Para você
Para sua empresa
Com a Multiconta você paga, recebe, transfere e investe em um só aplicativo. Com a facilidade da Conta Controle, que ajuda você a organizar seus gastos em até dois cartões personalizados e exclusivos, e a Conta Objetivo que ajuda você a poupar e a fazer seu dinheiro render.
Conheça a Multiconta Banco BariConta ControleConta ObjetivoPixCartõesCom as melhores taxas do mercado. Até 60% do valor do seu imóvel disponível em dinheiro na conta ou como limite no cartão de crédito.
Conheça o Produto2ª via do boletoCrédito para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conheça o consignadoProdutos de Renda Fixa com as melhores rentabilidades do mercado e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ideais para quem quer investir com toda segurança e garantir um bom rendimento.
Comece a investirLinha de crédito para aquisição de casas e apartamentos com financiamento de até 70% do valor do imóvel em até 20 anos, permitindo a utilização do FGTS.
Conheça o BarifinEmpréstimo inteligente para dar fôlego ao seu negócio.
Está pensando em investir, mas não sabe muito bem por onde começar? Para dar o passo inicial em qualquer empreitada, o mais importante é estar bem informado. No mundo dos investimentos não é diferente.
Para quem nunca investiu, o ideal é procurar aplicações seguras e com rendimentos previsíveis no momento da compra do título. Assim são os investimentos em renda fixa, tema deste artigo.
Aqui, vamos te explicar como essa modalidade de investimento funciona, os principais termos utilizados e os principais títulos oferecidos.
Mas antes de começarmos, veja alguns dados sobre investimentos: menos da metade dos brasileiros, 44%, tinha saldo em algum tipo de investimento em 2019, de acordo com dados da Anbima.
Ainda segundo a Anbima, a poupança, o título de renda fixa mais conhecido, ainda é a preferida dos investidores, mas vem perdendo participação. Em 2019, a poupança deteve 84% dos recursos investidos, o que representa uma queda de 4 pontos percentuais na comparação com o ano anterior.
Então, se você faz parte dos 56% de brasileiros que não tem investimentos, mas deseja entender melhor o que é renda fixa e sair do zero, esse conteúdo é para você.
Renda fixa é uma modalidade de investimento na qual você empresta dinheiro para uma instituição financeira, pública ou privada, e recebe juros. Esses juros são os chamados rendimentos, que são definidos no momento da compra do título.
Essa modalidade é a mais procurada por investidores que buscam estabilidade, segurança e também por quem nunca fez investimentos, justamente por ter uma rentabilidade previsível e oferecerem baixo risco financeiro.
Os investimentos de renda fixa podem ter rentabilidade prefixada ou pós-fixada:
CDI, Certificado de Depósito Bancário, é um título emitido pelos bancos, para que realizem investimentos entre si. A média dessas transações gera uma taxa que funciona como uma marcação para outros investimentos.
Vários títulos pós-fixados de renda fixa tem a rentabilidade atrelada ao CDI. Por exemplo, um CDB que rende 130% do CDI. Isso significa que esse produto irá render 100% + 30% do CDI.
Atualmente, o CDI está em 1,9% ao ano, o que significa que qualquer valor aplicado com rentabilidade de 100% do CDI, renderá essa porcentagem.
Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira. Esse sistema registra todas as operações relacionadas aos títulos escriturais do Tesouro Nacional.
Algumas aplicações, como a poupança, utilizam como indexador a Selic, que também influencia diretamente o comportamento de outras taxas como o CDI e o IPCA.
A Selic é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) em reuniões periódicas. No momento, a Selic está em 2% ao ano.
FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo proteger investidores que colocam seu dinheiro em aplicações de instituições financeiras associadas a ele.
A entidade cobre investimentos de até R$ 250 mil por CPF/CNPJ em cada conglomerado financeiro, com teto de R$ 1 milhão por investidor renovado a cada quatro anos
Consulte aqui a lista completa de instituições associadas.
No mercado brasileiro, existem vários tipos de aplicações na renda fixa. Elas se diferenciam por risco, rentabilidade, prazo, emissor etc. Confira os investimentos mais populares da modalidade.
A poupança é a aplicação de renda fixa mais utilizada pelos investidores brasileiros, apesar de vir perdendo força nos últimos anos. E a principal causa disso é o baixo rendimento oferecido, mesmo quando comparado com outros títulos de renda fixa.
O rendimento da poupança está fixado em 70% da taxa Selic + TR. Atualmente, a Selic está em 2% ao ano e a TR congelada em zero desde 2017. Dessa forma, a poupança vem rendendo aproximadamente 1,4% ao ano, de acordo com o Banco Central.
A maioria dos bancos oferece conta poupança e a rentabilidade dessa modalidade é a mesma em qualquer instituição, por isso, a escolha do banco não irá influenciar no rendimento do seu investimento.
CDBs ou Certificados de Depósito Bancário são títulos emitidos pelos bancos para captar recursos. Ou seja, ao investir em um CDB, você empresta dinheiro ao banco, que utiliza esses recursos nas concessões de crédito, recebendo juros por um determinado período.
Quanto à rentabilidade, existem CDBs prefixados e pós-fixados. Nos prefixados, o investidor pode calcular exatamente qual será a sua rentabilidade no vencimento do título. Isso é possível porque a taxa de juros é definida no momento da compra. Exemplo: CDB prefixado com taxa de 7% ao ano.
Os pós-fixados, normalmente, utilizam como indexador a taxa CDI. Os títulos oferecem uma porcentagem dessa taxa como rendimento. Exemplo: CDB pós-fixado com remuneração de 120% do CDI ao ano.
Investimentos: o que é CDB?
LCIs ou Letras de Crédito Imobiliário são títulos emitidos pelos bancos para financiar empreendimentos no setor imobiliário. Ao aplicar em uma LCI, o investidor está emprestando dinheiro ao banco e recebe juros em contrapartida.
Um grande diferencial e vantagem desse tipo de aplicação é um benefício fiscal: são isentas de Imposto de Renda.
As LCIs são lastreadas na carteira de empréstimos relacionados ao setor imobiliário mantida pelas instituições emissoras. E quanto à rentabilidade, as Letras de Crédito Imobiliário podem ser prefixadas ou pós-fixadas.
Nas LCIs prefixadas, o investidor recebe uma taxa de juros definida já no momento da aplicação. Dessa forma, é possível calcular exatamente a remuneração que ele obterá no vencimento. Exemplo: LCI prefixada com taxa de 5% ao ano.
Da mesma forma, as LCIs pós-fixadas, normalmente, utilizam como indexador a taxa CDI. Os títulos oferecem uma porcentagem dessa taxa como rendimento. Exemplo: LCI pós-fixado com remuneração de 110% do CDI ao ano.
E aí, pronto para sair do zero e começar a investir em renda fixa? Estamos aqui para te auxiliar, oferecer o produto de investimento certo para o seu perfil e uma plataforma completa para você fazer investimentos.
Se você gostou deste artigo, continue acompanhando as nossas postagens por aqui. Siga o Banco Bari nas redes sociais.
Este site usa cookies e outras tecnologias que ajudam a personalizar o conteúdo de acordo com nossaPolitica de Privacidade. Ao continuar navegando, você declara estar ciente dessas condições.