O Banco

Para você

Para sua empresa

Blog

Empréstimo
/ home equity

Crédito com garantia de imóvel para você usar como quiser.

Saiba mais
2ª via do boleto

Serviços ao mercado financeiro

Saiba mais
Investimentos

5 Investimentos em renda fixa com liquidez diária que você precisa conhecer

22 NOV 21
COMPARTILHE

Investimentos com liquidez diária possibilitam o resgate imediato dos ativos e são uma ótima opção para quem ter com sua reserva de emergência disponível

Muitas pessoas deixam de investir porque, em um momento de emergência, acreditam que não vão conseguir resgatar os seus ativos. 

E é por isso que a poupança, apesar de ter pouca rentabilidade, é o produto de investimento mais usado pelos brasileiros. Já que a transferência do dinheiro para uma conta corrente é imediata. 

Resgatar a reserva de emergência de forma imediata é, com certeza, uma vantagem. Porém, diferente do que muitos pensam, existem outros investimentos com essa característica.

É o caso dos investimentos em renda fixa com liquidez diária

O que é investimento em renda fixa com liquidez diária?  

Os investimentos em renda fixa com liquidez diária são aqueles ativos que podem ser vendidos ou resgatados no mesmo dia. 

Isso representa a conversão do ativo em dinheiro no mesmo dia útil da solicitação por parte do investidor, o que é uma grande vantagem, já que não há a necessidade de esperar meses para se resgatar um produto de investimento. 

Portanto, as aplicações com alta liquidez são mais interessantes, pois possibilitam esse resgate imediato. Já as de baixa liquidez apresentam restrições para o resgate que geralmente é feito na data de vencimento do título. 

Quais investimentos em renda fixa têm liquidez diária?

Homem e mulher segurando moedas com o símbolo de $. Uma seta oscilando atrás deles representa a oscilação dos valores.

Se você busca um investimento em renda fixa com liquidez diária, veja a seguir os principais que entram na categoria. Confira: 

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos mais populares do mercado. 

Ele é um título de renda fixa emitido pelos bancos visando a captação de recursos financeiros para suas atividades. Portanto, ao comprar um título CDB, o investidor estará emprestando uma determinada quantia ao banco, que irá devolvê-la acrescida de juros no vencimento do título. 

Uma das principais vantagens do CDB é a rentabilidade dos títulos, que costumam render mais do que a poupança, e também a possibilidade de investir com apenas R$1,00. 

Além disso, esse produto de investimento possui a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Portanto, se você tiver um investimento de até R$250 mil, seu título é assegurado pelo FGC, caso a instituição financeira quebre ou não consiga devolver o valor do investidor por completo. 

Porém, note que nem todos CDBs possuem liquidez diária. Informe-se com seu banco ou corretora os investimentos em CDB para resgatar rápido.

LCI e LCA 

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agronegócio (LCA), além de serem isentos de Imposto de Renda, alguns deles possuem liquidez diária após um período de aplicação de 90 dias.  

Outra vantagem dos títulos LCI e LCA é a rentabilidade, considerada maior do que a poupança. Esses títulos também possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Ambos são bem parecidos com os títulos CDB. Ao comprar um título LCI ou LCA, o investidor estará emprestando dinheiro para uma instituição financeira, que fica responsável por devolver o valor acrescido de juros no vencimento do título. 

O único fator que muda são os recursos. No caso da LCI, o valor dos títulos são destinados ao financiamento do setor imobiliário. Já para a LCA, o valor financia o setor do agronegócio.  

Tesouro Selic 

O Tesouro Selic é um dos títulos da categoria Tesouro Direto, que por sua vez faz parte do programa Tesouro Nacional, assegurado pelo próprio Governo Federal. O que o torna um dos investimentos mais seguros do país. 

Além da segurança, o Tesouro Selic possui rentabilidade maior do que a poupança e liquidez diária. O que isso significa: se você quiser vender o título, o Tesouro Nacional se responsabiliza por comprá-lo imediatamente. 

Porém, ao comprar um título do Tesouro Direto, certifique-se de estar investindo no Tesouro Selic, os outros títulos, como Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado não possuem liquidez diária. 

O Tesouro Selic, como indicado pelo nome, acompanha a taxa básica de juros, a taxa Selic. Portanto, a rentabilidade do seu investimento irá acompanhar a variação da taxa, independente do período de resgate.

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa não são um produto de investimento em si, como os detalhados acima. 
 

Eles constituem em um serviço, no qual você deixa seu dinheiro no fundo e o gestor responsável por aquele fundo irá aplicar os seus ativos. 
 

Nos fundos de renda fixa, o seu dinheiro é aplicado em ativos de baixo risco e com a taxa juros atrelada à Selic ou Certidão de Depósito Interbancário (CDI). 

Invista com liquidez diária no Banco Bari

Abra a sua conta digital no Banco Bari e comece a investir em ativos com liquidez diária, como CDB e LCI. O nosso app também oferece toda a facilidade para que você organize sua carteira e planeje seus próximos investimentos. 

 

Veja também

Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.