes
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Gestão do negócio

Planejamento financeiro empresarial: como criar e colocar em prática

11 OUT 21
Planejamento financeiro empresarial: como criar e colocar em prática
COMPARTILHE

Quem quer ver um negócio prosperar e, claro, obter ainda mais lucro, precisa criar um planejamento financeiro empresarial. A partir dele será possível traçar metas que levarão ao seu objetivo final. Não se preocupe, falaremos mais sobre isso no conteúdo a seguir. 

O planejamento financeiro empresarial é parte essencial do plano de negócios que toda empresa deve ter para sair do campo das ideias e prosperar. E não estamos falando apenas de grandes empresas. O tema também tem muita relevância para pequenos e médios empreendedores.  

De acordo com um levantamento produzido e divulgado pelo Sebrae em 2022, 29% dos microempreendimentos no Brasil encerram as atividades após os cinco primeiros anos. O motivo? A fata de planejamento.  

Pequenas e médias empresas, assim como microempreendedores, podem traçar metas e avaliar suas finanças por meio de um bom plano financeiro. Com esse planejamento é possível controlar o caixa e melhorar a rentabilidade do negócio.   

Mas não se assuste. Explicaremos melhor o que é um planejamento financeiro empresarial e, a melhor parte: com dicas de como elaborar o seu. 

O que é um planejamento financeiro empresarial 

O planejamento financeiro empresarial é um importante instrumento que aponta as diretrizes necessárias para rentabilizar um negócio.  

Este procedimento é responsável pela saúde do caixa e também é por meio dele que são planejados os gastos, as despesas e os investimentos empresariais que serão feitos a curto, médio e longo prazo.  

É por isso que este documento é tão importante. Quem não tem um planejamento bem definido não consegue tomar decisões estratégicas para a empresa.  

Até porque é a saúde financeira da sua empresa que vai conduzir os rumos do seu negócio.  

A partir de uma análise das projeções financeiras definidas no planejamento, é possível revisar custos e identificar melhores oportunidades para otimizar as atividades e gerar lucro.  

Como fazer um planejamento financeiro empresarial 

Para realizar um bom planejamento financeiro empresarial é preciso seguir alguns passos específicos. Para começar, é importante definir a metodologia que vai te ajudar a traçar estratégias e implementar ajustes.  

A mais comum é a análise SWOT. Porém, também pode ser utilizado o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), 5W2H, entre outros métodos. E tem mais: essas metodologias podem ser usadas de maneira isolada ou combinadas.  

A seguir, confira um passo a passo para você pôr em prática a criação do plano financeiro da sua empresa: 

Passo a passo para fazer um planejamento financeiro empresarial

 

1. Analise a situação atual 

A estruturação de um planejamento depende inicialmente de uma análise minuciosa da atual situação financeira da sua empresa.   

Portanto, faça um levantamento das informações mais relevantes do seu negócio. Avalie: 

  • Produto ou serviço prestado;
  • Público-alvo;
  • Tempo de mercado;
  • Setor de atuação;
  • Custos;
  • Rentabilidade;
  • Pontos positivos e negativos das operações. 

A partir da análise desses pontos, é possível saber quanto a empresa tem efetivamente no caixa para, então, traçar metas e atividades para que o negócio cresça e atinja maiores resultados. 

2. Use uma planilha 

Como estamos lidando com uma grande quantidade de informações relevantes, necessárias para se ter uma visão global do negócio, é importante organizá-las em uma planilha ou um software.  

Ter um planejamento financeiro empresarial no excel pode ser uma boa forma de guardar esses dados. Você pode incluir na sua planilha:  

  • Planejamentos dos gastos recorrentes (aluguel, serviços, funcionários, etc.), gastos extraordinários (manutenção) e gastos destinados a novos investimentos;
  • Planejamento do quanto a empresa pretende ganhar em um determinado período;
  • Plano de vendas;
  • Informações sobre o fluxo contábil e financeiro da empresa em um dado período.

3. Defina metas globais 

Agora que você sabe qual a situação atual do seu negócio, o próximo passo é definir as metas globais da empresa. 

Qual o valor destinado a investimentos operacionais? Qual o faturamento que a empresa pretende atingir? Quais são os limites de custos e despesas? Qual o lucro esperado?  

As respostas para essas perguntas servirão como base para o próximo passo do planejamento: seu plano de ação.

4. Plano de ação

Metas globais definidas, é hora de partir para o plano de ação. É ele que vai garantir que essas metas se convertam em resultados. 

O plano de ação pode incluir objetivos específicos para cada departamento, como produção, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros. Além disso, deve incluir o mapeamento de ações necessárias para executá-los. 

Por último, crie um cronograma para as áreas de acordo com as responsabilidades de cada equipe. E não se esqueça de monitorar os resultados e documentá-los para planejamentos futuros.

5. Elabore um orçamento anual  

Com as metas e o plano de ação já definidos, é possível chegar ao plano orçamentário. Esse instrumento será fundamental na hora de planejar as finanças da sua empresa. Aqui, as metas financeiras têm especial relevância. 

No plano orçamentário, as metas de faturamento se tornarão projeções de vendas; a capacitação de funcionários e treinamento de equipes serão projeções de despesas; o aluguel de um novo centro de distribuição será um investimento operacional e assim sucessivamente.  

Desta maneira, o seu negócio terá um plano completo que engloba o quanto você precisa faturar, quais são seus custos e despesas e quais os investimentos que você pretende realizar. 

A partir desta gestão orçamentária, você poderá acompanhar os números da sua empresa ao longo do ano e ajustar as operações caso elas não estejam de acordo com o que você planejou. 

6. Prepare-se para cenários alternativos 

Um plano financeiro empresarial também envolve a previsão de cenários alternativos. Ou seja, talvez o que você tenha planejado no início não ocorra 100% como você esperava.  

Portanto, ao realizar o seu planejamento financeiro é importante planejar um cenário oposto ao cenário otimista inicial. Neste caso, analise os primeiros resultados práticos do seu plano e compare-o com o que foi previsto. Faça ajustes no que não saiu conforme o planejado. 

Por exemplo, os prazos de recebimento dos clientes estão muito distantes da data de pagamento dos fornecedores? Não dê tanto prazo para o parcelamento. 

Lembre-se: pequenos fatores podem interferir nos objetivos da empresa, diminuindo a rentabilidade do seu negócio. Acompanhe cada passo do seu planejamento financeiro empresarial e faça mudanças quando necessário. 

Por aqui, a nossa missão é ensinar, motivar e facilitar a educação financeira para todos os tipos de empresas. Seja com conteúdos educativos ou oferecendo soluções inovadoras, como a primeira linha de crédito com garantia de imóvel do Brasil

Usando um imóvel como garantia, você tem acesso a uma linha de crédito válida por cinco anos, com até 20 anos para pagar e taxas de juros mais baixas. A opção ideal para impulsionar os negócios da sua empresa. 

Faça agora mesmo uma simulação on-line do nosso home equity e descubra as condições que preparamos exclusivamente para você.

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.