Investimentos: o que é CDB?
O post de hoje fala sobre o CDB, um tipo de investimento de Renda Fixa seguro e que, na maioria das vezes, têm rentabilidade maior que a poupança. Perfeito para quem está começando a investir ou quer diversificar sua carteira com produtos mais conservadores.
O que é CDB?
Certificados de Depósito Bancário. Na prática, ao investir em um CDB você está emprestando dinheiro a um banco e, em troca, receberá juros - o rendimento, de acordo com as regras acordadas no momento da contratação. É uma forma dos bancos captarem recursos e dos investidores terem lucro.
Qual a rentabilidade de um CDB?
O valor da rentabilidade varia de acordo com a política de cada emissor - cada banco. Como é uma forma de captação de recursos financeiros os bancos têm estratégias diferentes, tornando alguns CDBs mais rentáveis que os outros.
A vantagem deste produto é que o investidor consegue projetar qual será o retorno do que investiu na hora que realiza o investimento, ou seja, na compra do CDB. E, em sua grande maioria quanto maior for prazo para o resgate, maior é a rentabilidade de um CDB.
Qual é a diferença de um CDB prefixado e um pós-fixado?
A rentabilidade de um CDB pode ser definida em uma taxa fixa ao ano, estes são os CDBs prefixados. Não importa o que aconteça, até o prazo final, será aquele o valor do rendimento desse título.
Porém, temos também os CDBs pós-fixados, que são os que trazem o percentual de um índice como base para o seu rendimento anual. Se índice, que pode ser a taxa CDI ou IPCA, subir ou descer, isto impactará na rentabilidade do título.
Um CDB rende mais do que a Poupança?
A maioria dos CDBs rende mais do que a Poupança. Hoje, a Poupança rende 70% da Taxa Selic, o que neste momento representa 1,4% ao ano. Um CDB prefixado que pague 2% ao ano, ou um pós-fixado que pague 100% do CDI (que é uma taxa que acompanha a Selic, base do rendimento da poupança) rende mais do que a poupança, já retirando os custos do Imposto de Renda.
Para investir em CDB eu pago imposto?
Os impostos que incidem sobre o CDB são sempre sobre o rendimento, ou seja, o valor do lucro de seu investimento, e não sobre o capital - o dinheiro que você colocou para investir.
São dois os impostos e ambos tem uma tabela regressiva, com intuito de incentivar investimentos a longo prazo, fazer com o que você deixe o dinheiro bastante tempo rendendo.
O primeiro é o IOF. Ele só é cobrado se houver resgate nos primeiros 29 dias de seu investimento e segue uma tabela regressiva que começa em 96% dos rendimentos no dia 01 até 3% dos rendimentos no dia 29. A partir do 30º dia não há mais cobrança de IOF.
O segundo é o Imposto de Renda que, também é regressivo e é cobrado sobre os rendimentos de acordo com a tabela abaixo:
- até 6 meses: 22,50%.
- de 6 meses a 1 ano: 20%.
- de 1 ano a 2 anos: 17,5%.
- acima de 2 anos: 15%.
Qual é o prazo mínimo para o resgate de um CDB?
Os prazos mínimos e máximos de um CDB são definidos pelos bancos emissores. Eles variam bastante, porém, é normal que, quanto maiores os prazos dos investimentos, mais rentáveis eles sejam, já que o dinheiro fica aplicado por mais tempo.
É importante, sempre, antes de contratar um CDB, verificar se o resgate total ou parcial do título pode ser feito antes do prazo máximo do investimento. Alguns títulos possuem tempo de carência, não permitindo resgates antecipados.
Assim, é possível dizer que o investidor pode encontrar CDBs que atendem a diversas estratégias: investimentos de curto, médio e longo prazo.
Há um valor mínimo para investir em um CDB?
Dependendo do título, pode haver uma obrigatoriedade de um valor mínimo. Porém, é possível encontrar CDBs que este valor é bem baixo, tornando o investimento acessível a qualquer tipo de público.
O CDB é um excelente produto de Renda Fixa para quem está começando a investir, quem quer aplicar sua reserva de emergência ou para o investidor que quer diversificar a sua carteira e se prevenir da volatilidade do mercado em outros tipos de investimentos.
Este foi um post escrito pela Drimgo, parceira do Banco Bari na missão de ajudar as pessoas a melhor planejar e realizar seus sonhos por meio da educação financeira.
Comentários